Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Não se Nasce Menina ou Super-heroína, Torna-se: Gênero e representações em animações televisivas

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Mônica Vitória dos Santos Mendes
Instituição: UERJ - Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Orientador: Denise da Costa Oliveira Siqueira
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A pesquisa tem como objetivo analisar a representação feminina nas super-heroínas que protagonizam séries de animação atuais, investigando de que forma tais produções questionam, reproduzem ou mesmo reforçam estereótipos de gênero. Busca-se fazer um diagnóstico deste tipo de representações na mídia audiovisual, especialmente a televisão (seja ela aberta, por assinatura ou serviços de streaming), localizando evidências no corpus a partir de análise de imagens e texto, e relacionando a lógica mercadológica da indústria cultural e da cultura da mídia com os padrões de gênero inculcados no sistema patriarcal das sociedades ocidentais contemporâneas, com base em pesquisa bibliográfica. Para identificar que mensagem está sendo transmitida ao público, que poderá apreender comportamentos sociais e estereótipos a partir dos modelos difundidos nas imagens e nas tramas, e entender como o protagonismo feminino é construído atualmente nessas narrativas, foram selecionados episódios de três desenhos animados produzidos em diferentes países e transmitidos internacionalmente na última década Winx Club; Miraculous: As Aventuras de Ladybug; Avatar: A Lenda de Korra

Palavras-chave: Gênero, Representação, Desenho animado, Comunicação Social, Mulher, Televisão

Abstract
This research aims to analyze the representation of female superheroes that lead current animated series; investigating how such productions question, copy or even reinforce gender stereotypes. The work seeks to make a diagnosis of these types of representations in audiovisual media, especially television (be it public, pay-TV or streaming services), locating evidences in the corpus based on the analysis of images and text, and relating the marketing logic of the culture industry and media culture with the patterns of gender instilled by the patriarchal system of contemporary western societies. In order to identify what message is being conveyed to the public, who can apprehend social behaviors and stereotypes from the models disseminated in the images and the plots, and understand how the female protagonism is currently constructed in these narratives, we selected episodes of three series, produced in different countries and broadcast internationally in the last decade Winx Club; Miraculous: Tales of Ladybug and Cat Noir; Avatar: The Legend of Korra

Keywords: Gender, Woman, Representation, Animated series, Television

Para o texto completo, clique aqui!

Fatores Intercorrentes na Sala de Coleta de Sangue de Doadores, Associados ao Descarte de Sangue Total no Serviço de Hemoterapia do INCA

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Cláudia Melo Coutinho
Instituição: UERJ - Bioquímica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense
Orientador: Erica Ripoll Hamer
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
A Hemoterapia é a ciência que estuda o tratamento com sangue, seus componentes e derivados. A escassez de doadores de sangue reduz a produção de hemocomponentes de qualidade para dar suporte hemoterápico aos pacientes que precisam de tratamento. Intercorrências durante a coleta de sangue de doadores que levam ao descarte de unidades de sangue total (UST) antes do processamento agravam ainda mais este quadro. O presente estudo se propõe a identificar as intercorrências que levam ao descarte de USTs na sala de coleta de doadores, visando minimizar o descarte e otimizar USTs viáveis. Realizou-se um estudo retrospectivo nos registros de USTs coletadas, descartadas e das intercorrências associadas, no período de 2012 a 2015. Os dados foram extraídos dos sistemas informatizados do banco de sangue (SBS e HEMOTE/PLUS). Incluiu-se no estudo as UST coletadas e excluiu-se as coletas que não utilizaram bolsas e aquelas com dados incompletos. A estatística foi realizada através de análise bivariada de dados no programa EXCEL®. Obteve-se como resultado um total de 46.478 (100%) UST coletadas, destas, 44.686(96,14%) foram aproveitadas, 1.792 (3,86%) descartadas na sala de coleta de doadores (SCD). Foram identificadas 14 intercorrências: Considerou-se como indicadores de descarte: fluxo lento 576(32,14%), acesso venoso difícil 438(24.44%), fluxo interrompido 293(16.35%), reação do doador 198(11.05%) e volume alto 142 (7.92%). As outras intercorrências foram: descarte subjetivo (0,15%), volume baixo detectado no fracionamento (0,06%), acidente (0.04%), inapto detectado na coleta (0,03%), sistema aberto na coleta (0.02%), erro técnico (0,01%), desistência de coleta (0,01%), defeito da bolsa (0,00%) e defeito do homogeneizador (0,00%). Cerca de 930 (2%) doadores utilizaram 2 insumos de bolsa de sangue (IBS) por punção com desperdício de 2.722 IBS. Elaborou-se um POP para padronizar o manuseio dos homogeneizadores e uma animação no programa PowerPoint® que contém o procedimento de manuseio dos homogeneizadores, e que simula intercorrências relacionadas às não conformidades, para ser incorporada ao treinamento. As intercorrências registradas ao longo da pesquisa confirmam a necessidade de atualizar as etapas inerentes ao procedimento de coleta para melhoria da qualidade do serviço de hemoterapia evitando prejuízos econômicos e sociais e aumentando o contingente de UST disponível.

