Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Desenho Animado: O cinema da irrealidade

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Gilberta Mendes
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 5 / 1967 , p. 8-10. 
Ano: 1967
País: Brasil

Resumo

É errado pensar-se no desenho-animado como um ramo subsidiário da arte e do cinema. Ao contrário, ele é uma nova arte.
No entanto, o fato de  que a sua composição, seleção, filmagem e processo de edição sejam criados numa mesa de desenho, não altera os princípios fundamentais de como um filme normal é realizado. [...]

Palavras-chave: Animação, Desenho animado, Cinema

Para o texto completo, clique aqui!

Animação no Documentário

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Joana Nin
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 50 / 2010, p. 28. 
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo

O edital de curtas-metragens da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) lançado no começo de 2010 trouxe uma novidade: abriu concurso para escolher 20 projetos, divididos entre as categorias de Ficção e Documentário, “sendo aceitas técnicas de animação em ambos os gêneros”. É a primeira vez que a separação é feita desta forma, e não considerando a animação como um gênero à parte. Ainda que o uso de técnicas de animação em filmes documentais não seja propriamente uma novidade, nossa tradição documentária até recentemente não tinha explorado muito essa linguagem. No Brasil, é o curta que vem ocupando este espaço. [...]

Palavras-chave: Animação, Cinema, Documentário animado

Para o texto completo, clique aqui!

Novos Caminhos para a Animação Experimental

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Marcos Magalhães
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 54 / 2011 , p. 45-48. 
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo

A Animação, origem de todas as linguagens audiovisuais, é arte de invenção por excelência. Desde Joseph Plateau (1801-1883) e Emile Reynaud (1844-1918), os desenhos e objetos animados quadro a quadro se constituíram no mais essencial tubo de ensaio para a experimentação de técnicas e estilos do que se passou a chamar de Cinema. Isto posto, pode-se concluir que não se faz animação sem inovação ou experimentação. Mesmo na obra mais comercial é quase impossível escapar de um ou outro fator de risco, tentativa ou pura ousadia no visual, na narrativa ou concepção estética, já que tudo em uma animação é intermediado pela mente e pelas mãos do(s) indivíduo(s) criador(es). [...]

Palavras-chave: Animação experimental, Inovação

Para o texto completo, clique aqui!