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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Lampejos Fora do Eixo: A animação que brota distante dos grandes centros

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: João Carlos Sampaio
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 60, Jul-Ago-Set / 2013 , p. 32-37. ISSN 2177-3912
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Bem distante da realidade internacional do brasileiro Carlos Saldanha, expoente da produtora norte-americana Blue Sky, famoso pela colaboração na série A era do gelo e autor do longa-metragem Rio (2011), a animação nacional se alicerça a partir de esforços individuais. esforços muitas vezes solitários e isolados, acontecendo na tela com o mesmo “sopro milagroso” que põe em movimento personagens nascidos no papel (e ultimamente também nas telas de computador).
Se mesmo nos grandes centros econômicos e produtores de audiovisual do país, Rio de Janeiro e São Paulo, a animação aparece apenas como uma atividade periférica da sétima arte, filão mais valorizado apenas no mercado publicitário, “fora do eixo” tudo parece ainda mais improvável e complicado. Uma longa história de superação, que começou ainda nas primeiras décadas do século passado.. [...]

Palavras-chave: Animação fora eixo Rio-São Paulo, Animação brasileira, Filme Cultura


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Desenhar o Som: O papel do som no processo criativo nos curtas de animação brasileiros

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Ana Luiza Pereira
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - Jul-Ago-Set / 2013 , p. 60-64. ISSN 2177-3912
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Desde o início do cinema sonoro, o cinema de animação foi encontrando características únicas, inerentes ao próprio processo de criação frame a frame da imagem, que permite um grande controle sobre a construção da relação som-imagem. O sucesso de Walt Disney com a introdução do som em Steamboat Willie (1928) e suas produções seguintes não partiu apenas da sonorização de um material previamente animado, e sim do resultado obtido na concepção conjunta de som e animação, seja pela criação do som sobre a animação (série Mickey Mouse), seja pela criação da animação sobre o som (série Silly symphonies). Alguns anos depois, a Warner adotou processos semelhantes para a criação das séries Looney tunes e Merrie melodies, tendo como diretor musical Carl Stalling, que havia trabalhado com Disney em seus primeiros filmes sonoros. [...]

Palavras-chave: Som na animação, Processo criativo, Animação brasileira, Filme Cultura


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Mundo Novo: A evolução narrativa dos games e a defasagem brasileira

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Guilherme Martins
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - Jul-Ago-Set / 2013 , p. 54-59. ISSN 2177-3912
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

A longa jornada da animação nos games teve um bom número de marcos: outrora tinha como objetivo os jogos de gráficos alegres, mirando o público mais jovem; depois passou por uma obsessão pelo simulacro, até desenvolver mais profundamente sua dramaturgia. existia uma certa dificuldade em se compreender que era possível fazer do videogame uma forma de se contar algo, de se expressar dramaticamente. Há, também, o desenvolvimento tecnológico, que naturalmente permitiu que os jogos pudessem ir além e se desenvolver tal qual uma animação de cinema..[...]

Palavras-chave: Games, Videogame, Animação brasileira, Filme Cultura


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