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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Desenvolvimento de Personagem 3D para Animação: Explorando ferramentas acessíveis para o cenário nacional


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Leonardo Stolberg
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este trabalho propõe documentar o processo de criação de personagem tridimensional destinado a animação em motor de jogos, demonstrando a possibilidade de uso de ferramentas gratuitas em todas as etapas da produção. O projeto tem como objetivo instigar o uso de programas acessíveis ao cenário brasileiro como uma opção viável no meio educacional e profissional, argumentando que recursos de uso gratuito conseguem atingir os objetivos da metodologia utilizada. O personagem é criado seguindo um método de produção destinado a jogos, depois animado e implementado em um motor de jogos 3D, onde é renderizado em uma cena. A mesma é compilada com gravações dos processos de criação em um formato de showreel para exibir os resultados do trabalho.

Palavras-chave: Personagens, Modelagem 3D, Animação 3D,  Softwares gratuitos, Open-source, TCC.

Abstract
This work begins from the proposal to document the creation process of a three-dimensional character for animations in game engines, demonstrating the possibility of using free software in the entire production process. The project has the intent to instigate the usage of accessible tools to the Brazilian scenario as a viable option for educational and professional medium, showing that free software can achieve the objectives of the used methodology. The character is created following a method for game production, then animated and implemented in a 3D game engine, where it is rendered in a scene. Recordings of the creation processes are compiled with the rendered scenes in a showreel format to showcase the results of the project.

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A Divulgação Científica e o Desenho Animado o Show da Luna!: Uma possibilidade de iniciação do método de pesquisa científica na infância


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Raquel Nunes Mazziotti Rodrigues
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Orientadora: Patrícia Mallmann Souto Pereira
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Aborda a temática da divulgação científica, à qual aplicada ao desenho animado pode proporcionar ao público infantil o primeiro contato com a ciência. Objetivou analisar quais elementos estão presentes no desenho animado O Show da Luna!, a fim de qualificá-lo como dispositivo de divulgação científica voltado para o público infantil. O referencial teórico está estruturado a partir de autores que tratam da temática de divulgação científica, de desenho animado, do método científico e das aplicações do método de pesquisa científica na infância. A metodologia utilizada para realização da pesquisa tem início a partir da pesquisa documental que se propõe analisar documento audiovisual de animação produzido pelos meios de comunicação de massa, e que ainda não recebeu nenhum tratamento ou análise. A técnica de coleta de dados foi pela observação sistemática, a partir de um roteiro de observação para a análise dos episódios, e teve como apoio questionário. Foi empregada análise de conteúdo como procedimento que viabilize a análise e interpretação dos resultados. Conclui-se que o desenho analisado demonstra potencial em relação à divulgação científica por apresentar elementos constatados no decorrer do estudo.

Palavras-chave: Divulgação científica, Desenho animado, Pesquisa científica, TCC.


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Animação Contemporânea: Filmes para crianças e adultos


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriela Collares Gomes Quitans
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Paulo Roberto Gibaldi Vaz
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Explora algumas das mudanças nos filmes de animação para entender como um público mais amplo, composto por jovens e adultos, foi atingido por filmes desse gênero. Como um filme denominado infantil conseguiu atrair o interesse de uma faixa etária onde os gostos são bem diferentes dos de uma criança. O gênero animação não mais, necessariamente, possui filmes com histórias pautadas nos contos de fadas, onde essencialmente se tem o príncipe, a princesa, o mal e um final feliz. Para tanto, será feito um breve panorama acerca de outros estudos, do contexto histórico, de produtoras do gênero, dos adultos como espectadores, do conteúdo de mais recentes produções e uma introdução aos dois filmes escolhidos. Será realizada também uma pesquisa qualitativa onde esses dois filmes escolhidos para análise, “Divertida Mente” e “Zootopia”, serão analisados segundo os conceitos de intertextualidade e autenticidade. Como resultados, poderá ser observado em determinadas cenas das animações, nos personagens e na narrativa a presença de elementos que ajudarão a esclarecer o público de jovens e adultos que os filmes de animação contemporâneos foram capazes de alcançar.

Palavras-chave: Animação, Comunicação de massa, Público-alvo, Adultos, TCC.


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Livre Estou: As princesas Frozen e as mudanças no processo de representação da mulher na sociedade ocidental contemporânea


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Paula Jardim Menegghini
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora: Monica Machado Cardoso
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Analisa as mudanças nas representações da mulher a partir das princesas dos filmes produzidos pelos estúdios de animação Walt Disney. Amparando-se na moldura teórica dos estudos de representações sociais, essa pesquisa busca compreender os significados atribuídos à mulher através de códigos narrativos nos filmes dessa categoria. Uma vez que esses filmes têm acompanhado os acontecimentos históricos e sociais através de suas representações, analisaremos o cinema de Walt Disney como possível ferramenta de construção e/ou disseminação de estereótipos capazes de influenciar o comportamento social, em especial o das crianças. A pesquisa conjuga a análise da enunciação do filme “Frozen” cruzando os dados com o estudo das ações promocionais do filme lançadas pelos estúdios Disney em 2013 e análise de recepção através de uma pesquisa de campo com mães do público infantil feminino.

Palavras-chave: Mulheres, Disney, História e crítica, TCC.


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A Representação Visual do Mundo dos Mortos nos Filmes O Estranho Mundo de Jack e A Noiva Cadáver


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriela Xavier Martins de Lima
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Paulo Guilherme Domenech Oneto
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Esse trabalho tem por objetivo proceder a uma análise fílmica da representação visual do mundo dos mortos em duas animações de stop-motion, O Estranho Mundo de Jack (Henry Selick, 1993) e A Noiva Cadáver (Tim Burton, 2005). Para isso, serão observados e discutidos dois aspectos específicos da arte dos filmes: a paleta de cores e os resultados de cada aplicação cromática específica para caracterizar e construir simbolicamente o cenário da morte. Pretende-se, sobretudo, delinear o distinto olhar do autor de ambas as histórias – Tim Burton (1958- ) – sobre os mortos, usualmente considerados como mórbidos e temíveis. Busca-se concluir que, nos dois casos aqui estudados, há uma peculiaridade na conceituação desse assunto uma vez que há a inversão de valores – em maior ou menor grau – e o mundo dos mortos passa a ser, portanto, composto de definições positivas além do lúgubre. Isto posto, será reforçado nessa análise o quanto as preferências do design de uma obra cinematográfica cooperam decisivamente para a significação de personagens, ambientes e temática em si da história.

Palavras-chave: Audiovisual, Análise fílmica, Cinema, Morte, TCC.


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