Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos Na Estrada! Completamos 18 meses de uma costante alimentação do nosso animado INDEX, onde tivemos apoio da Professora Dra. Índia Ma...

Entrevista: Fabio Yamaji

 

Entrevista

Nome: Carla Schneider
Instituição: Universidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Orson - Revista dos Cursos de Cinema do CEARTE, ed. 12, pp. 202-209.
Ano: 2017
País: Brasil


Resumo

Fabio Yamaji é cidadão brasileiro, descendente de japoneses, torcedor do Palmeiras. É cineasta, animador, designer gráfico, professor, fotógrafo, poliglota, projetista de arquitetura. Já entrou nos três dígitos a quantidade de trabalhos realizados em audiovisual entre séries, curtas, longas, comerciais, vinhetas e clipes.

Fabio é múltiplo e isso é facilmente percebido pela sua trajetória de vida, de trabalhos e de perfil de filmes. Transita entre filmes de animação e live-action, como observados nos seus dos curtas: O Divino, de Repente (2009, Documentário-Animação, Cor, 35mm, 7min) e Pontos de Vista (2015, Drama/Suspense, Cor, 16mm, 15min). Transita entre técnicas de animação, mas é no stop-motion que tem a maior quantidade de trabalhos e é por esta via que caminhamos nesta entrevista.

Palavras-chaveFabio Yamaji, Stop Motion, Cinema, Publicidade


Para o texto completo, clique aqui!

Entrevista: Rosaria


Entrevista

Nome: Carla Schneider
Instituição: Universidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Orson - Revista dos Cursos de Cinema do CEARTE, ed. 11, pp. 244-255.
Ano: 2016
País: Brasil


Resumo

Rosaria desenha, desenha e desenha desde criança. Sentia que essa era a sua forma de se expressar mas não acreditava que dali pudesse sair uma profissão. Foi aos 17 anos, na sua primeira visita ao “Anima Mundi – Festival Internacional de Animação” (ocorre anualmente no Rio de Janeiro e em São Paulo), que descobriu isso. Está bem registrado em sua memória: tudo começou na oficina de desenho animado, oferecida pelo evento em área específica conhecida como “estúdio aberto”, na qual era possível experimentar algumas técnicas de animação. Recebeu orientações sobre como fazer os desenhos sequenciais e de repente o seu personagem estava se movendo, o encantamento foi inevitável. Assim Rosaria compreendeu que além de desenhar podia animar seus personagens. Naquela época estava se preparando para fazer o vestibular mas uma de suas principais referências não estava nos livros e sim no filme Noturno (Aída Queiroz, 1986). Nas suas palavras “eu gostava muito de cavalos, sempre desenhava cavalos, e eu gostava de vê-los se mexendo. Este filme tinha isso, era brasileiro, era feito por uma mulher.” Estava decidido, era exatamente isso que queria para a sua vida. Desde então, Rosaria é uma das animadoras em destaque no cenário nacional, é sócia-diretora na “Fasfavor, desenhos animados”, e dirigiu três curtas-metragens animados. O mais recente O projeto do meu pai (2016) caiu no gosto do público e do júri profissional do Anima Mundi deste ano, conquistando: melhor curta; melhor curta brasileiro, prêmio Canal Brasil e prêmio BNDES.

Palavras-chaveRosaria, Animação 2D, Roteiro, cinema


Para o texto completo, clique aqui!

Young Animator Training Project e a Identidade Nacional Japonesa no Processo Técnico do Anime


Artigo Acadêmico



Nome: Karen K. Kremer
Instituição: Universidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Orson - Revista dos Cursos de Cinema do CEARTE, ed. 10, pp. 33-45
Ano: 2016
País: Brasil


Resumo

O governo japonês instituiu desde 2010 o Young Animator Training Project (若手アニメーター育成プロジェクト), a fim de incentivar novos animadores no mercado cinematográfico do Japão. A partir disto, o presente trabalho tem como objetivo discutir o papel inovador do projeto do governo nipônico em instrumentalizar os profissionais do próprio país no intuito de formar animadores especializados na área.

Palavras-chaveCinema, Animação, Anime, Japão, Identidade

Abstract

The Japanese government instituted since 2010 the Young Animator Training Project (若手アニメーター育成プロジェクト) to encourage new animators in Japan’s film market. From this, the present work aims to discuss the innovative role of the Nipponese government project to equip professionals of their own country in order to train specialized animators in area.


Para o texto completo, clique aqui!

Estudo da Jornada do Herói e Análise desta Estrutura Narrativa no Curta-Metragem em Animação 'Contra Feitiço'


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Murilo da Costa Jardim
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Carla Schneider
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Este artigo tem como objetivo o estudo e apresentação dos elementos da ‘jornada do herói’ conforme proposta por Christopher Vogler para o âmbito cinematográfico, bem como o uso desta estrutura narrativa como ferramenta metodológica para analisar o roteiro do curta-metragem em animação Contra Feitiço. A intenção desta análise é expor a relevância do uso de uma estrutura narrativa como forma de exercício para estudantes de roteiro.

Palavras-chave: Cinema, Animação, Estrutura Narrativa, Jornada do Herói, Christopher Vogler, TCC.


Abstract
This article aims the study and presentation of the elements of the ‘hero’s jorney’ as proposed by Christopher Vogler for the cinematographic scope, as well as the use of this narrative structures as a methodological tool for analysing the animation short film Contra Feitiço. The current analysis intend to expose the relevance of the use of a narrative structure as an exercise for screenwriting students.


Para o texto completo, clique aqui!

   

Efeitos Visuais em 'Mogli: O Menino Lobo' (2016)

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Vinícius Fernandes da Silva
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Carla Schneider
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Neste texto objetiva-se compreender o uso dos efeitos visuais em filmes contemporâneos que apresentam a integração e interação entre protagonistas de natureza distintas, isto é, atores (elemento humano) e personagens criados pelas tecnologias digitais (ordenação numérica). Para tanto, busca-se conceituar e apresentar o panorama histórico da evolução dos efeitos visuais e refletir sobre a representação do realismo nas imagens de produções audiovisuais, mediante a análise de alguns planos do filme Mogli: O menino lobo (2016), dirigido por Jon Favreau.

Palavras-chave: Cinema, Efeitos visuais, Animação, Mogli: O menino lobo (2016), TCC.


Abstract
This paper aims to understand the use of visual effects in contemporary films that present the integration and interaction between protagonists from different nature, that is, actors (human element) and characters created by digital technologies (numerical ordering). Therefore, we seek to conceptualize and present the historical panorama of the evolution of visual effects and to reflect on the representation of realism in the images in live-action productions, through the analysis of scenes from the film The jungle book (2016), directed by Jon Favreau.


Para o texto completo, clique aqui!