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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Adeus meu Saloon: Teoria e prática na criação da camada de voz

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Txai Junqueira Viegas
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Gerson Rios Leme
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Este artigo propõe uma análise da camada de voz através dos conceitos audiovisuais fala-texto, fala-teatro e fala-emanação, presentes no TCC prático Adeus meu Saloon (Txai Viegas, 2017). Demonstra que, além do filme ter poucas características acusmáticas, também foge das linguagens do cinema vococêntrico e verbocêntrico. É um produto híbrido, trazendo características de jogos do gênero visual novel. Para comprovar isso, será apresentado o processo de concepção da camada de voz no trabalho de conclusão de curso, complementado por teoria musical.

Palavras-chave: Voz, Jogos, Animação, Visual novel, Conceitos audiovisuais, TCC.


Abstract
This article proposes an analysis of the voice layer through the cinematic concepts of textual-speech, theatrical speech and emanation speech, which are used in the final course film Turnabout Saloon (Txai Viegas, 2017). It demonstrates that, besides having little in common with acousmetre principles, it is also detached from vococentric and verbocentric cinema. The film is a hybrid product, with features from visual novel games. In order to prove this, a step-by-step tutorial of the film's voice layer will be shown, complemented by musical theory.

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Transparência e Opacidade da Materialidade no Curta Metragem de Stop Motion The Thing Under The Tree

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rafael da Silva Tenório
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Vivian Herzog
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Este estudo analisa a expressividade da materialidade no contexto das produções de stop motion a partir das especificidades da técnica. Para tanto, o curta metragem The Thing Under The Tree (2013) da animadora estadunidense Lily Fang é utilizado como objeto de observação das variantes que o material pode apresentar em um filme de stop motion. A análise busca, a partir de conceitos de Angelo Mazzuchelli Garcia (2011), trazidos do design, visualizar duas formas distintas de aplicação da materialidade no contexto das produções: (1) a materialidade opaca, no qual as especificidades do material ficam evidentes e (2) a materialidade transparente, quando tais qualidades materiais estão circunscritas a um objetivo de imitação de uma certa realidade e suas características particulares não ficam evidentes.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Stop motion, Materialidade, Opacidade, Transparência, TCC.


Abstract
This study analises the material’s expressivity in context of stop motion production features through their specificity’s technique. Therefore, Lily Fang’s short film The Thing Under The Tree (2013) was chosen as an object of observation of materials variations which are present in the movie. It’s intended, based on Angelo Mazzuchelli Garcia’s (2011) concepts, to visualize two distintics ways of applying materiality in the context of stop motion features: (1) opaque materiality, in which specificities of a material are evident and (2) transparency materiality, when such specificities are in an object of imitation of a certain reality and their particular characteristics doesn’t show itself.


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Gorillaz, Videoclipe e Animação: A análise de dois produtos audiovisuais


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Paulo Ioshitomo Imon Borges
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Gerson Rios Leme
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
O presente artigo traz um relato de pesquisa que teve como objetivo analisar dois videoclipes da banda Gorillaz, utilizando como referência os livros A audiovisão (2008) de Michel Chion e Experiencing Music Video: Aesthetics and cultural context (2004) de Carol Vernallis. Buscou-se também tratar brevemente a história do videoclipe entre os anos de 1927 e 1998, dando destaque para os produtos desenvolvidos com técnicas de animação, além do enredo fictício desenvolvido por James Hewlett e Damon Alborn, criadores do grupo musical.

Palavras-chave: Videoclipe, Animação, Gorillaz, Análise, TCC.


Abstract
The present article brings a report of a research that had as objective analise two music videos from the Gorillaz band, using as referece the books Audiovision of Michel Chion (2008) and Experiencing Music Video: Aesthetics and cultural context of Carol Vernallis (2004). It was also intended to talk shortly about the history of music video between 1927 and 1998, emphasizing products realized with animation techniques, besides the fictional story developed by James Hewlett with Damon Albarn, creators of the musical group.


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Visual e Sonoro: A animação em produto audiovisual como proposta de imersão ao mindfulness

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Paloma Cristina Ewerton Galliac
Instituição: UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Carla Schneider
Coorientador: Gerson Rios Leme
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Este artigo apresenta quais são os elementos que constituem as animações que contém imagens e sons com a intenção de induzir a meditação, na perspectiva do Mindfulness, valendo de uma trajetória investigativa que considerou: realizadores que criam tais produtos; relações entre tudo que engloba o visual, como cores, harmonia de combinações, perspectivas nas figuras, formas, o tempo do movimento das animações; sonoro e tudo que está ligado a ele, como padrões de repetição de sons, timbres e sincronia som/imagem.

Palavras-chave: Animação, Audiovisual, Meditação, Visual, Sonoro, TCC.


Abstract
This article aims to analyze animated audiovisual products, that are devoted to the immersive exercice of meditation, on the perspective of Mindfulness, counting the investigative trajectory that considered: videomakers that created those products; relations between everything that includes the visual, such as colors, combination’s harmonies, perspectives in figures, forms, timming on animations movements; sonorous and everything that is attached to it, like sound patterns repetition, timbres and image/sound synchrony.


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Do Artesanal ao Tecnológico: Prototipagem rápida na construção da personagem Alicia no curta-metragem Almofadas de Penas

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Nurian Brandão
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Vivian Herzog
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Este artigo busca observar o uso da prototipagem rápida dentro do âmbito da animação e suas especificidades na presença física do material e o movimento que ela gera no contexto do stop motion. Através da análise das mudanças nas etapas de construção das expressões faciais da personagem Alicia podemos observar o desenvolvimento da produção artesanal para a tecnológica presentes no curta metragem em stop motion, Almofada de Penas. O trabalho contou com entrevistas realizadas com o próprio diretor do filme, Joseph Speack Nys, assim como foi construído a partir de um corpus teórico formado pelos autores: Barry Purves (2010) e Susannah Shaw (2008), que trazem a trajetória e as técnicas do stop motion, além de Ken. A. Priebe (2010) e Jed Alger (2014) que relatam o uso da prototipagem rápida nesta técnica, dentre outros.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Animação, Stop motion, Prototipagem rápida, TCC.


Abstract
This article seeks to observe the use of rapid prototyping within the scope of animation and its specificities in the physical presence of the material and the movement that it generates in the context of stop motion. Through the analysis of the changes in the stages of construction of the facial expressions of the character Alicia we can observe the development of the craft production for the present technological in the short film in stop motion, Almofada de Penas. The work include interviews with the director of the film, Joseph Speack Nys, as well as a theoretical corpus formed by the authors: Barry Purves (2010) and Susannah Shaw (2008), who bring the trajectory and techniques of stop motion, besides as Ken. A. Priebe (2010) and Jed Alger (2014) who report the use of rapid prototyping in this technique, among others.


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