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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Sobre Criar e Contar Histórias Seriadas para Tv e Animação: Aventuras Gósmicas

Tese de Doutorado
(indexado pela 1a. vez em 11/10/2011)


Autor(a): Iara Regina Demetrio Sydenstrickerl Cordeiro
Instituição: Universidade Federal da Bahia - UFB. Escola de Teatro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Orientador(a): Cleise Furtado Mendes
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo

A partir da criação da série infantil de ficção animada Aventuras Gósmicas, premiada em edital público, este trabalho desenvolveu-se em torno de três eixos de pesquisa: a) a inserção, a participação e as práticas profissionais do roteirista na criação e no desenvolvimento da ficção televisiva, especialmente frente às tecnologias e convergência digitais; b) discussão crítica sobre a taxonomia da ficção seriada de televisão e análise de estruturas dramatúrgicas e estratégias de distribuição da narrativa em seriados nas escalas micro (episódios ou capítulos), média (temporada) e macro (temporadas); c) o universo da teledramaturgia de animação, com ênfase nos fundamentos, princípios e técnicas que interessam diretamente ao roteirista e questões acerca da escrita para animação. De posse desse conhecimento, desenvolveram-se duas novas versões para a série Aventuras Gósmicas: uma enovelada, em capítulos, para animação em três dimensões (3D) e outra episódica estruturada em histórias semanais fechadas (começo, meio e fim).

Palavras-chave: Animação, Teledramaturgia, Seriados

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Simulação de Grupos de Humanos Virtuais Utilizando Abordagens Micro e Macroscópicas

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 10/10/2011)


Autor(a): Marta Becke Villamil
InstituiçãoUniversidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. 
ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicada.
Orientador(a): Soraia Raupp Musse
Ano: 2003
País: Brasil

Resumo

Este trabalho está inserido na área de animação comportamental, mais especialmente no que diz respeito a simulações de grupos de humanos virtuais sociais que interagem entre si. Nós propomos um modelo composto por 3 fases distintas que visam I) a evolução social individual até o agrupamento de agentes, II) a aplicação de comportamentos competitivos e III) a visualização destes parâmetros de grupo alterando-se os movimentos individuais dos agentes, respectivamente fases 1, 2 e 3. Através da utilização de técnicas diversas como regras recompensas e competitividade os parâmetros dos indivíduos (estados, memória e percepção) e dos grupos (coesão, competitividade e crescimento) são caracterizados. São usados dois tipos de abordagem: micro e macroscópica, através de interações entre seus indivíduos e são representados através do conjunto de individualidades de seus integrantes. Na abordagem macroscópica, busca-se encontrar individualidades baseadas nos parâmetros de grupo. Neste contexto, são apresentados resultados.

Palavras-chave: Animação comportamental, Animação gráfica, Computação, Realidade virtual

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Simulação e Simulacro no Universo da Animação e do Vídeo

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 10/10/2011)


Autor(a): Celso dos Santos Júnior
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS. Instituto de Artes.
Programa:
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Orientador(a): Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo

Essa pesquisa tem o objetivo de questionar a percepção de movimento como deslocamento dos corpos no espaço/tempo. Para atingir esse objetivo, proponho-me a criar animações digitais que apresentem esse movimento de forma não convencional. Essa proposta plástica, portanto, dialoga com os conceitos de simulação, em seu caráter processual; e de simulacro, no que diz respeito à percepção das obras. Esse trabalho também se propõe a fornecer um breve histórico da técnica de animação e da mídia vídeo, contextualizando-os tanto com as questões relativas à simulação e ao simulacro, quanto com alguns outros conceitos relativos às artes visuais.

Palavras-chave: Movimento, Animação digital, Vídeoarte

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