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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Onã, a Trama dos Caminhos Projeto de Série Televisiva Animada em 3D


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rafael Peña Turatti
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Fernando Souza Gerheim
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Onã, a Trama dos Caminhos é o projeto de uma série animada para veiculação televisiva. Inspirada nos contos da mitologias das religiões de matrizes africanas, busca criar um enredo que respeite a tradição e os significados transmitidos por eles, além de produzir um material de narrativamente interessante e que exerça a representação de uma parcela minoritária da cultura brasileira.

Palavras-chave: Produção audiovisual, Seriado, Televisão, Animação 3D, TCC.


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Representação das Emoções Básicas a partir de Expressões Faciais em um Curta-metragem 2D

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Amanda Neto Domingos
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Clovis Geyer Pereira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a produção de um curta-metragem animado que contemple as emoções básicas como principal forma de expressão da personagem. Foram analisados estudos das expressões faciais, das emoções básicas e como elas agregam valor nas narrativas, principalmente, nas animações, e em todo o processo do desenvolvimento da animação. O método utilizado na criação de cada etapa do processo foi por meio de sprints semanais. O resultado do estudo e da produção foi um curta-metragem em torno de um minuto de duração e a utilização das emoções criadas para a personagem.

Palavras-chave: Animação, Expressões faciais, Emoções, TCC.

Abstract
This article aims to present an animation short film’s production that shows the basic emotions as the main form of the character’s expression. It analysed studies of facial expressions, of basic emotions and how it adds value in the narratives, specially, in animation, and all the process of the development of the animation. The method used for the creation of each step of the process was by weekly sprints. The result of the study and production was an animation short film around one minute long and the use of emotions created for the character.

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Concepção de uma História em Quadrinhos Digital em Orientação Vertical com Inserção de Animações

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Luiza Moreira Heinzelmann
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Mônica Stein
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este artigo aborda o processo de concepção de uma história em quadrinhos digital em orientação vertical com inserção de animações. São abordadas as justificativas para a criação da obra, como a rentabilidade desse modelo de publicação online e o acesso facilitado a obra, além dos processos para sua realização, como pré-produção, produção e pós-produção, levando em consideração as peculiaridades de um quadrinho animado. O projeto desenvolvido durante esse artigo chama-se Infância Carmesim, e é uma história de terror.

Palavras-chave: História em quadrinhos, Terror, Animação, TCC.

Abstract
This article covers the process of designing a digital comic with a vertical orientation and insertion of animations. The justifications for the creation of the work are addressed within the article, such as the profitability of this online publication model and the easy access to the comic, in addition to the processes for its realization, such as pre-production, production and post-production, taking into account the peculiarities of an animated comic. The project developed during this article is called Infância Carmesim, and it is a horror story.

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Criação de Animação 3D para Uso na Área de Publicidade: Etapas e processo de criação

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Guilherme Nunes da Rocha
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Mônica Stein
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O objetivo deste projeto de conclusão de curso é demonstrar ao leitor as etapas do processos de modelagem e animação que são necessários para criação de uma animação 3D com o intuito de ser utilizado como estudo na área da publicidade. Para isso, foi feito um estudo sobre a área da animação na indústria de marketing e de modelagem 3D. O personagem produzido faz parte do projeto transmídia The Rotfather que foi criado pelo G2E - Grupo de Educação e Entretenimento - pertencente a Universidade Federal de Santa Catarina. Sua narrativa se passa nos esgotos de Nova Iorque em uma cidade fictícia chamada Faux City e conta a história dos habitantes da mesma.

Palavras-chave: Modelagem, 3D, Publicidade, Propaganda, Animação, TCC.

Abstract
The main goal of this project is to demonstrate to the reader the phases of the process of modeling and animating which are necessary for the creation of a 3D animated film for the purpose of using it like a study in the area of marketing. For this, the author made a study about animation in the area of marketing and 3D modeling. The character that it was produced is part of the transmedia project called The Rotfather, created by the Education and entertainment group of the Federal University of Santa Catarina. The Narrative takes place in the sewers of New York in a city called Faux and tells the tales of your citizens.

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Desenvolvimento de Rig de Personagens para o Teaser "Fix-it!"

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Luisa Bernardoni Costa
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Flávio Andaló
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal o processo da criação de rigs dos personagens principais para a produção do teaser da série animada 2D, ―Fix-It!‖. É abordado o processo de criação completo de rig de personagem 2D cutout, partindo desde o desenvolvimento e exploração de um novo design para os personagens já existentes da série, passando pela etapa de preparação para o rigging até a conclusão do objetivo principal. O trabalho também aborda a criação dos props para o teaser e esclarece alguns dos conceitos, ferramentas e técnicas do software ToonBoom Harmony que foi utilizado para a realização do projeto.

Palavras-chave: Rig, Animação, Cutout, Props, ToonBoom Harmony, TCC.

Abstract
This work has as main objective the process of creating rigs of the main characters for the production of the teaser for the 2D animated series, ―Fix-It!‖. It is approached the complete process of creating a 2D cutout character rig, starting since the development and exploration of a new design for the existing characters of the series, going through the preparation stage for rigging until the conclusion of the main objective. The work also approaches the creation of the props for the teaser and clarifies some of the concepts, tools and techniques of the ToonBoom Harmony software that was used to accomplish the project.

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