Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

O Bibliotecário no Mundo da Ficção

 

Artigo Acadêmico


Autora: Juliana Norato Endlich, Mircelânia Cavalcante do Nascimento e Monica Marques Carvalho Gallotti 
InstituiçãoUNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro e UFF - Universidade Federal Fluminense 
Publicado em: ENEBD - Anais do XLI Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação. GT 5: DIVERSXS. Artigo Completo Para Comunicação Oral 
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo

Apresenta a imagem do bibliotecário no imaginário da sociedade. Mostra a representação do bibliotecário em filmes, séries de TV e seriados, desenhos animados e histórias em quadrinhos, expondo os estereótipos e sua desconstrução em produções mais recentes. Reflete sobre como o bibliotecário é visto pelos estudantes universitários; analisa, por meio de pesquisa bibliográfica e questionário on-line aplicados em grupos de universitários no Facebook, e mostra como os personagens bibliotecários são vistos pelos universitários. O objetivo desta pesquisa foi mostrar a imagem do bibliotecário nas obras de ficção e mostrar como a geração atual vê a imagem do bibliotecário estereotipado e suas mudanças na atual indústria do entretenimento. Há uma ruptura de muitos estereótipos do bibliotecário, no entanto, ainda há muitos estudantes universitários que apenas carregam uma noção básica sobre o que o bibliotecário faz, mas eles também têm a noção de como os bibliotecários são desvalorizados. Mas ainda, é possível vislumbrar o aprimoramento da imagem do bibliotecário em obras ficcionais.


Palavras-chave: Bibliotecário na ficção, Personagens bibliotecários, Estereótipo de bibliotecário, Artigo Acad. 


Abstract

Presents the librarian's image on the society's minds. Shows the representation of the librarian on movies, TV series and sitcoms, cartoons and comics, exposing the stereotypes and their undoing in more recent productions. Bethink on how the librarian is seen by college undergraduate students; analyses, by bibliographical research and online questionnaire applied on college undergraduate student's Facebook groups, and shows how the librarian characters are seen by the college undergraduate students. The objective of this research was to show the librarian's image on fiction works and to show how the current generation sees the stereotypical librarian's image, and its changes on the current entertainment industry. There's a rapture of many librarian stereotypes, however, there are yet many college undergraduate students that only carry a basic notion on what the librarian does, but they also carry and have the notion on how librarians are undervalued. Yet, there is a betterment of the librarian's image on fictional works. 


Para o texto completo, clique aqui!


Era uma Vez o Livro Impresso? Narrativa, Leitura, Produção e Uso dos Livros Digitais Infantis

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Thaís Teixeira Mesquita
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: PPGCIPrograma de Pós-graduação em Ciência da Informação 
Orientador: Vera Lúcia Alves Breglia
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
A proposta desta dissertação é relacionar os entendimentos que possuímos sobre livro, leitura e narrativa ao cenário do livro digital, levando em consideração a arquitetura da informação frente aos recursos de animação, áudio, imagem, interação, som e vídeo permitidos pelos suportes dos livros digitais: os dispositivos eletrônicos. Como recorte da temática, a abordagem está voltada, especificamente, aos livros digitais infantis, por serem os mais propícios à utilização dos recursos multimidiáticos. Para tanto, apresentamos relativizações a respeito da dualidade dos suportes de livros digitais/impressos; discutimos sobre a possibilidade de modificações na estrutura linear das narrativas; e refletimos sobre a forma pela qual a leitura em tela pode influenciar na maneira que o leitor depreende e recebe o conteúdo. Somados a tais entendimentos, abordamos questões relacionadas à produção e à utilização dos livros digitais infantis, que nos permitiram concluir o quão experimental e incipiente são as suas produções e adoções, respectivamente, embora estejam em expansão e sejam de qualidade.

Palavras-chave: Livro digital, Livro digital infantil, Leitor imersivo, Narrativa de hipermídia, Suporte eletrônico, Dissertação 

Para o texto completo, clique aqui!

O Cinema Sonha com Filmes Cyberpunks?

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Luis Gustavo de Souza Gomes dos Santos
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa: Curso de Cinema e Audiovisual 
Orientador: Daniel Moreira de Sousa Pinna
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Esta monografia tem como objetivo relacionar os estudos de atmosfera fílmica à criação de obras cyberpunk, a partir da análise da série animê Psycho-Pass. Para isso faremos uma genealogia do subgênero na literatura e nas produções japonesas e, em seguida, definiremos os mecanismos que constituem a atmosfera da série, baseados nos conceitos de vigilância e disciplina juntamente com os estudos de atmosfera fílmica. 

Palavras-chave: Cyberpunk, Ficção Científica, Animação, Animê, Psycho-pass, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

O Cano d’Água – Um curta em animação 2D

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Fernando Sampaio Luiz
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Comunicação Visual Design - Escola de Belas Artes
Orientador: Elizabeth Motta Jacob
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O trabalho a seguir descreve os métodos utilizados no processo de produção do curta-metragem em animação bidimensional intitulado “O Cano d’Água”. Desde o design e origem dos personagens até o desenvolvimento do enredo, animação e criação de efeitos sonoros através de técnicas tanto físicas quanto digitais. A metodologia empregada em cada aspecto do projeto utilizando papel, lápis e softwares de pintura e animação é comentada ao longo de cada capítulo, com o resultado final podendo ser observado no filme desenvolvido. O texto apresenta também um resumo em relação à história da arte sequencial e subsequentemente da animação. Além de um pouco da história do próprio autor e os 12 princípios básicos da animação, exemplificados com cenas do próprio curta. O presente trabalho se propõe a servir como objeto de referência para outros animadores iniciantes e estudantes que, assim como o autor, gostariam de criar seus próprios filmes de forma simples e original.

Palavras-chave: Animação bidimensional, Comunicação visual design, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

A Máscara do Ego: Desenvolvimento visual de uma animação

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Iago Menezes de Araujo Diehl
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Comunicação Visual Design - Escola de Belas Artes
Orientador: Marcelo Gonçalves Ribeiro
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Esta monografia relata o desenvolvimento do projeto “A Máscara do Ego: Desenvolvimento Visual de uma Animação”, apresentado como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Visual Design na Escola de Belas Artes - UFRJ. Consiste no Desenvolvimento Visual de uma narrativa inspirada em história real voltada para um curta-metragem de animação, com estilo de arte inspirado em Anime, Arte Tradicional Japonesa , Arte Africana e Kung Fu. O projeto conta com a criação de uma narrativa original, Design de Personagens, Cenários e Beatboard. A pesquisa do projeto visava entender melhor o que era Desenvolvimento Visual e como construir uma narrativa original.

Palavras-chave: Desenvolvimento visual, Concept art, Animação, Anime, Design, Personagens, Cenários, Beatboard, TCC

Para o texto completo, clique aqui!