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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

A Estátua de São Sebastião: Processo de animação sobre a história catarinense

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rodrigo Humaitá Witte
Instituição: 
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Luiz Sens
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho descreve o processo de criação de uma animação para o Curso de Animação do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como tema a história do Contestado e abordando a prisão da imagem de São Sebastião durantes os eventos que ocorreram entre 1912 e 1916, conhecido como “Guerra do Contestado”. Foi utilizado para a pesquisa histórica a obra “Guerra do Contestado para Crianças”, do autor caçadorense Gerson Witte, além de informações obtidas pela comunidade de São Sebastião do Sul, no interior do município de Lebon Régis. Além de detalhar o processo de animação desse roteiro, este artigo busca mostrar a importância de registrar a história e o papel da linguagem artística da animação para a divulgação.

Palavras-chave: Animação, Curta-animado, 2D, Guerra do Contestado, TCC.



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O Impacto da Inteligência Artificial no Processo Artístico da Concepção de um Jogo Indie

 

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Pâmela da Silva Souza
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Eliete Auxiliadora Assunção Ourives
Coorientador: Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
A Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel cada vez mais significativo em diversas áreas, e a indústria dos jogos não é exceção. Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse em explorar o potencial da IA no processo de criação de jogos, especialmente no contexto dos jogos indie, que são controlados por equipes menores e com recursos limitados. Assim, este artigo tem como objetivo discutir o impacto da IA no processo artístico durante a concepção de um jogo indie, abordando tanto os benefícios quanto os desafios enfrentados nessa integração. O método de pesquisa é qualitativo e exploratório. Enfim, é essencial abordar os desafios, como o equilíbrio entre autonomia e criatividade humana, a falta de acesso a conjuntos de dados robustos e a dependência de padrões pré-existentes. A integração cuidadosa da IA pode levar a uma nova era de jogos indie inovadores e visualmente deslumbrantes.


Palavras-chave: Animação, Inteligência Artificial, Jogos Indie, Concept Art, MidJourney, TCC.


Abstract
Artificial Intelligence (AI) has been playing an increasingly significant role in various fields, and the gaming industry is no exception. In recent years, there has been a growing interest in exploring the potential of AI in the game development process, especially in the context of indie games, which are driven by smaller teams with limited resources. Thus, this article aims to discuss the impact of AI on the artistic process during the conception of an indie game, addressing both the benefits and challenges faced in this integration. The research method is qualitative and exploratory. Ultimately, it is essential to address challenges such as balancing autonomy and human creativity, the lack of access to robust datasets, and the dependence on pre-existing patterns. The careful integration of AI can lead to a new era of innovative and visually stunning indie games.


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Entre o Humano e o Animal: A Questão da Técnica em Ratatouille

 


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriel Rocha Pimenta
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Guilherme Carvalho da Rosa
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O interesse da pesquisa concentra-se em como a animação tematiza o enquadramento de uma condição humana na representação antropomórfica baseada em animais. De forma específica, a análise é recortada sobre o longa-metragem Ratatouille (Pixar, 2007) e a expressão de uma relação entre o humano e o animal. No filme, há uma representação animal baseada em roedores, especialmente ratos, que interagem com personagens humanos. Essa interação ocorre na medida em que a diegese propõe uma espécie de “metafísica” dos ratos que possuem uma racionalidade. Para auxiliar essa pesquisa sobre essa possível metafísica, o artigo traz os conceitos de Heidegger descritos em seu livro Ser e Tempo (1996) e nos seus estudos acerca da técnica e da tecnologia, conforme presente em The Question Concerning Technology and Other Essays (1977). Essa pesquisa também conta com o apoio teórico formalista proposto por Eisenstein para buscar evidenciar as questões estruturais da narrativa que dão suporte a essa “metafísica”. A hipótese proposta pelo artigo é de que a partir dos conceitos metafísicos de Hedeigger possamos atribuir ao protagonista do filme, o rato Remy, uma “humanidade”.

Palavras-chave: Animação, Ratatouille, Heidegger, Eisenstein, Formalismo, Metafísica, TCC.


