Trabalho de Conclusão de Curso
Nome: Leonardo Stolberg
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2021
País: Brasil
Resumo
Este trabalho propõe documentar o processo de criação de personagem tridimensional destinado a animação em motor de jogos, demonstrando a possibilidade de uso de ferramentas gratuitas em todas as etapas da produção. O projeto tem como objetivo instigar o uso de programas acessíveis ao cenário brasileiro como uma opção viável no meio educacional e profissional, argumentando que recursos de uso gratuito conseguem atingir os objetivos da metodologia utilizada. O personagem é criado seguindo um método de produção destinado a jogos, depois animado e implementado em um motor de jogos 3D, onde é renderizado em uma cena. A mesma é compilada com gravações dos processos de criação em um formato de showreel para exibir os resultados do trabalho.
Palavras-chave: Personagens, Modelagem 3D, Animação 3D, Softwares gratuitos, Open-source, TCC.
Abstract
This work begins from the proposal to document the creation process of a three-dimensional character for animations in game engines, demonstrating the possibility of using free software in the entire production process. The project has the intent to instigate the usage of accessible tools to the Brazilian scenario as a viable option for educational and professional medium, showing that free software can achieve the objectives of the used methodology. The character is created following a method for game production, then animated and implemented in a 3D game engine, where it is rendered in a scene. Recordings of the creation processes are compiled with the rendered scenes in a showreel format to showcase the results of the project.