Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Quem Somos


Eliane Gordeeff
: É Doutora em Multimédia (FBAUL/CNPq/Paris 8/Erasmus+), Mestre em Artes Visuais (PPGAV-UFRJ) e Bacharel em Design Gráfico (EBA/UFRJ). Atualmente é investigadora associada da “Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa, Portugal”, com mais de 15 anos como professora na Escola de Design da Universidade Veiga de Almeida, Instituto Infnet, Senai/Senac, no Rio de Janeiro, Brasil. É membro da ASIFA e da SAS - Society For Animation Studies. Realizadora, animadora, e pesquisadora de Animação, tem exibido e participado de diversos eventos artísticos e acadêmicos, nacionais e internacionais, desde 2000 e 2009 respectivamente. Com mais de 11.000 leitores de seus trabalhos no researchgate.org, em 2018 editou o livro, Aesthetic Interferences, the stop motion technique in animation narrative, em que aborda as características da técnica animada como ferramentas que auxiliam no contar a história. Desde 2018, é colaboradora do site de animação independente zippyframes.com.
http://lattes.cnpq.br/8529214754393196


Carla Schneider
: É
professora adjunta e pesquisadora nos cursos de Cinema (Cinema de Animação / Cinema e Audiovisual) pertencentes ao Centro de Artes (CA - UFPel). Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS - 2014), seu interesse de estudo envolve os modos de produção das imagens do cinema de animação (teorias das imagens técnicas); mapeamento brasileiro sobre a animação no ensino superior e em pesquisas acadêmicas; as mulheres no mercado brasileiro de produtos audiovisuais com animação. Mestre em Comunicação Social (PUCRS - 2008) sua dissertação envolveu a pesquisa de um formato específico de comunicação estratégica, através de narrativas em desenho animado sobre conteúdos da gestão da qualidade. Além disso, é especialista em Gerenciamento de Projetos (MBA - FGV, 2005) com titulação de PMP (Project Management Professional, através do PMI - Project Management Institute - 2006) e bacharel em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 1997). Foi coordenadora dos cursos de cinema da UFPel de outubro de 2014 a outubro de 2016.
http://lattes.cnpq.br/1083034092174660


Membro Institucional, representante da Universidade Federal de Pernambuco (2021 - )

Marcos Buccini: É formado em Design, mestre em Design da Informação e Doutor em Comunicação pela UFPE. De 2008 a 2019 trabalhou como professor efetivo do Núcleo de Design da UFPE/CAA, onde Coordenou o Maquinário - Laboratório de Animação UFPE. Hoje ministra as disciplinas de animação do Curso de Cinema, na mesma instituição. Em 2005, fundou e coordenou o Núcleo de animação Digital da AESO/Barros Melo. Produziu 10 filmes, ganhando mais de 50 prêmios no total. Pesquisa História da animação Brasileira e História da Animação Pernambucana. Já publicou diversos artigos científicos sobre os assuntos. Em 2017, lançou o livro História da Animação em Pernambuco. Desde 2016 faz curadoria de mostras de filmes pernambucanos de animação para diversos eventos e festivais. 
Bolsista UFPE: Raphael Prestes


Outros Colaboradores:

Entre 2020 e 2021, o blog contou com a colaboração de Raphael Argento Doutor em Design (Esdi/UERJ) e Professor do campus Belford Roxo do IFRJ, como Coordenador. 

Em 2021, o blog contou com a colaboração de India Mara Martins Doutor em Design (PUC-Rio) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual - PPGCine e do Departamento de Cinema e Vídeo, na área de Design Visual/Direção de Arte, da Universidade Federal Fluminense, como Membro Institucional, representante da Universidade Federal Fluminense. Bolsista UFF: Kimberly Palermo.

Entre 2011 e 2015, o blog contou com a colaboração de Cláudia Bolshaw (então doutoranda em Design pela PUC-Rio/PUC-RIO) e Sérgio Nesteriuk (Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/UAM).