Abstract
This research interest focuses on how animation thematizes the framing of a human condition in anthropomorphic animal-based representation. Specifically, the analysis is based on the feature film Ratatouille (Pixar, 2007) and the expression of a relationship between the human and the animal. In the film, there is an animal representation based on rodents, especially mice, that interact with human characters. This interaction occurs in the measure that the diegesis proposes a kind of "metaphysics" of rats that have a rationality. In order to support this research on this possible metaphysics, the article presents Heidegger's concepts described in his book, Being and Time (1996) and his studies on technique and technology, as presented in The Question Concerning Technology and Other Essays (1977). This research also counts on the formalist theoretical support proposed by Eisenstein to seek to highlight the structural questions of the narrative that can support this "metaphysics". The hypothesis proposed by the article is that we can attribute to the protagonist of the film, the rat Remy, a "humanity", based on the metaphysical concepts of Hedeigger.


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Reflexões sobre o Ensino de Cinema de Animação na UFMG e UFPel: Uma análise comparativa entre os cursos pioneiros de graduação através da mobilidade acadêmica

 


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Bruno da Silva Alves
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Antônio César Fialho de Sousa
Coorientadora: Carla Schneider
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
O trabalho tem como objetivo analisar os cursos de cinema de animação da UFMG e UFPel para destacar suas principais diferenças, com a finalidade de refletir sobre as metodologias vivenciadas durante a formação como aluno de graduação em ambos os cursos. A partir da experiência da mobilidade acadêmica realizada na UFPel, o autor, aluno de origem da UFMG, aborda aspectos técnicos e didáticos vivenciados em cada percurso formativo, analisando-os para oferecer à comunidade acadêmica uma reflexão crítica sobre possíveis melhorias no ensino de cinema de animação nestas duas universidades públicas brasileiras.

Palavras-chave: 
Cinema de Animação, Mobilidade Acadêmica, Metodologia de Aprendizado, Análise Comparativa, UFMG, UFPel, TCC.


Abstract
The work aims to analyze the animation cinema courses at UFMG and UFPel to highlight their main differences, in order to reflect on the methodologies experienced during training as an undergraduate student in both courses. Based on the experience of academic mobility carried out at UFPel, the author, an original student at UFMG, addresses technical and didactic aspects experienced in each formative path, analyzing them to offer the academic community a critical reflection on possible improvements in
the teaching of cinema of animation in these two Brazilian public universities.


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O Ma (間) no média-metragem de animação 'Koto No Ha no Niwa' (Garden of Words, 2013)

 


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Saki Okatani
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Guilherme Carvalho da Rosa
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
A presente pesquisa propõe uma abordagem do estilo em sequências de filmes de animação que possam ser caracterizadas como Ma (間). Interessa observar, particularmente, um filme: Koto No Ha no Niwa (Garden of Words, 2013). O Ma (間) está associado à experiência de imersão dos sujeitos no tempo e no espaço através de várias afetações, oriundas não apenas da arte e da visualidade, mas sobretudo da vida cotidiana japonesa. Como prática de pesquisa, propõe-se a escolha de sequências, a partir da estrutura narrativa ampla dos filmes, onde tenha-se, de forma característica, “quebras” de ritmo na narrativa e foco em mise-en-scène. Após, tais sequências serão observadas empiricamente com relação a aspectos específicos abordados no estilo, cenário e encenação (movimento e interpretação) de acordo com Bordwell e Thompson (2013). Por fim, a observação será interpretada em diálogo com o quadro de referência da pesquisa: estilo cinematográfico, abordagens possíveis do Ma (間) dentro da pesquisa em cinema e olhares filosóficos sobre o tempo e o espaço que auxiliem na interpretação das sequências.

Palavras-chave: Ma (間), Estilo Cinematográfico, Animação Japonesa, TCC.


Abstract
The present research proposes to approach the cinematographic style that can be characterized as Ma (間) in animated film sequences. Therefore, it is under our interest to observe the film Koto No Ha no Niwa (Garden of Words, 2013. Ma (間) is associated with the subject's experience of immersion in time and space through various affectations, arising not only from art and visuality, but above all from everyday Japanese life. As a research practice, the choice of sequences is proposed based on the broad narrative structure of the films, where there is a focus on mise-en-scène and, in a characteristic way, “breaks” of rhythm in the narrative arc. Afterwards, such sequences will be observed empirically in relation to specific aspects in style, setting and staging (movement and interpretation) according to Bordwell and Thompson (2013). Finally, the observation will be interpreted in alignment with the theoretical framework used for this research: cinematographic style, possible Ma (間) options within the film research and philosophical perspectives on time and space that are helpful for the interpretation of the sequences.


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