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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Heart Station: O uso de tecnologias de baixo custo na produção de uma animação tridimensional

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ronaldo de Barros Lima Júnior
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Manoel Alcoforado Guedes Neto
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Durante sua evolução, a animação fez uso de diversas técnicas desenvolvidas para outras áreas de pesquisa. Iniciando com tecnologias onde apenas especialistas poderiam usar, graças a essa melhora em conjunto com o computador pessoal, o uso de novas tecnologias com baixo custo chegou ao usuário doméstico e às pequenas produções visuais. Sabendo disto, neste trabalho serão analisadas e testadas algumas dessas novas tecnologias voltadas para animação. Focando na animação tridimensional, primeiramente será apresentação da evolução da tecnologia voltada para animação, depois apresentadas as etapas necessárias para o desenvolvimento de uma e finalmente a apresentação das novas tecnologias. Posteriormente, com uso de uma metodologia, foi desenvolvido um pré-projeto que visa servir de base para as etapas projetuais onde essas novas tecnologias podem ser aplicadas.

Palavras-chave: Animação por computador, Produção, Tecnologia, Custo, TCC

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Ensaio Sobre a Solidão

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Andrea Silva Neto
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Cinema e Audiovisual
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho consiste em um curta-metragem, no formato animação de colagem, intitulado "Ensaio sobre a Solidão", em que é abordado o tema da solidão na velhice. A animação retrata um dia na vida de um idoso que vive sozinho e enfrenta fantasmas em seu próprio inconsciente, através da linguagem surreal proporcionada pela animação de colagem, na qual se utiliza de recortes de fotografias para produzir absolutamente qualquer coisa.

Palavras-chave: Animação, Animação de Colagem, Animação de recorte, TCC

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Animação Seriada Pernambucana: História, financiamento e distribuição

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Tiago de Jesus Santos Costa
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Cinema e Audiovisual
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
No começo dos anos 2010, o lançamento do “Mundo Bita” dá início a um mercado de produção de séries de animação em Pernambuco. Ao longo da década, este setor se desenvolveu, com o surgimento ou aderência de novas produtoras, que expandiram o contingente de realizações no estado. Com verbas em maioria públicas, a existência de políticas culturais de incentivo à produção audiovisual brasileira foi essencial nesse processo. Também, legislações como a Lei 12.485, que ao determinar a obrigatoriedade de cotas de exibição de programação nacional em canais por assinatura, estimulou a demanda por conteúdo produzido no país. No entanto, ainda há problemas nos processos de fomento, execução e comercialização dessas obras. Nesta monografia, pretende-se abordar a estrutura desse mercado de animação seriada pernambucana, observando sua história e examinando quais as produtoras e produções em curso, atentando-se, principalmente, a questões de financiamento e distribuição. Para isso, foi realizada revisão bibliográfica acerca da história da animação no Brasil, das estruturas da televisão brasileira e das políticas audiovisuais vigentes no país. Também, pesquisa exploratória, consultando profissionais da indústria.

Palavras-chave: Animação, Séries de animação, Animação seriada pernambucana, Audiovisual pernambucano, Mundo bita, TCC

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Os Vazios Silenciosos no Coração dos Super-heróis: Comunicação, alegoria e dispersão

