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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Recursos de linguagem na animação: a enunciação cinematográfica construida a partir das transformações da figuratividade quadro a quadro

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)

Nome: Maria Christina Menezes
Instituição: PUC-SP 
Orientador: Arlindo Machado
Ano: 2005
País: Brasil

Resumo
Este trabalho visa identificar e analisar alguns dos recursos de filmes de animação, determinado por seus processos de produção específicos, com vários assuntos, quadro a quadro, que o reconhece como uma forma especial de linguagem cinematográfica. Quais são as especificidades da enunciação cinematográfica que são intrínsecos ao modo de produção frame-by-frame? O objetivo é identificar os recursos da linguagem peculiar animação, que, historicamente, tem evoluído através de diversas variantes desse processo produtivo.

Palavras-chave: animação, figuratividade, composição visual

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Última saída para Springfield: um estudo sobre o desenho animado os Simpsons (1987-2009)

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)

Nome: Djessika Lentz Ribeiro Maciel
Instituição: UDESC 
Orientador: Prof.Dr.Emerson César de Campos
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
Este trabalho busca compreender a importância do desenho animado Os  Simpsons, produzido no final da década de 1980 pelo cartunista Matt  Groening, para se perceber a contemporaneidade e suas transformações,  visto ser esta uma animação produzida e transmitida ininterruptamente há  vinte anos. Dentro desse contexto, revela um aspecto global, ao  trabalhar temáticas relativas à família, ao trabalho, ao consumo, à  educação e à religião, mas que também discute questões internas aos  Estados Unidos, como a cultura de armas e a idéia de democracia e  liberdade, apropriadas nos países que transmitem a série, dentro de um  processo de tradução linguística e cultural.

Palavras-chave: Os Simpsons, Desenho Animado, Animação.

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Detecção de componentes faciais baseado em modelos de cor e antropometria

Dissertação de Mestrado
(Indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)

Nome: Juliano Lucas Moreira
Instituição: PUC-RG / FAculdade de Informática
Orientador: Soraia Raupp Musse
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
Existem diferentes situações em que a detecção de componentes faciais desempenha um papel importante, como por exemplo: no reconhecimento facial, interação humano computador, teleconferências, análise de expressões faciais e animação. Esta dissertação apresenta, primeiramente, uma revisão bibliográfica dos trabalhos referentes à detecção dos componentes faciais. Após, é exposto o modelo desenvolvido para a detecção de componentes faciais, sendo este baseado em modelos de cor e antropometria. Ao final, são mostrados resultados referentes a detecção dos componentes em bases de dados públicas e experimentos realizados na animação de avatares 3D.
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Morphing aplicado ao envelhecimento de imagens faciais

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)


Nome: Greyce Nogueira Schroeder
Instituição: UNICAMP / Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Orientador: Leo Pini Magalhães
Ano: 2007
País: Brasil

Resumo
O morphing de imagens é uma transformação que mapeia uma imagem em  outra, alterando tanto a sua forma quanto as suas intensidades. Esta  transformação possui diversas aplicações em imagens médicas e  especialmente na indústria de entretenimento. Este trabalho objetiva,  através do uso de morphing, apresentar um protótipo para a simulação de  envelhecimento de faces frontais, utilizando um método chamado Funções  de Base Radial (RBF) juntamente com um modelo quantitativo para  expressar o processo de envelhecimento no rosto humano. O protótipo  trabalha com imagens de pessoas a partir de 20 anos e realiza o  envelhecimento até no máximo 70 anos. Além disso, o trabalho apresenta  uma revisão bibliográfica sobre as principais técnicas de morphing e  sobre o que já foi realizado sobre simulações computacionais de  envelhecimento facial por imagens.
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A Infância no Currículo de Filmes de Animação: Poder, governo e subjetivação dos/as infantis

        

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 26/10/2011)


Autor(a): Maria Carolina da Silva
InstituiçãoUniversidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Faculdade de Educação
Programa: de PósGraduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG
Orientador(a): Marlucy Alves Paraiso
Ano: 2008
PaísBrasil.

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo analisar as subjetividades disponibilizadas por quatro filmes infantis de animação produzidos pela Disney e pela Pixar: Toy Story (1995), Monstros S.A (2001), Procurando Nemo (2003) e Os Incríveis (2004). Com base na vertente pós-estruturalista dos estudos culturais, que trabalha com os conceitos retirados da obra de Michel Foucault, considera-se que tais filmes ensinam determinados modos de ser, estar e fazer considerados adequados para o público ao qual se endereçam, ou seja, esses filmes têm um currículo cultural. O argumento desenvolvido nesta dissertação é o de que o currículo dos filmes investigados constrói subjetividades infantis por meio da apresentação de dois modelos de infância (a infância-potencialidade e a infância-monstro) e por meio do governo das condutas infantis. Para operar esse governo, é importante tanto o controle que os/as adultos/as exercem sobre os/as infantis, como o governo que os/as próprios/as infantis realizam sobre si mesmos/as. Nesse sentido, os filmes utilizam diferentes técnicas para produzir subjetividades. Por um lado, esse artefato cultural utiliza instituições como a família e a escola para educar e conduzir as condutas infantis. Nesse processo, os filmes não apenas tentam controlá-los/as, mas falam acerca de como os/as adultos/as devem se comportar para que sejam capazes de conduzir a infância. Por outro lado, esses filmes disponibilizam uma subjetividade heróica que tem como marcas a coragem, a amizade, a confiança e a parceria. Para construí-la é necessário que os/as infantis articulem técnicas de dominação às técnicas de si. Por fim, vale destacar que os filmes estudados acionam técnicas relacionadas às relações de gênero e, dessa maneira, disponibilizam subjetividades generificadas para seu público. O estudo conclui que essas diferentes estratégias utilizadas pelos filmes analisados podem ajudar a construir subjetividades infantis submetidas à figura adulta. Aponta também a necessidade de outros estudos que ajudem a compreender como a infância vem sendo narrada na contemporaneidade a fim de possibilitar a construção de novos modos de ser e agir tanto para os/as infantis como para os/as adultos/as que lidam com eles/as.

Palavras-chaveCinema e educação, Educação, Psicologia educacional, Animação (Cinematografia), Infância, Família e escola

Abstract

The objective of the present research is to analyze the subjectivities disposed by four animated movies, produced by Disney and Pixar: Toy Story (1995), Monsters INC (2001), Finding Nemo (2003) and The Incredibles (2004). Based on the Cultural Studies, especially in its post-structuralism approach, that works with Michel Foucault´s concepts, is consider that such movies teaches determined manners of how to be and proceed, considered adequate to their public, witch means that those movies have a cultural curriculum. The argument developed in this dissertation is that the curriculum of the investigated movies constructs childlike subjectivities through the presentation of two infancy models (the infancy-potential and the infancy-monster) and through the government of the childlike conducts. In this process, the movies dont only try to control the children, but teach how the adults must behave to be capable to lead the infancy. On the other hand, those movies dispose a heroic subjectivity that has as marks the courage, the friendship, the confidence and the partnership. To construct this subjectivity its necessary that the children articulate dominations techniques to the technologies of the self. Finally, its important to detach that the studied movies activate techniques related to the gender relations and, of that way, dispose gender subjectivities for its public. The study concludes that these different strategies utilized by the analyzed movies helps to built childlike subjectivities submitted to the adult figure. It also aims the necessity of others studies that help to understand how the infancy has being told in the contemporaneity in order to make possible the construction of new manners of how to be and proceed, so much for the childlike as for the adults that deal with them.

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