Boas vindas

Os Tamborins Estão Tocando!

Caro visitante,  Estamos finalmente, com uma reformulação do blog em curso! Depois de quatro anos, com mudança de gerenciador e remane...

Quem Somos


Eliane Gordeeff
: É Doutora em Multimédia (FBAUL/CNPq), Mestre em Artes Visuais (PPGAV-UFRJ) e Bacharel em Design Gráfico (EBA/UFRJ). Atualmente é investigadora associada da “Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa, Portugal” e tutora on-line da Escola de Design da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, Brasil. Realizadora, animadora, professora e pesquisadora de Animação, tem exibido e participado de diversos eventos artísticos e acadêmicos, nacionais e internacionais, desde 2000 e 2009 respectivamente. Com mais de 4.200 leitores de seus trabalhos no researchgate.org, em 2018 editou o livro, Aesthetic Interferences, the stop motion technique in animation narrative, em que aborda as características da técnica animada como ferramentas que auxiliam no contar a história. Desde 2018, é colaboradora do site de animação independente
http://lattes.cnpq.br/8529214754393196

Carla Schneider
: É
professora adjunta e pesquisadora nos cursos de Cinema (Cinema de Animação // Cinema e Audiovisual) pertencentes ao Centro de Artes (CA - UFPel). Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS - 2014), seu interesse de estudo envolve os modos de produção das imagens do cinema de animação (teorias das imagens técnicas); mapeamento brasileiro sobre a animação no ensino superior e em pesquisas acadêmicas; as mulheres no mercado brasileiro de produtos audiovisuais com animação. Mestre em Comunicação Social (PUCRS - 2008) sua dissertação envolveu a pesquisa de um formato específico de comunicação estratégica, através de narrativas em desenho animado sobre conteúdos da gestão da qualidade. Além disso, é especialista em Gerenciamento de Projetos (MBA - FGV, 2005) com titulação de PMP (Project Management Professional, através do PMI - Project Management Institute - 2006) e bacharel em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 1997). Foi coordenadora dos cursos de cinema da UFPel de outubro de 2014 a outubro de 2016.
http://lattes.cnpq.br/1083034092174660

Raphael Argento
: Doutor em Design (Esdi/UERJ) com pesquisa na Linha de Design e Tecnologia, sobre o tema de Captura de Movimentos e Animação de Personagens, com desenvolvimento de algoritmo em C# para cartunizar movimentos reais advindos de equipamentos de motion capture. Mestre em Design pela Esdi/UERJ (2009), com graduação em Desenho Industrial Programação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Possui diploma em Digital Character Animation (2010) pela Vancouver Film School, no Canadá. Atualmente é Professor do campus Belford Roxo do IFRJ, tendo atuado como diretor de ensino 2017 a 2018. Entre 2013 e 2016 foi Coordenador e professor do Curso de Design Gráfico da Universidade Veiga de Almeida (Campus Tijuca).
De 2012 à 2014 coordenei a Pós-Graduação em Animação 3D e Edição Digital de Vídeo do Instituto Infnet. Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: Motion Graphics, Realidade Virtual, Modelagem 3d, VRML, Televisão, Telejornalismo, Animação 3D e Animação de Personagens e Infografia em Vídeo. De 2013 à 2016 coordenei a Graduação Tecnológica em Design Gráfico da Universidade Veiga de Almeida. Desde 2010 a 2016 lecionei Animação de Personagens, Animação 3D e disciplinas relacionadas ao Audiovisual e à Animação. Site: http://www.raphaelargento.com.


Membro Institucional, representante da Universidade Federal de Pernambuco

Marcos Buccini: É formado em Design, mestre em Design da Informação e Doutor em Comunicação pela UFPE. De 2008 a 2019 trabalhou como professor efetivo do Núcleo de Design da UFPE/CAA, onde Coordenou o Maquinário - Laboratório de Animação UFPE. Hoje ministra as disciplinas de animação do Curso de Cinema, na mesma instituição. Em 2005, fundou e coordenou o Núcleo de animação Digital da AESO/Barros Melo. Produziu 10 filmes, ganhando mais de 50 prêmios no total. Pesquisa História da animação Brasileira e História da Animação Pernambucana. Já publicou diversos artigos científicos sobre os assuntos. Em 2017, lançou o livro História da Animação em Pernambuco. Desde 2016 faz curadoria de mostras de filmes pernambucanos de animação para diversos eventos e festivais.

Membro Institucional, representante da Universidade Federal Fluminense

India Mara Martins:
 Pesquisadora de cinema e audiovisual, com ênfase em animação, documentário, representação do espaço, direção de arte e atmosfera fílmica. Professora do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual - PPGCine e do Departamento de Cinema e Vídeo, na área de Design Visual/Direção de Arte, da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Multimeios pela Unicamp, com a dissertação "A paisagem urbana no cinema de Wim Wenders". Doutora em Design pela Puc-Rio, com a tese "Documentário Animado: experimentação, tecnologia e design". Foi chefe de departamento de Cinema e Vídeo 2014-2016, coordenadora do 4o. Festival de Cinema do BRICs realizado em Niterói, em 2019. Atualmente é coordenadora da Araci - Incubadora de Projetos de Cinema e Audiovisual da UFF. Autora de inúmeros artigos e dos livros A paisagem urbana no cinema de Wim Wenders e Estéticas do Digital: Cinema e Tecnologia, com Manuela Penafria. 
Em anexo curriculum lattes com produção acadêmica na área.
http://lattes.cnpq.br/0511866086660009

Bolsista UFF: Kimberly Palermo


Observação:
Entre 2011 e 2015, o blog contou com a colaboração de Cláudia Bolshaw (então doutoranda em Design pela PUC-Rio/PUC-RIO) e Sérgio Nesteriuk (Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/UAM).