Dissertação de Mestrado

Nome:Cláudio Clécio Vidal Eufrasino
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Orientador: Paulo Carneiro da Cunha Filho
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar a narrativa dos super-heróis (tanto em quadrinhos quanto em desenhos animados) como espaço de manifestação de versões apócrifas, ou não-oficiais, do discurso filosófico. Damos destaque ao debate acerca da razão. A idéia é estudar as implicações envolvidas na relação dialética entre o discurso oficial do campo da Filosofia e o lado B deste discurso quando se manifesta nas histórias de super-heróis. Pesquisamos também como tal manifestação cifrada ou discurso das vozes socialmente silenciadas relaciona-se com a noção de alegoria desenvolvida por Walter Benjamin. Ao fazermos isso, estamos nos deparando com um campo de estudos que tem sido, como lembra Foucault, posto de escanteio: o estudo das contradições. Deixamos de tratá-las como sinônimo de erro e falta de lógica, para estudarmos como elas se configuram em torno de um sistema para expressar sentido. Desta forma, aproximamo-nos da teoria de Foucault sobre os sistemas de dispersão, ao analisarmos as histórias de super-heróis (a epopéia contemporânea) como uma das manifestações desse sistema. Trabalhamos a hipótese de que a alegoria, não mais entendida como mero recurso estilístico, anda de mãos dadas com o sistema de dispersões. Outro elemento sobre o qual refletimos é como discurso oficial e discurso apócrifo relacionam-se ao conflito entre as forças pró-unidade e pró-dispersão do sentido nas representações. A hipótese é de que este conjunto de relações é mediado por duas modalidades de comunicação, respectivamente: a informacional e a intersemiótica. Conforme a prevalência de uma dessas modalidades, a tendência é diminuir ou aumentar o espaço da contradição, e, por conseguinte, da dispersão, nas representações. O que está em jogo neste conflito entre os modos de comunicação é a manutenção ou revogação de elementos do sistema ou status quo. Além disso, entra em jogo a delimitação socialmente dada entre simbólico e alegórico, entre real e fantasia.

Palavras-chave: Comunicação filosófica; Alegorias; Narrativas de super-heróis; Sistema de dispersão, Dissertação

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Era uma vez Frozen: O conto de fadas e suas ressignificações na circulação midiática

 

Dissertação de Mestrado

Nome: Evelin de Oliveira Haslinger
Instituição: Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Escola da Indústria Criativa
Orientadora: Ana Paula da Rosa
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa é um estudo sobre as transformações dos contos de fadas na sociedade em vias de midiatização. Nosso objetivo central é investigar estas transformações a partir do processo de circulação dos contos de fadas, tomando como referência seu percurso histórico. Trata-se da circulação dos contos de fadas, suas atualizações e permanências inscritas em circuitos, isto é, no fluxo adiante (BRAGA, 2012) por meio de multidispositivos que reiteram a valorização e agenciam novas formas de contato, modificando o próprio público e seu papel. Para tal, selecionamos um conto de fadas para a constituição do nosso caso de pesquisa, sendo ele: a animação “Frozen: uma aventura congelante” (Disney, 2013). Esta obra se destaca como um dos contos de fadas mais populares na atualidade e está entre os que mais geram produtos midiáticos e não midiáticos. O problema de pesquisa que guia nosso estudo é: Como os sentidos sobre Frozen são construídos a partir da tensão entre gramáticas de produção e reconhecimento? Tendo este problema como eixo, voltamo-nos para a análise da animação Frozen a partir de três instâncias: do livro para a animação; da animação e sua circulação e, por fim, a inscrição do conto em uma lógica de consumo. Como aportes teóricos, mobilizamos em especial os conceitos de sociedade dos meios, midiatização e circulação, com atenção aos autores latino-americanos. O trabalho dá pistas não apenas de transformações de meio (do livro para o digital), mas do próprio sentido do conto, cada vez mais cogerido pelos atores sociais.

Palavras-chave: Animação, Frozen, Midiatização, Contos de fadas, Circulação, Dissertação.


Abstract
This research is a study about the transformations of fairy tales in the society in process of mediatization. Our central objective is to investigate these changes from the movement of fairy tales, referring to their historical course. It means the flow of fairy tales, their updates and stays inscribed in circuits, namely in the flow forward (BRAGA, 2012) through multi-devices that reiterate the valorization and organize new forms of contact, modifying the public itself and its role. To that end, we selected a fairy tale for the formation of our survey, being: the animation "Frozen: a freezing adventure" (Disney, 2013). This piece of work stands out as one of the most popular fairy tales nowadays and is among the ones that generate the most media and non-media products. The research problem guiding our study is: How the meanings about Frozen built from the tension among grammars of production and recognition? Highlithing this problem, we return to the analysis of Frozen animation based on three instances: from book to animation; on animation and its circulation and, finally, the inscription of the fairy tale in a logic of consumption. As theoretical contributions we mobilize in particular the concepts of media society, mediatization and circulation with attention to Latin American authors. The work gives clues not only of changes in the media (from the printed to the digital book), but also in the very meaning of the story, which is increasingly co-managed by the social actors.

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