Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

A Divulgação Científica e o Desenho Animado o Show da Luna!: Uma possibilidade de iniciação do método de pesquisa científica na infância


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Raquel Nunes Mazziotti Rodrigues
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Orientadora: Patrícia Mallmann Souto Pereira
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Aborda a temática da divulgação científica, à qual aplicada ao desenho animado pode proporcionar ao público infantil o primeiro contato com a ciência. Objetivou analisar quais elementos estão presentes no desenho animado O Show da Luna!, a fim de qualificá-lo como dispositivo de divulgação científica voltado para o público infantil. O referencial teórico está estruturado a partir de autores que tratam da temática de divulgação científica, de desenho animado, do método científico e das aplicações do método de pesquisa científica na infância. A metodologia utilizada para realização da pesquisa tem início a partir da pesquisa documental que se propõe analisar documento audiovisual de animação produzido pelos meios de comunicação de massa, e que ainda não recebeu nenhum tratamento ou análise. A técnica de coleta de dados foi pela observação sistemática, a partir de um roteiro de observação para a análise dos episódios, e teve como apoio questionário. Foi empregada análise de conteúdo como procedimento que viabilize a análise e interpretação dos resultados. Conclui-se que o desenho analisado demonstra potencial em relação à divulgação científica por apresentar elementos constatados no decorrer do estudo.

Palavras-chave: Divulgação científica, Desenho animado, Pesquisa científica, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Animação Contemporânea: Filmes para crianças e adultos


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriela Collares Gomes Quitans
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Paulo Roberto Gibaldi Vaz
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Explora algumas das mudanças nos filmes de animação para entender como um público mais amplo, composto por jovens e adultos, foi atingido por filmes desse gênero. Como um filme denominado infantil conseguiu atrair o interesse de uma faixa etária onde os gostos são bem diferentes dos de uma criança. O gênero animação não mais, necessariamente, possui filmes com histórias pautadas nos contos de fadas, onde essencialmente se tem o príncipe, a princesa, o mal e um final feliz. Para tanto, será feito um breve panorama acerca de outros estudos, do contexto histórico, de produtoras do gênero, dos adultos como espectadores, do conteúdo de mais recentes produções e uma introdução aos dois filmes escolhidos. Será realizada também uma pesquisa qualitativa onde esses dois filmes escolhidos para análise, “Divertida Mente” e “Zootopia”, serão analisados segundo os conceitos de intertextualidade e autenticidade. Como resultados, poderá ser observado em determinadas cenas das animações, nos personagens e na narrativa a presença de elementos que ajudarão a esclarecer o público de jovens e adultos que os filmes de animação contemporâneos foram capazes de alcançar.

Palavras-chave: Animação, Comunicação de massa, Público-alvo, Adultos, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Livre Estou: As princesas Frozen e as mudanças no processo de representação da mulher na sociedade ocidental contemporânea


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Paula Jardim Menegghini
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora: Monica Machado Cardoso
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Analisa as mudanças nas representações da mulher a partir das princesas dos filmes produzidos pelos estúdios de animação Walt Disney. Amparando-se na moldura teórica dos estudos de representações sociais, essa pesquisa busca compreender os significados atribuídos à mulher através de códigos narrativos nos filmes dessa categoria. Uma vez que esses filmes têm acompanhado os acontecimentos históricos e sociais através de suas representações, analisaremos o cinema de Walt Disney como possível ferramenta de construção e/ou disseminação de estereótipos capazes de influenciar o comportamento social, em especial o das crianças. A pesquisa conjuga a análise da enunciação do filme “Frozen” cruzando os dados com o estudo das ações promocionais do filme lançadas pelos estúdios Disney em 2013 e análise de recepção através de uma pesquisa de campo com mães do público infantil feminino.

Palavras-chave: Mulheres, Disney, História e crítica, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

A Representação Visual do Mundo dos Mortos nos Filmes O Estranho Mundo de Jack e A Noiva Cadáver


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriela Xavier Martins de Lima
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Paulo Guilherme Domenech Oneto
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Esse trabalho tem por objetivo proceder a uma análise fílmica da representação visual do mundo dos mortos em duas animações de stop-motion, O Estranho Mundo de Jack (Henry Selick, 1993) e A Noiva Cadáver (Tim Burton, 2005). Para isso, serão observados e discutidos dois aspectos específicos da arte dos filmes: a paleta de cores e os resultados de cada aplicação cromática específica para caracterizar e construir simbolicamente o cenário da morte. Pretende-se, sobretudo, delinear o distinto olhar do autor de ambas as histórias – Tim Burton (1958- ) – sobre os mortos, usualmente considerados como mórbidos e temíveis. Busca-se concluir que, nos dois casos aqui estudados, há uma peculiaridade na conceituação desse assunto uma vez que há a inversão de valores – em maior ou menor grau – e o mundo dos mortos passa a ser, portanto, composto de definições positivas além do lúgubre. Isto posto, será reforçado nessa análise o quanto as preferências do design de uma obra cinematográfica cooperam decisivamente para a significação de personagens, ambientes e temática em si da história.

Palavras-chave: Audiovisual, Análise fílmica, Cinema, Morte, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Onã, a Trama dos Caminhos Projeto de Série Televisiva Animada em 3D


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rafael Peña Turatti
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Fernando Souza Gerheim
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Onã, a Trama dos Caminhos é o projeto de uma série animada para veiculação televisiva. Inspirada nos contos da mitologias das religiões de matrizes africanas, busca criar um enredo que respeite a tradição e os significados transmitidos por eles, além de produzir um material de narrativamente interessante e que exerça a representação de uma parcela minoritária da cultura brasileira.

Palavras-chave: Produção audiovisual, Seriado, Televisão, Animação 3D, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!