Palavras-chave: Coleta, Doadores, Unidade de sangue total, Hemoterapia, Descarte, Eliminação de Resíduos de Serviços de Saúde

Abstract
Hemotherapy is the science that studies the treatment with blood, its components and derivatives. The shortage of blood donors reduces the production of quality blood components to provide hemotherapy support to patients who need treatment. Complications during donor blood collection leading to the disposal of whole blood units (WBU) before processing further aggravates this picture. The present study aims to identify the intercurrences that lead to the disposal of WBU in the donor collection room (DCR), in order to minimize the discard and optimize viable WBU. A retrospective study was performed on the collected WBU records, discarded and associated intercurrences, in the period from 2012 to 2015. Data were extracted from blood bank computerized systems (SBS and HEMOTE / PLUS). Were included in the study, WBU collected, were excluded collections that did not use bags and those with incomplete data. The statistic was performed through bivariate data analysis in the EXCEL® program. A total of 46,478 (100%) WBU were collected, of which 44,686 (96.14%) were used, 1,792 (3.86%) discarded in the donor collection room (DCR). A total of 14 complications were identified: It was considered discard indicators were: slow flow 576 (32.14%), difficult venous access 438 (24.44%), interrupted flow 293 (16.35%), donor reaction 198 (11.05%) and high volume 142 (7.92%). The other complications were: subjective discard (0.15%), low volume detected at fractionation (0.06%), accident (0.04%), unsuitable in collection (0.03%), technical mistake (0.01%), collection abandonment (0.01%), defect in the bag (0.00%) and defect in the homogenizer (0.00%). About 930 (2%) donors used 2 blood bag supplies (BBS) per punch with waste of 2,722 BBI. A SOP (Standard Operating Procedure) was developed to standardize the handling of homogenizers, and an animation in PowerPoint® program that contains the procedure of handling the homogenizers, that simulates intercurrences related to nonconformities, to be incorporated into the training. The complications recorded throughout the research confirm the need to update the steps inherent in the collection procedure to improve the quality of the hemotherapy service, avoiding economic and social damages and increasing the contingent of WBU available.

Keywords: Collection, Donors, Whole blood units, Hemotherapy, Discard

Para o texto completo, clique aqui!

Artes, Aprendizagens, Juventudes e Cidadanias: Por práticas fonoaudiológicas revolucionárias

