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Os Princípios da Animação no Design Gráfico-Movente

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ana Carolina da Cruz Alves Gonçalves
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Antônio César Fialho de Sousa
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Um dos resultados da importância do design gráfico na produção de comunicação visual é a linguagem do design gráfico-movente, que deriva da interface entre as práticas e os conceitos inerentes ao design gráfico e aqueles inerentes ao campo da animação. Considerando o contexto do projeto, buscou-se realizar um trabalho prático com vistas ao seguinte questionamento teórico: qual a importância da aplicação dos princípios da animação no processo de criação de uma peça de design gráfico-movente? Para tentar alcançar essa resposta, o presente trabalho busca definir o design gráfico-movente e os princípios de animação utilizados nas obras da artista Julia Simas e também analisa como os princípios de animação estão imbricados em duas de suas produções.

Palavras-chave: Animação 2D, Design gráfico, Design gráfico-movente, Motion design, Motion graphics, TCC.


Abstract
One of the results of the importance of graphic design in visual communication production is the language of motion graphics, which derives from the interface between practices and concepts inherent in graphic design and the ones inherent to the field of animation. Considering the context of the project, we sought to carry out practical work with a view to the following theoretical question: what is the importance of applying the principles of animation in the process of creating a piece of motion graphics? In order to try to achieve this answer, the present work aims to define the moving graphic design and the animation principles used in the works of 2D animator Julia Simas and also analyzes the principles of animation imbricated in motion graphics pieces.

Keywords: 2D Animation, Animation, Graphic design, Motion design, Motion graphic design, Motion graphics.

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Documentário Animado: A animação como forma de reconstrução da realidade (dos processos que a técnica acrescenta ao gênero)

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maíra Soares Miquilini
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Leonardo Alvares Vidigal
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
O  presente  trabalho  se  propõe  a  estudar  e  analisar  três  documentários  animados  brasileiros, abordando os processos para sua realização. Os filmes abordados e aos quais o texto se  dedica  a  discutir  sãoDossiê  Rê  Bordosa(2008)  de  Cesar  Cabral,  O  Divino,  De  Repente(2009) de Fábio Yamaji e Guaxuma(2018) de Nara Normande. Os três curtas-metragens são bem diferentes entre si, permitindo ter um panorama diverso do que os encontros entre gênero documentário  e  a  técnica  animação  podem  alcançar  em  produções  brasileiras.  Além  dos  resultados obtidos através desta junção, o trabalho também busca entender como ela altera os processos de produção de cada um dos filmes. A metodologia utilizada foi buscar entender os objetos deste estudo fazendo entrevistas com os autores dos filmes, assistindo os making-of dos filmes e lendo outras entrevistas com os autores e trabalhos já publicados, tanto sobre o tema quanto sobre os filmes escolhidos.

Palavras-chave: Animação, Artes, Cinema, Documentário, Documentário Animado, TCC.


Abstract
The  present  work  concerns  the  animated  documentary,  studying  and  analyzing  three  Brazilian films that belong to this universe by approaching the production process of the chosen films. The movies studied in this work are Dossiê Rê Bordosa(2008) directed by Cesar Cabral, O Divino, De Repente (2009) directed by Fábio Yamaji e Guaxuma(2018) directed by Nara Normande.  They  are  very  different  from  each  other,  providing  a  diverse  view  from  the  encounter   between   the   documentary   genre   and   the   animation   technique   in   Brazilian   productions. Further than the results and effects achieved by this juncture, this work seeks to glance  over  the  production  process  in  each  film.  Regarding  the  methodology  it  was  used  as  object of study for this text the interviews conducted with the authors of the films, making-of the films, previous interviews, works and studies about the theme and the chosen movies. 

Keywords: Arts, Film, Documentary, Animation, Animated Documentary.

