Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Construção do Pós-morte a Partir das Cores: Uma análise do filme A Noiva Cadáver, de Tim Burton

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Suyane Lima Pereira
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo
Orientador(a): Georgia da Cruz Pereira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este trabalho analisa como as cores influenciam as narrativas cinematográficas do gênero animação. Iniciamos pelo surgimento dos desenhos até a sua animação utilizando diferentes suportes e depois popularização através do cinema. Apresentamos a introdução das cores nas obras da Sétima Arte que vão da descrença em passar uma imagem real até sua exploração para transparecer informações sobre as personagens. Seguimos com a apresentação da teoria das cores e seus significados a partir de estudos psicológicos e artísticos realizados por Eva Heller (2013), Abreu e Andrade (2016), Braga e Costa (2020) e Silva (2017). A partir de uma contextualização dos rituais fúnebres e concepções do pós-morte no Ocidente, procedemos uma análise dA Noiva Cadáver (2005) usando os métodos desenvolvidos por Aumont e Marie (2004) e Vanoye e Goliot-Lété (1994). Dessa forma, o longa-metragem passou pelo processo de decupagem e depois as cenas foram selecionadas de acordo com a sua relevância para a análise das cores.

Palavras-chave: Animação, Cinema, Cores, A Noiva Cadáver, Tim Burton, TCC

Para o texto completo, clique aqui!