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Thiago Roseiro da Silva
Instituição: UERJ - Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Orientador: Luiz Antonio Saléh Amado
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Esta dissertação é uma análise das práticas fonoaudiológicas nas oficinas Anima Animação, que utilizam a produção de filmes de animação como forma de estimulação da linguagem e da cognição de adolescentes e jovens de favelas do Rio de Janeiro previamente identificados com dificuldades de aprendizagem. A análise foi desenvolvida a partir dos materiais presentes no Google Drive da Ação 3 (equipe responsável pelas oficinas), que foi elaborado e constantemente atualizado pela equipe entre os anos de 2014 e 2016, e teve por referenciais a Análise Institucional, em específico, a Análise de Implicação, a Cartografia e a Aprendizagem Inventiva. Estes referenciais tornaram possíveis análises e discussões dos processos vividos nas oficinas por meio do questionamento das práticas instituídas, das implicações de todos os participantes e da contemplação da cognição e da linguagem não por uma perspectiva da solução de problemas, mas sim, da invenção de problemas, tendo a produção dos filmes de animação como um plano comum de ação e interação entre sujeitos. Isto permitiu novas compreensões sobre as práticas fonoaudiológicas e seus processos de avaliação e intervenção/estimulação na linguagem e na cognição. Deste modo, foi possível perceber que as práticas fonoaudiológicas e sua aproximação com as artes podem ser revolucionárias na medida que se afasta de seu caráter normativo sobre a linguagem e a cognição, e se aproxima do acolhimento das produções subjetivas no encontro entre fonoaudiólogos e outros sujeitos. Promovendo desta forma novas perspectivas de cidadania para os adolescentes e jovens atendidos

Palavras-chave: Fonoaudiologia, Dificuldades de aprendizagem, Animação, Adolescentes, Adolescentes e jovens

Abstract
This dissertation is an analysis of speech and learning therapeutic practices in the workshops Anima Animação. Such workshops use the production of animation movies as a way to stimulate the language and the cognition of adolescents and youths from Rio de Janeiro's slums previously identified with learning disabilities. The analyses were developed with material present in the Google Drive of Ação 3 (the team responsible for the workshops), whose members elaborated and constantly updated it between 2014 and 2016. The references for the analyses were the Institutional Analysis, specifically the Implication Analysis , Cartography and Inventive Learning. Such references made analyses and discussions possible from the processes lived in the workshops, since they help in the questioning of instituted practices, in the implications of all of its participants and in the contemplation of cognition and language not from the problem-solving perspective, but from a problem inventing perspective with the production of animated films as a common plan of action and interaction between subjects. And in this way, they also allowed new understandings of the speech and learning therapeutic practices regarding the evaluation and intervention/stimulation of language and cognition. Speech and learning therapeutic practices can thus be revolutionary by stripping itself of its normative character of language and cognition and moving towards the embracing of subjective productions in the encounter of therapists and other subjects. It promotes new perspectives around the citizenship of the attending adolescents and youths.

Keywords: Speech and learning therapy, Learning disabilities, Animation, Adolescents and youths

Para o texto completo, clique aqui!

Narrativas de Professor-Pesquisador: Investigando a própria prática docente a partir da experiência de produzir animações com crianças na escola

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Daniel Pereira de Oliveira
Instituição: UERJ
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Orientador: Mairce da Silva Araújo
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
A presente dissertação de Mestrado teve por objetivo investigar a própria prática docente como meio de produzir reflexões sobre o processo formativo docente, em uma perspectiva do professor-pesquisador. O recorte da prática sobre a qual realizei a pesquisa foi uma experiência de produção autoral de curtas-metragens de animação com crianças de uma das turmas de alfabetização. O objetivo dessa experiência foi criar possibilidades para as crianças experimentarem o lugar de produtoras de audiovisual, como meio de desenvolver uma leitura crítica sobre esses artefatos culturais amplamente consumidos por elas, como as animações, o cinema, a televisão e sua magia . A questão central da pesquisa que desenvolvo nessa dissertação é: que experiências vividas por mim me ajudam a refletir sobre a minha formação docente e a compreender a sua construção enquanto processo ao longo da vida? A abordagem metodológica contou com as narrativas autobiográficas meio de investigação da própria prática docente e aproximou-se também, em certa medida, dos estudos do cotidiano. Os autores que ajudam a pensar as questões de pesquisa dessa dissertação foram, principalmente: Freire (2014), sobre a práxis, a emancipação e, por conseguinte, a autoria; Garcia e Alves (2012), sobrea relação práticateoriaprática; Esteban e Zaccur (2002),sobre o professor-pesquisador; Larrosa (2002, 2011, 2014),sobre a experiência; e Santos (2010), sobre o conhecimento enquanto autoconhecimento. A pesquisa levou à compreensão, principalmente, da formação docente enquanto processo construído ao longo da vida, em que aspectos anteriores à academia e o cotidiano escolar se constituem espaçostempos formativos; as rodas de conversas enquanto instâncias formativas; e a contribuição das crianças para a formação da prática docente por meio das pistas que forneceram sobre as relações de ensinoaprendizagem e das reflexões provocadas por sua participação no cotidiano.

