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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

A Psicodinâmica das Cores na Animação

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Hudson Raniel Leonardo Figueiredo Cândido
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho desenvolve uma investigação sobre o uso da cor em seu espectro psicodinâmico na comunicação, definindo um meio de aplicá-lo dentro de técnicas de narrativa visual numa animação bidimensional. Foram estudados os meios de estruturação da pesquisa científica, com passos definidos para viabilizar o trabalho. Com isso foi possível começar a pesquisa, observando a história da animação e do uso das cores, seus métodos e suas aplicações, deixando pronta uma base para a solução dos problemas de pesquisa definidos. O projeto se apoiou em métodos de estruturação de gráficos narrativos a fim de transmitir uma mensagem imagética com pesquisas sobre o impacto das cores sobre o homem, desde sua fisiologia até o seu entendimento no mundo, reduzindo o caráter artístico da definição de cores para composição da paleta das cores no processo de desenvolvimento do projeto de animação. Os resultados destas investigações culminaram em anotações para o desenvolvimento de um método de escolha de paleta de cores, que dentro método de criação de design de Bruno Munari, baseadas em resultados de pesquisas anteriores da relação humana com as cores de Modesto Farina, respondem a uma função dramática dentro da narrativa como sugerido pelos gráficos de Bruce Block.

Palavras-chave: Design Gráfico, Animação bidimensional, narrativa visual, psicodinâmica das cores

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O Cinema de Animação Durante o Ciclo de Super 8 do Recife

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Christiane Quaresma Medeiros
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
ste trabalho busca pesquisar e analisar animações pernambucanas produzidas durante o contexto do ciclo de super 8 do Recife (década de 1970 e início de 1980). A pesquisa orienta-se segundo abordagem teórica proposta por Michael Baxandall, que propõe um olhar sobre a obra histórica do ponto de vista de seu processo criativo, na medida em que este reflete, antes, determinadas circunstâncias do contexto sociocultural onde a obra foi gerada. Assim, é papel deste trabalho debater sobre estas circunstâncias, que abrangem desde especificidades técnicas das tecnologias envolvidas (no caso, a cadeia produtiva envolvendo as películas de super 8, 16 e 35mm), problemas de acessibilidade das mesmas, valores culturais que estes materiais adquirem e como são abarcados pelo mercado, e que movimentos estéticos são concebidos em torno dos mesmos. Entenderemos, antes, como estas ferramentas se inserem no processo produtivo de animação, numa década em que esta linguagem ainda era uma arte exclusivamente filmada e dependente da tecnologia de bitolas, câmeras e projetores para ser produzida e comercializada. O estudo se divide em duas etapas: a pesquisa e seleção destas animações, e a análise das animações selecionadas. Foram encontradas 12 animações produzidas no recorte periódico proposto, a maior parte delas em super 8. De todas, tivemos acesso apenas a seis, que compõem o corpus a ser analisado. Foi considerado na análise a aplicação de soluções que refletissem a ideologia e os parâmetros estéticos que envolveram o contexto produtivo do ciclo de super 8 do Recife. A pesquisa visa suprir, ainda, uma lacuna historiográfica, trazendo narrativa à produção de animação pernambucana, ainda que restrita a uma única década desta história.

Palavras-chave: História da animação pernambucana, ciclo do super 8 do Recife, processo criativo, cultura

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Experimentação e Tradição em Narrativas de Animação: Uma Análise das Produções Brasileiras Vencedoras do Anima Mundi (2004-2014)

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Mizac Campos de Oliveira
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Diego Gouveia Moreira
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
O cinema nasceu a partir de experimentações das tecnologias que surgiam na revolução industrial no fim do século XIX. Com o passar do tempo, a sétima arte incorporou elementos, como roteiro, tipos de plano, movimentos de câmera, montagem, figurino, cenografia, decupagem, som e gênero do filme. Cada vez mais, o cinema de animação tem ganhado espaço. No Brasil, o Anima Mundi aparece como um dos principais festivais da área. Este trabalho problematiza quais animações brasileiras vencedoras do Anima Mundi, de 2004 a 2014, exploram experimentações em suas narrativas e como conseguem se afastar da narrativa mais tradicional. O objetivo é identificar as animações brasileiras vencedoras do Anima Mundi que apresentam rupturas na narrativa tradicional e mostrar como essas experimentações acontecem. Para isso, esta monografia realiza, inicialmente, uma ampla discussão sobre a narrativa cinematográfica e o cinema de animação. Na sequência, apresenta os vídeos vencedores do festival e analisa o projeto ético-estético de cada um com a intenção de identificar os que promovem experimentação na linguagem das animações e os que apresentam uma narrativa mais tradicional. Por fim, a pesquisa revela a importância das experimentações no cinema de animação para aprimorar e estimular novas potencialidades dentro desse tipo de filme.

Palavras-chave: Experimentação, Tradição, Narrativa, Cinema de animação, Anima Mundi

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