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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Sempre Esteve Tudo Ali? A Influência da Marca Disney Princess na Formação de um Universo Compartilhado Entre os Contos de Fadas da Disney

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Priscila Mana Vaz
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: PPGCOM - Programa de Pós-graduação em Comunicação 
Orientador: Thaiane Moreira de Oliveira
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre a marca Disney Princess e a criação de um universo narrativo compartilhado pelos contos de fadas em produções audiovisuais da Disney. Este trabalho considera que os contos de fadas deixaram de ser histórias independentes, tal como nas coletâneas dos séculos XVII a XX, e passaram a integrar mesmos mundos narrativos nas histórias contemporâneas apresentadas em produções televisivas e outros produtos. Defende-se a hipótese que a criação da marca Disney Princess nos anos 2000 ajudou a construir relações narrativas que não existiam nos contos de fadas originais e nem nos filmes Disney, unindo as personagens das histórias e criando um ambiente propício para que a Disney construa sua própria versão de um universo compartilhado pelos contos de fadas. Nesse sentido, defende-se que o fortalecimento da marca é um dos agentes que propicia a criação de novos produtos narrativos nos quais as histórias de contos de fadas são apresentadas como um mesmo universo narrativo. Para verificar como essa conexão entre histórias se dá no caso Disney, optou-se por utilizar como metodologia a construção de uma historiografia da marca combinada a análise narrativa dos paratextos das marcas Disney e Disney Princess. 

Palavras-chave: Contos de fadas, Disney, Universo narrativo, Marca Disney Princess, Paratextos, Dissertação

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“O Meu Jeito de Ser é o Que Assisto”: Um estudo sobre consumo e identidade entre fãs de cultura pop japonesa em eventos de animê no Brasil

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Pedro Henrique Conceição dos Santos
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: PPGCOM - Programa de Pós-graduação em Comunicação
Orientador: Carla Barros
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O conceito de otaku alcançou o mundo por meio da divulgação da cultura pop japonesa através de seus produtos, como mangás e animês. Essa figura possui características que marcaram a juventude japonesa dos anos 1980 por conta de sua estigmatização como pessoas com poucas habilidades sociais. Em solo brasileiro, a noção torna-se ambígua, já que nem todos acreditam se tratar de um termo adequado. Mesmo assim, consideram-se como fãs dessa cultura e consomem uma infinidade de mercadorias, as quais possuem significados que auxiliam no processo de construção de suas identidades. Nesta pesquisa, investiga-se como os fãs brasileiros de cultura pop japonesa constroem suas identidades por meio do consumo em eventos de animê. Parte-se da ideia que os eventos permitem a construção de narrativas de consumo que revelam as sociabilidades estabelecidas dentro da comunidade. Procura-se compreender, assim, de que modo o consumo é mediador essencial no processo de construção identitário e como é vivenciado através das práticas realizadas em eventos, que resgatam suas memórias afetivas. Este é um estudo qualitativo inspirado no método etnográfico da observação participante, analisando relatos e entrevistas audiogravadas de participantes do evento. Através de uma reflexão de caráter contextualista baseado nas discussões de construção de narrativas, o material coletado foi examinado a partir da interpretação das histórias e das emoções dos interlocutores. Os resultados da pesquisa apontam para uma dimensão mais ampla que permite perceber como o consumo em eventos de animê reverberam em processos sociais que auxiliam na compreensão das práticas deste grupo, como é o caso do colecionismo e do cosplay.

Palavras-chave: Consumo, Identidade, Fãs, Otaku, Animação de humanos virtuais, Dissertação

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Legendar e Distribuir: O fandom de animes e as políticas de mediação fansubber nas redes digitais

