Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Cinema Sobre Cinema

Artigo em Revista On-line

Nome: Joana Nin
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 53 - Jan 2011 , p. 96.
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo

No meio de um festival em que eu era presidente do júri de curtas recebi uma tarefa extra: uma pilha de roteiros para julgar. Eram histórias com até 15 páginas escritas por alunos da escola de cinema da cidade. Dois deles veriam suas propostas virarem filmes com recursos e apoio da faculdade. Comecei  a  ler  animada  pela  oportunidade  de  conhecer  a variedade de ideias de uma nova geração de aspirantes a cineastas. Percebi, surpresa, que havia uma característica comum  entre  os  projetos:  a  maioria  era  sobre  cinema.  Na época, escolhi dois que não tratavam do tema pensando em estimular a criatividade deles. 

Palavras-chave: Cinema, De Janela Pro Cinema, Quiá Rodrigues, História do Cinema Brasileiro, Animação, Animação stop motion, Filme Cultura



Para o texto completo, clique aqui!

O Cavalinho Azul no Traço de Garnier

Artigo em Revista On-line

Nome: Roberto Parreira (Dir. Geral)
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 43 - Jan-Abr 1984 , p. 28-29.
Ano: 1984
País: Brasil

Resumo

Storyboard é a sequência de desenhos que indicam e orientam visualmente certas tomadas descritas no roteiro. No filme O Cavalinho Azul, baseado na peça de Maria Clara Machado, o cineasta Eduardo Escorel trabalhou com o ilustrador Gustavo Garnier. 

Palavras-chave: Storyboard para cinema, Ilustração, Storyboard, Filme Cultura

(OBS.: é mais um exemplo de aplicação e de storyboard que um artigo)


Para o texto completo, clique aqui!

A Representação dos Nativos Americanos no Filme Pocahontas

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Marianna Pereira Costa Mendes
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa: Curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual
Orientador: Jorge de La Barre
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
A recriação do mito de Pocahontas pelos Estúdios de animação Walt Disney trouxe novas representações e perspectivas sobre a colonização americana e a cultura dos nativos americanos. O presente trabalho tenta entender e reconstituir tal processo de estereotipagem etnocêntrico de personagens não brancos, a partir da análise descritiva qualitativa crítica do filme Pocahontas, de 1995, que atingiu divulgação mundial. Trata-se de questionar o discurso hegemônico sobre povos marginalizados acerca de suas próprias culturas, e o impacto dessa representação numa mídia de abrangência global.

Palavras-chave: Hegemonia, Nativos americanos, Pocahontas, Representação, TCC

Para o texto completo, clique aqui!