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O Boom de Representatividade Positiva Queer em Animações

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Isadora Grillo Polatscheck
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Daniel L. Werneck
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
O presente trabalho refere-se à análise dos fatores possibilitadores, dos fatores dificultadores e da importância social do boomde representatividade positiva de personagens queerem animações infantis ocidentais que ocorreu na segunda década do século XXI. Serão analisados os fatores e pessoas que contribuíram para esse boom, além da realidade opressiva que  precedeu  tais  acontecimentos,  através  de  exemplos  de  censuras  e  representações queerimplícitas  e  negativas  na  mídia  animada  infantil,  em  contraste  com  as  representações explícitas  positivas  atuais.  Um  dos  objetivos  desta  monografia  será  frisar  a relevânciadessa representatividade paracrianças  e  adolescentes  não  heterossexuais,  que  são  estatisticamente mais suscetíveis a uma série de complicações psicológicas desencadeadas pelo preconceito.

Palavras-chave: Representatividade na mídia, LGBT+, Animações infantis, TCC.


Abstract
The following work is an analysis of the factors that facilitated and of the ones that hindered the happening of the boom of positive queer representation in western children’s animation duringthe  second  decade  of  the  21stcentury,  as  well  as  an  analysis  of  the  social importance of said boom and of the oppressive, censorship-ridden reality that predated it. One of the objectives of this essay is to emphasize the significance that this representation holds inthe well-being of LGBT+ youth, a group statistically more susceptible to psychological issues precipitated by prejudice.

Keywords: Representation in media, LGBT+, Children’s animation, TCC.


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As Miniaturas de Milt Kahl

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriel Vitor Silva Chagas
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Antônio César Fialho de Sousa
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Esse artigo visa analisar a funcionalidade da utilização das miniaturas através dos exemplos do emprego desse método pelo animador estadunidense Milt Kahl. Esta pesquisa foi realizada utilizando os esboços das miniaturas desenvolvidas por Kahl nos estúdios Disney durante os anos de 1970 para os longas-metragens Robin Hood ( Robin Hood, Disney, 1973) e Bernardo e Bianca (The Rescuers, Disney, 1977). Foram consultados também textos sobre processos e técnicas de animação, aliados a artigos e entrevistas de áudio a respeito do animador para estruturar o objeto de pesquisa proposto neste artigo. E por último, foi desenvolvido um tópico no qual o autor do artigo busca demonstrar a funcionalidade da utilização do método de miniaturas no contexto da monitoria para a disciplina de graduação Animação de Personagens, integrante do curso de Cinema de Animação de Artes Digitais (UFMG).

Palavras-chave: Animação, Miniaturas, Encenação, Pose-síntese, Poses de ruptura, AtuaçãoTCC.


Abstract
This article aims to analyze the functionality of using miniatures through two examples of the use of the method by the American animator Milt Kahl. This research was based on the miniature sketches developed by Kahl in Disney studios during the 1970s for the feature films Robin Hood (Robin Hood, Disney, 1973) and Bernardo and Bianca (The Rescuers, Disney, 1977). Texts on animation processes and techniques were also consulted, together with articles and audio interviews about the animator for the structure or object of research in this article. And finally, a topic was developed in which the author of the article seeks to demonstrate the functionality of using the miniature method in the context of monitoring for the undergraduate course Character Animation, part of the Digital Arts Animation Cinema course (UFMG).

Keywords: Animation, Thumbnails; Staging, Golden Pose, Breakdowns, Acting.


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Da Animação Autoral e Animação Comercial: conexões, tendências e confluências

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Anelise R. Pepe
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Virgilio Carlo de Menezes Vasconcelos
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Este trabalho pretende tensionar e reconhecer tendências e conexões entre obras de animação de grandes estúdios até obras independentes, experimentais e/ou autorais. Para tanto, irá utilizar-se das condições feitas por Paul Wells (1998) a respeito dessas vertentes reconhecíveis sob uma lógica rizomática atribuída por Deleuze e Guattari.

Palavras-chave: Animação experimental, Animação comercial, Técnica, Rizomas, Mercado, TCC.


Abstract
This study intends to tension and recognize trends and connections between animation work from large studios and independent, experimental and/or authorial work. For that, it will use the conditions from Paul Wells (1998) regarding these recognizable strands under a rhizomatic logic attributed by Deleuze and Guattari.

Keywords: Experimental animation, Commercial animation, Technique, Rhizomes, Market.


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