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Krystal Cortez Luz Urbano
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: PPGCOM - Programa de Pós-graduação em Comunicação 
Orientador: Afonso de Albuquerque 
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Esta dissertação investiga as práticas do fandom on-line de animes dando enfoque particular ao circuito alimentado pelos fansubbers e seu sistema de colaboração que consiste na tradução, legendagem e distribuição informal de produtos audiovisuais da Ásia oriental, geralmente animes – como são conhecidos os desenhos animados japoneses no universo das redes digitais. A partir de uma etnografia com agentes envolvidos na atividade de tradução e distribuição destes produtos, o trabalho analisa de que modo o envolvimento ativo e afetivo dos fãs brasileiros de animes, conjugados às transformações ocorridas nos últimos anos nos campos social, cultural, econômico e tecnológico permitiu a configuração de uma cadeia intermediária de discussão, (re) produção e consumo de animes nas redes digitais. Artesanalmente mediada por esses fãs dedicados e especializados, que não se contentam com o que lhes é oferecido pelo mercado oficial, a comunidade fansubber brasileira constitui-se, sobretudo, como lócus privilegiado de circulação de animes, mas também atua como um espaço social de contestação e de divergências sobre as políticas que envolvem a circulação e a distribuição desse produto no país. Em particular, a presente pesquisa busca refletir sobre as políticas ativas e plurais que norteiam a atividade colaborativa dos fansubbers e que, por sua vez, denunciam uma disputa por capital subcultural própria a esses fãs em suas comunidades on-line

Palavras-chave: Fandom, Animes, Mediação, Capital subcultural, Fansubbers, Dissertação

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Não se Nasce Menina ou Super-heroína, Torna-se: Gênero e representações em animações televisivas

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Mônica Vitória dos Santos Mendes
Instituição: UERJ - Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Orientador: Denise da Costa Oliveira Siqueira
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A pesquisa tem como objetivo analisar a representação feminina nas super-heroínas que protagonizam séries de animação atuais, investigando de que forma tais produções questionam, reproduzem ou mesmo reforçam estereótipos de gênero. Busca-se fazer um diagnóstico deste tipo de representações na mídia audiovisual, especialmente a televisão (seja ela aberta, por assinatura ou serviços de streaming), localizando evidências no corpus a partir de análise de imagens e texto, e relacionando a lógica mercadológica da indústria cultural e da cultura da mídia com os padrões de gênero inculcados no sistema patriarcal das sociedades ocidentais contemporâneas, com base em pesquisa bibliográfica. Para identificar que mensagem está sendo transmitida ao público, que poderá apreender comportamentos sociais e estereótipos a partir dos modelos difundidos nas imagens e nas tramas, e entender como o protagonismo feminino é construído atualmente nessas narrativas, foram selecionados episódios de três desenhos animados produzidos em diferentes países e transmitidos internacionalmente na última década Winx Club; Miraculous: As Aventuras de Ladybug; Avatar: A Lenda de Korra

Palavras-chave: Gênero, Representação, Desenho animado, Comunicação Social, Mulher, Televisão

Abstract
This research aims to analyze the representation of female superheroes that lead current animated series; investigating how such productions question, copy or even reinforce gender stereotypes. The work seeks to make a diagnosis of these types of representations in audiovisual media, especially television (be it public, pay-TV or streaming services), locating evidences in the corpus based on the analysis of images and text, and relating the marketing logic of the culture industry and media culture with the patterns of gender instilled by the patriarchal system of contemporary western societies. In order to identify what message is being conveyed to the public, who can apprehend social behaviors and stereotypes from the models disseminated in the images and the plots, and understand how the female protagonism is currently constructed in these narratives, we selected episodes of three series, produced in different countries and broadcast internationally in the last decade Winx Club; Miraculous: Tales of Ladybug and Cat Noir; Avatar: The Legend of Korra

Keywords: Gender, Woman, Representation, Animated series, Television

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Fatores Intercorrentes na Sala de Coleta de Sangue de Doadores, Associados ao Descarte de Sangue Total no Serviço de Hemoterapia do INCA

