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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

A Animação Volumétrica em O Sur(real) Mundo de Any Malu: Do quadro a quadro à técnica digital de recortes aplicada à personagem

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Larissa Lúcio Meyer
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Carla Schneider
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Ao analisar a animação da personagem Any Malu, protagonista do seriado para internet O (Sur)real mundo de Any Malu (Combo Estúdio, 2015), este artigo revela possíveis aprimoramentos agregados a técnica e estética da animação digital em recortes quando da apropriação do senso tridimensional (volumetria) observado em personagens animados no formato tradicional (papel e lápis).

Palavras-chave: Animação digital, Animação de recortes, Séries brasileiras, Internet, TCC.

Abstract
After an analysis over the animation of Any Malu, protagonist of the internet series O (Sur)real mundo de Any Malu (Combo Estúdio, 2015), this article reveals possible improvement related to the technique and aesthetics of digital cut out animation , when noticed an apropriation of tridimentional feeling (volumetry) as seen in traditional (made with paper and pencil) animated characters.

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Os Objetos Significantes no Cinema de Animação: Um estudo sobre a construção de sentido em três longas metragens

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriela Megumi Hirata Rocha
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala Dias
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre objetos significantes em longas metragens de animação, desenvolvendo uma discussão teórica sobre objetos e símbolos e analisando sua utilização em três obras cinematográficas: A Bela e a Fera (The Beauty and the Beast - Gary Trousdale e Kirk Wise, 1992), O Menino e o Mundo (Alê Abreu, 2014) e Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka - Isao Takahata, 1989). A análise fílmica é realizada a partir da obra final, sendo estudados também outros materiais, como roteiro e direção de arte, para compreender a maneira que os objetos são utilizados nas narrativas de modo a comunicar, representar conceitos abstratos ou construir sentidos emocionais.

Palavras-chave: Símbolo, Objeto, Animação, Objetos significantes, Construção de sentido, TCC.


Abstract
This article presents a study on symbolic objects in animated feature films, developing the theoretical discussion about objects and symbols and analyzing his uses in three cinematographic works: The Beauty and the Beast (Gary Trousdale and Kirk Wise, 1992), Boy and the World (O Menino e o Mundo - Alê Abreu, 2014) and Grave of the Fireflies (Hotaru no Haka - IsaoTakahata, 1989). The filmic analysis is done from the final film, being study other materials too, like the script and the art direction, to comprehend the way that symbolic objects are used in the narratives to communicate, represent abstract concepts or build emotional senses.
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Design de Personagens no Filme Pha

 

Trabalho de Conclusão de Curso
Nome: Franciele Blaszak
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Mônica Lima de Faria
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Este artigo discute o desenvolvimento do design de personagens do filme de animação Pha, abordando a importância de etapas da pré-produção como desenvolvimento do roteiro e expressividade narrativa através do desenho. Para tanto, valer-se-a da aplicação de nove conceitos que sintetizam as dimensões do design de personagens ao processo de criação da personagem Pha e, num segundo momento, o roteiro será abordado a partir dos aspectos da estrutura mítica de narrativa.

Palavras-chave: Design de personagens, Desenho para animação, Antropomórfico., TCC.

Abstract
This paper discusses the character design development of the animation film Pha, addressing the importance of pre-production steps such as script development and narrative expressiveness through drawing. In order to do so, it will be applied nine concepts that synthesize the dimensions of character design to the process of Pha’s creation, and, in a second moment, the script will be approached from the aspects of the mythical structure.


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O Impacto Visual da Série Adventure Time na Produção de Animação em seu Período

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ederson Mapelli dos Santos
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Nadia Miranda Leschko
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Esse estudo tem como principal objetivo analisar os meios de desenvolvimento do estilo visual da série Adventure Time, incluindo suas etapas de pré- produção e como os artistas envolvidos foram instruídos a executá-las. Além de estudar sobre seus antecedentes, personagens, cenários e seu universo, comparando-os com os de outras séries posteriores a ela. Esse método se propõe a medir sua influência no cenário de séries de animação, além de traçar quais etapas de produção devem ser focadas para que sua manipulação tenha o impacto desejado no produto final.

Palavras-chave: Hora de aventura, Impacto visual, Séries de TV, Animação, Storyboard, TCC.


Abstract
This study has as main objective analyze the means of development of the visual style of the series Adventure Time, including its pre-production stages and how the artists involved were instructed to execute them. In addition to studying about its antecedents, characters, backgrounds and its universe, comparing them with those of other series that premiered after it. This method aims to measure its influence on the animation series scenario, as well as to outline which production steps should be focused so that its manipulation has the desired impact on the final product.

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A Influência da Estética do HQ sobre o Timing no Cinema: Um olhar sobre a série adaptada The Maxx

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Anderson Mattoso Marques
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: André Luis Porto Macedo
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
O timing narrativo é o meio usado para a obtenção de uma mensagem ou emoção específica, utilizando-se de elementos do tempo dentro de uma história. Ele tem sua especificidade em cada mídia, seja na literatura, na música, no cinema ou quadrinhos. Diferentemente do cinema, onde o timing é dado pelo tempo e o ritmo de cada plano, as artes gráficas têm seus próprios meios para a utilização desse timing, que pode ser expresso, por exemplo, pela quantidade de quadros. Este artigo tem como principal objetivo demonstrar como o uso de alguns meios específicos, próprios de histórias em quadrinhos, podem ser utilizados em discursos cinematográficos, alterando assim seu timing conforme seu devido uso. Por meio de uma análise comparativa, esta pesquisa conclui que é possível e demonstra como já foi feita a utilização da estética visual da série The Maxx em sua adaptação para a animação de mesmo nome e como esta influenciou no seu timing narrativo.

Palavras-chave: Adaptação, Animação, Histórias em quadrinhos; Série de TV, Narrativa, Timing, TCC.


Abstract
The narrative timing is the means used for obtaining a specific emotion or message, using the time information within a story. It has its specificity in each media, whether in literature, music, movies or comics. Unlike the cinema, where the timing is determined by the time and the rhythm of each plan, the graphic arts have their own ways to use this timing, which can be expressed, for example, the number of frames. This article aims to demonstrate how the use of some specific means, own comics can be used in cinematic discourse, thus changing its timing as its appropriate use. Through a comparative analysis, this research concludes that it is possible and demonstrates how has been made using the visual aesthetics of The Maxx series in its adaptation to animation of the same name and how this influenced in its narrative timing.

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