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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Processos de Animação na Produção de um Teaser Comercial Destinado a uma Campanha de Crowdfunding

 


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maurício Rocha Priori
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Luiz Sens
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Confecção de um teaser audiovisual de uma comic crossmídia a fim de ser exibido na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter. Serão abordadas três etapas do processo criativo, contemplando pré-produção, produção, e pós-produção, contendo descrições detalhadas das técnicas, ferramentas e métodos utilizados durante a confecção do produto. Os desafios encontrados ao longo do projeto também serão apresentados, com considerações sobre facilidades e dificuldades no tocante à produção.

Palavras-chave: Motion Design, Animação, Quadrinhos, TCC.


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Harmonização Visual: Análise de direcionamento artístico na produção de efeitos especiais 2D

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Luciana Moura Trussardi Siqueira
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andalo
Coorientador: Renan Binda
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O presente projeto visa utilizar-se de conhecimentos em harmonização visual na elaboração de animações de efeitos especiais 2D quadro a quadro,tendo como guia semântico seis séries animadas com direcionamento artístico divergentes entre si.Ao longo do texto é relatado o processo de planejamento e desenvolvimento de sete categorias de efeitos especiais 2D comumente utilizados em produções audiovisuais, demonstrando as observações necessárias para manter estes efeitos dentro de suas respectivas linguagens visuais, introduzindo abordagens para alcançar as diferentes padronizações sob a mesma categoria de efeito. Também contempla um showreel com efeitos animados resultante das observações apontadas na leitura, convidando leitores a utilizar o projeto como material de estudo em futuros exercícios de animação de efeito 2D frame a frame para complementar a produção.

Palavras-chave: Efeitos 2D quadro a quadro, Direção de arte, Animação, Harmonização visualTCC.


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Curta Animado Integrando Técnicas 2D e 3D: Desenvolvimento visual e animação 2D

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Joana Buyo Siqueira
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Clovis Geyer Pereira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este artigo trata-se da produção de um curta-metragem animado que faz uso da integração de técnicas 2D e 3D, abordando as motivações para se utilizar deste tipo de combinação. Por meio da documentação do processo de desenvolvimento visual, criação de texturas e animação 2D, o trabalho tem como objetivo demonstrar formas de adaptar os elementos bidimensionais dentro de um universo tridimensional. Resultando numa animação com a duração de dois minutos, mesclando as diferentes técnicas.

Palavras-chave: Animação 2D, Desenvolvimento visual, Animação híbrida, Curta-metragem, TCC.

Abstract
This article is about the production of an animated short film that uses the integration of 2D and 3D techniques, addressing the motivations for using this type of combination. By documenting the process of visual development, texture creation and 2D animation, the work aims to demonstrate ways to adapt two-dimensional elements within a three-dimensional universe. Resulting in an animation lasting two minutes, mixing different techniques.


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Render Passes na Pós-Produção de Curta Animado em 3D

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Renan Pereira Botelho Ramos
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Clovis Geyer Pereira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este artigo aborda as etapas de produção e pós-produção de um curta-metragem animado em 3D, com ênfase no uso de render passes para auxiliar a composição final da imagem. O projeto tem como objetivo explorar as diferentes formas que os render passes podem ser utilizados para otimizar e flexibilizar a etapa de compositing. Seguindo uma pipeline de produção 3D, o autor deu origem a um curta animado completo e mostrou que o uso de render passes não só oferece grande controle criativo sobre a aparência final do mesmo, como também ajuda a reduzir significativamente o tempo de renderização do projeto.

Palavras-chave: Animação, Compositing, Render passes, Pós-produção, TCC.

Abstract
This article deals with the production and post-production of an animated 3D short film, with an emphasis on the use of render passes to assist on the final composition of an image. The project has the intent of exploring the different ways render passes can be used to optimize the compositing stage. Following a 3D production pipeline, the author was able to both finish the short film and show that render passes were invaluable tools not only to achieve creative control over the project’s final aesthetics, but also to significantly reduce its render time.

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Desenvolvimento de Personagem 3D para Animação: Explorando ferramentas acessíveis para o cenário nacional


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Leonardo Stolberg
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este trabalho propõe documentar o processo de criação de personagem tridimensional destinado a animação em motor de jogos, demonstrando a possibilidade de uso de ferramentas gratuitas em todas as etapas da produção. O projeto tem como objetivo instigar o uso de programas acessíveis ao cenário brasileiro como uma opção viável no meio educacional e profissional, argumentando que recursos de uso gratuito conseguem atingir os objetivos da metodologia utilizada. O personagem é criado seguindo um método de produção destinado a jogos, depois animado e implementado em um motor de jogos 3D, onde é renderizado em uma cena. A mesma é compilada com gravações dos processos de criação em um formato de showreel para exibir os resultados do trabalho.

Palavras-chave: Personagens, Modelagem 3D, Animação 3D,  Softwares gratuitos, Open-source, TCC.

Abstract
This work begins from the proposal to document the creation process of a three-dimensional character for animations in game engines, demonstrating the possibility of using free software in the entire production process. The project has the intent to instigate the usage of accessible tools to the Brazilian scenario as a viable option for educational and professional medium, showing that free software can achieve the objectives of the used methodology. The character is created following a method for game production, then animated and implemented in a 3D game engine, where it is rendered in a scene. Recordings of the creation processes are compiled with the rendered scenes in a showreel format to showcase the results of the project.

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