Palavras-chave: Professor-pesquisador, Formação docente, Animação, Experiência

Abstract
This Master's thesis aimed to investigate their own teaching practice as a means of producing reflections on the teaching learning process, in a perspective of the teacher-researcher. The clipping of the practice on which performed the research was an authorial production experience of animated short films with children one of the literacy classes. The purpose of this experiment was to create opportunities for children to experience the place of audiovisual production as a means of developing a critical reading of these cultural artefacts widely consumed by them, such as animations, movies, television and its "magic". The central question of the research that develop in this dissertation is: which experiences that I was lived help me to reflect about my own teacher s formation and understand it like a process for lifelong? The methodological approach included the autobiographical narratives through research of their own teaching practice and approached also, to some extent, of the daily studies. Authors who help to think the research questions of this thesis were mainly: Freire (2014), about the practice, emancipation and therefore the authorship; Garcia and Alves (2012), on the practice-theory-practice relationship; Esteban and Zaccur (2002), about the teacher-researcher; Larrosa (2002, 2011, 2014), about the experience; and Santos (2010) on knowledge as self. The research led to the understanding, especially of teacher education as a process built throughout life, in which previous aspects to the gym and the school routine constitute formative time and space; the wheels of conversation while training bodies; and the contribution of children to the formation of the teaching practice through the clues provided on the relationship of teaching and learning and reflections caused by their participation in daily life.

Keywords: Teacher-researcher, Teacher's formation, Animation, Experience

Para o texto completo, clique aqui!

A Nova Imagem da Cidade Maravilhosa : Estudo de caso do filme Rio

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Rafael Orazem Casé
Instituição: UERJ - Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Orientador: Sonia Virginia Moreira
Ano: 2012
País: Brasil

Resumo
O Rio de Janeiro atravessa no início da segunda década do século XXI momento de afirmação do seu potencial cultural, econômico e turístico. A cidade se prepara para receber mega eventos mundiais - a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (a Rio+20) em 2012, o Campeonato Mundial de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Investimentos dos governos promovem melhorias na estrutura da cidade e avançam em estratégias de segurança pública. No exterior, o Rio de Janeiro recebeu em 2011 o título de "cidade mais feliz do mundo" e também teve inscrita a sua candidatura a Patrimônio Mundial na categoria de paisagem cultural, conceito adotado pela Unesco em 1992 e incorporado como nova tipologia de reconhecimento dos bens culturais. Tais condições permeiam esta análise da relação entre a cidade e o cinema, com anotações sobre o imaginário construído pelo meio em torno do predicado Cidade Maravilhosa. Este trabalho usa o filme de animação Rio como estudo de caso, para ilustrar a relação da cidade com o cinema e como registro de aspectos do Rio de Janeiro real e imaginado.

Palavras-chave: CidadeImaginárioCinemaRio de Janeiro

Abstract
In the beginning of the second decade of 21st century Rio de Janeiro goes through a moment of affirmation of its cultural, economic and touristic potential. Rio de Janeiro city is getting ready to host huge world events - the United Nations Conference on Sustainable Development (Rio+20) in 2012, FIFA World Cup in 2014 and Olympic Games in 2016. Governmental investments improve the structure of the city and obtain progress in public safety policies. Internationally, Rio de Janeiro received in 2011 the title of the happiest city in the world and also had its nomination proposal acceptted as World Heritage in the category of cultural landscape, a concept adopted by Unesco in 1992 which was incorporated as a new typology for the recognition of cultural goods. Such conditions permeate this analysis of the relation between the city and the movies, with notes about the imaginary built by the medium around the adjective Marvellous City . The present research takes the animated featured film Rio as a case study in order to illustrate the relation of the city with the movies as well as a registration of aspects of the real Rio de Janeiro and the imagined one.

Keywords: City, Imaginary, Movies, Rio de Janeiro

Para o texto completo, clique aqui!