Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Quem é a Donzela em Perigo Agora?”: Miradas interseccionais para políticas identitárias em “Scooby-doo” (1969, 2002) e “Velma” (2023)

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Valdir da Rocha Lima Júnior; Dayane Maria Bezerra da Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Pedagogia
Orientador(a): Thiago dos Santos Antunes da Silva
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Partindo do pressuposto de que as produções audiovisuais veiculam discursos e formam os sujeitos que as consomem, essa pesquisa situa-se no campo das pedagogias culturais e das relações entre Cinema e Educação. Especificamente, nosso interesse recai nas recentes discussões sobre adaptações cinematográficas que, de alguma forma, se alinham às pautas identitárias (inclusão de personagens negros, LGBTQIAPN+, o protagonismo das mulheres etc.). Dessa forma, esta pesquisa visa analisar a série “Velma” (2023), o seriado televisivo “Scooby-Doo” (1969) e o live action “Scooby-Doo” (2002) a fim de pensar sobre quais os discursos reverberados na readaptação em contraste com a animação original e em que medida esses discursos implicam na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos no tempo presente. Amparados em estudos como os de Fischer (2011, 2023) e Costa (2023), analisaremos as essas produções a partir do olhar das pedagogias culturais e da abordagem interseccional.

Palavras-chave: Audiovisual, Movimentos sociais, Abordagem interseccional, TCC

Para o texto completo, clique aqui!