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Cláudia Melo Coutinho
Instituição: UERJ - Bioquímica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense
Orientador: Erica Ripoll Hamer
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
A Hemoterapia é a ciência que estuda o tratamento com sangue, seus componentes e derivados. A escassez de doadores de sangue reduz a produção de hemocomponentes de qualidade para dar suporte hemoterápico aos pacientes que precisam de tratamento. Intercorrências durante a coleta de sangue de doadores que levam ao descarte de unidades de sangue total (UST) antes do processamento agravam ainda mais este quadro. O presente estudo se propõe a identificar as intercorrências que levam ao descarte de USTs na sala de coleta de doadores, visando minimizar o descarte e otimizar USTs viáveis. Realizou-se um estudo retrospectivo nos registros de USTs coletadas, descartadas e das intercorrências associadas, no período de 2012 a 2015. Os dados foram extraídos dos sistemas informatizados do banco de sangue (SBS e HEMOTE/PLUS). Incluiu-se no estudo as UST coletadas e excluiu-se as coletas que não utilizaram bolsas e aquelas com dados incompletos. A estatística foi realizada através de análise bivariada de dados no programa EXCEL®. Obteve-se como resultado um total de 46.478 (100%) UST coletadas, destas, 44.686(96,14%) foram aproveitadas, 1.792 (3,86%) descartadas na sala de coleta de doadores (SCD). Foram identificadas 14 intercorrências: Considerou-se como indicadores de descarte: fluxo lento 576(32,14%), acesso venoso difícil 438(24.44%), fluxo interrompido 293(16.35%), reação do doador 198(11.05%) e volume alto 142 (7.92%). As outras intercorrências foram: descarte subjetivo (0,15%), volume baixo detectado no fracionamento (0,06%), acidente (0.04%), inapto detectado na coleta (0,03%), sistema aberto na coleta (0.02%), erro técnico (0,01%), desistência de coleta (0,01%), defeito da bolsa (0,00%) e defeito do homogeneizador (0,00%). Cerca de 930 (2%) doadores utilizaram 2 insumos de bolsa de sangue (IBS) por punção com desperdício de 2.722 IBS. Elaborou-se um POP para padronizar o manuseio dos homogeneizadores e uma animação no programa PowerPoint® que contém o procedimento de manuseio dos homogeneizadores, e que simula intercorrências relacionadas às não conformidades, para ser incorporada ao treinamento. As intercorrências registradas ao longo da pesquisa confirmam a necessidade de atualizar as etapas inerentes ao procedimento de coleta para melhoria da qualidade do serviço de hemoterapia evitando prejuízos econômicos e sociais e aumentando o contingente de UST disponível.

Palavras-chave: Coleta, Doadores, Unidade de sangue total, Hemoterapia, Descarte, Eliminação de Resíduos de Serviços de Saúde

Abstract
Hemotherapy is the science that studies the treatment with blood, its components and derivatives. The shortage of blood donors reduces the production of quality blood components to provide hemotherapy support to patients who need treatment. Complications during donor blood collection leading to the disposal of whole blood units (WBU) before processing further aggravates this picture. The present study aims to identify the intercurrences that lead to the disposal of WBU in the donor collection room (DCR), in order to minimize the discard and optimize viable WBU. A retrospective study was performed on the collected WBU records, discarded and associated intercurrences, in the period from 2012 to 2015. Data were extracted from blood bank computerized systems (SBS and HEMOTE / PLUS). Were included in the study, WBU collected, were excluded collections that did not use bags and those with incomplete data. The statistic was performed through bivariate data analysis in the EXCEL® program. A total of 46,478 (100%) WBU were collected, of which 44,686 (96.14%) were used, 1,792 (3.86%) discarded in the donor collection room (DCR). A total of 14 complications were identified: It was considered discard indicators were: slow flow 576 (32.14%), difficult venous access 438 (24.44%), interrupted flow 293 (16.35%), donor reaction 198 (11.05%) and high volume 142 (7.92%). The other complications were: subjective discard (0.15%), low volume detected at fractionation (0.06%), accident (0.04%), unsuitable in collection (0.03%), technical mistake (0.01%), collection abandonment (0.01%), defect in the bag (0.00%) and defect in the homogenizer (0.00%). About 930 (2%) donors used 2 blood bag supplies (BBS) per punch with waste of 2,722 BBI. A SOP (Standard Operating Procedure) was developed to standardize the handling of homogenizers, and an animation in PowerPoint® program that contains the procedure of handling the homogenizers, that simulates intercurrences related to nonconformities, to be incorporated into the training. The complications recorded throughout the research confirm the need to update the steps inherent in the collection procedure to improve the quality of the hemotherapy service, avoiding economic and social damages and increasing the contingent of WBU available.

Keywords: Collection, Donors, Whole blood units, Hemotherapy, Discard

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