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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Síntese de Animação Facial Expressiva Baseada em Modelos Ocultos de Markov

Dissertação de Mestrado


Nome: Silvano Ressurreição de Jesus Filho
Instituição: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Orientadora: Paula Dornhofer Paro Costa
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Agentes conversacionais virtuais, ou talking heads, são representações em vídeo da face de um agente virtual, que simulam a fala de um interlocutor humano. São uma poderosa ferramenta de interface computacional, com potencial para tornar interações mais naturais e atraentes. Nesse contexto, o campo de Síntese de Animação Facial lida com a geração automática de vídeos de um agente virtual, a partir de um texto arbitrário ou de áudio produzido previamente. Em sistemas de síntese de animação baseados em texto, o desafio técnico pode ser separado em duas etapas: geração de trajetórias de articulação labial e demais movimentações faciais a partir de uma sequência de fonemas, e conversão dessas trajetórias em sequências de imagens finais. Este trabalho foca na primeira etapa. Um sistema, baseado em modelos ocultos de Markov, capaz de gerar trajetórias de movimentações a partir de textos arbitrários é descrito e avaliado. A implementação é realizada para o Português do Brasil e a modelagem leva em consideração a expressividade do agente, sendo capaz de gerar trajetórias para diferentes emoções. A abordagem de modelagem de variancia do sinal é utilizada pra reduzir o efeito de sobreamortecimento.

Palavras-chave: Computação gráfica, Animação por computador, Expressão facial - Simulação por computador, Modelos markovianos ocultos, Dissertação.


Abstract
Virtual conversational agents, or talking heads, are a powerful computer interface tool that simulates human speech, potentially making computer interactions more natural and engaging. The Visual Speech Synthesis field deals with automatic generation of videos of virtual agents, from generic text or audio. For text-based visual speech synthesis, the technical challenge can be split in two parts: the automatic generation of trajectories of attributes that describe visual speech from sequenes of phonemes, and the rendering of those trajectories into actual videos. This research focus on the first problem. We describe a Hidden Markov Models based system for the synthesis of visual attributes for Brazilian Portuguese. We also explore the inclusion of contextual expressive information and the modelling of variance to improve the quality of the generated trajectories.


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Heart Station: O uso de tecnologias de baixo custo na produção de uma animação tridimensional

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ronaldo de Barros Lima Júnior
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Manoel Alcoforado Guedes Neto
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Durante sua evolução, a animação fez uso de diversas técnicas desenvolvidas para outras áreas de pesquisa. Iniciando com tecnologias onde apenas especialistas poderiam usar, graças a essa melhora em conjunto com o computador pessoal, o uso de novas tecnologias com baixo custo chegou ao usuário doméstico e às pequenas produções visuais. Sabendo disto, neste trabalho serão analisadas e testadas algumas dessas novas tecnologias voltadas para animação. Focando na animação tridimensional, primeiramente será apresentação da evolução da tecnologia voltada para animação, depois apresentadas as etapas necessárias para o desenvolvimento de uma e finalmente a apresentação das novas tecnologias. Posteriormente, com uso de uma metodologia, foi desenvolvido um pré-projeto que visa servir de base para as etapas projetuais onde essas novas tecnologias podem ser aplicadas.

Palavras-chave: Animação por computador, Produção, Tecnologia, Custo, TCC

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Ensaio Sobre a Solidão

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Andrea Silva Neto
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Cinema e Audiovisual
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho consiste em um curta-metragem, no formato animação de colagem, intitulado "Ensaio sobre a Solidão", em que é abordado o tema da solidão na velhice. A animação retrata um dia na vida de um idoso que vive sozinho e enfrenta fantasmas em seu próprio inconsciente, através da linguagem surreal proporcionada pela animação de colagem, na qual se utiliza de recortes de fotografias para produzir absolutamente qualquer coisa.

Palavras-chave: Animação, Animação de Colagem, Animação de recorte, TCC

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Animação Seriada Pernambucana: História, financiamento e distribuição

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Tiago de Jesus Santos Costa
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Cinema e Audiovisual
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
No começo dos anos 2010, o lançamento do “Mundo Bita” dá início a um mercado de produção de séries de animação em Pernambuco. Ao longo da década, este setor se desenvolveu, com o surgimento ou aderência de novas produtoras, que expandiram o contingente de realizações no estado. Com verbas em maioria públicas, a existência de políticas culturais de incentivo à produção audiovisual brasileira foi essencial nesse processo. Também, legislações como a Lei 12.485, que ao determinar a obrigatoriedade de cotas de exibição de programação nacional em canais por assinatura, estimulou a demanda por conteúdo produzido no país. No entanto, ainda há problemas nos processos de fomento, execução e comercialização dessas obras. Nesta monografia, pretende-se abordar a estrutura desse mercado de animação seriada pernambucana, observando sua história e examinando quais as produtoras e produções em curso, atentando-se, principalmente, a questões de financiamento e distribuição. Para isso, foi realizada revisão bibliográfica acerca da história da animação no Brasil, das estruturas da televisão brasileira e das políticas audiovisuais vigentes no país. Também, pesquisa exploratória, consultando profissionais da indústria.

Palavras-chave: Animação, Séries de animação, Animação seriada pernambucana, Audiovisual pernambucano, Mundo bita, TCC

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Os Vazios Silenciosos no Coração dos Super-heróis: Comunicação, alegoria e dispersão

Dissertação de Mestrado

Nome:Cláudio Clécio Vidal Eufrasino
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Orientador: Paulo Carneiro da Cunha Filho
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar a narrativa dos super-heróis (tanto em quadrinhos quanto em desenhos animados) como espaço de manifestação de versões apócrifas, ou não-oficiais, do discurso filosófico. Damos destaque ao debate acerca da razão. A idéia é estudar as implicações envolvidas na relação dialética entre o discurso oficial do campo da Filosofia e o lado B deste discurso quando se manifesta nas histórias de super-heróis. Pesquisamos também como tal manifestação cifrada ou discurso das vozes socialmente silenciadas relaciona-se com a noção de alegoria desenvolvida por Walter Benjamin. Ao fazermos isso, estamos nos deparando com um campo de estudos que tem sido, como lembra Foucault, posto de escanteio: o estudo das contradições. Deixamos de tratá-las como sinônimo de erro e falta de lógica, para estudarmos como elas se configuram em torno de um sistema para expressar sentido. Desta forma, aproximamo-nos da teoria de Foucault sobre os sistemas de dispersão, ao analisarmos as histórias de super-heróis (a epopéia contemporânea) como uma das manifestações desse sistema. Trabalhamos a hipótese de que a alegoria, não mais entendida como mero recurso estilístico, anda de mãos dadas com o sistema de dispersões. Outro elemento sobre o qual refletimos é como discurso oficial e discurso apócrifo relacionam-se ao conflito entre as forças pró-unidade e pró-dispersão do sentido nas representações. A hipótese é de que este conjunto de relações é mediado por duas modalidades de comunicação, respectivamente: a informacional e a intersemiótica. Conforme a prevalência de uma dessas modalidades, a tendência é diminuir ou aumentar o espaço da contradição, e, por conseguinte, da dispersão, nas representações. O que está em jogo neste conflito entre os modos de comunicação é a manutenção ou revogação de elementos do sistema ou status quo. Além disso, entra em jogo a delimitação socialmente dada entre simbólico e alegórico, entre real e fantasia.

Palavras-chave: Comunicação filosófica; Alegorias; Narrativas de super-heróis; Sistema de dispersão, Dissertação

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