Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Openmocap: uma aplicação de código livre para a captura óptica de movimento

  

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 31/05/2012)


Autor: David Lunardi Flam
InstituiçãoUniversidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Instituto de Ciências Exatas 
ProgramaPós-Graduação em Ciência da Computação
Orientador: Arnaldo de Albuquerque Araujo e Joao Vitor Boechat Gomide
Ano: 2009

País: Brasil

Resumo

A captura de movimento é, nos dias de hoje, uma técnica valiosa para a animação de personagens virtuais em filmes e jogos digitais graças ao alto grau de realismo que pode ser alcançado. Infelizmente, grande parte dos sistemas disponíveis atualmente para realizar a tarefa têm alto custo e são proprietários. Neste trabalho, uma aplicação de código livre para a captura óptica de movimento é desenvolvida, baseada em técnicas de análise de imagens digitais. As etapas de inicialização, rastreamento, reconstrução e saída são todas realizadas pelo software construído, o OpenMoCap. A arquitetura definida é apropriada para gravação em tempo real de movimento e é flexível, permitindo a adição de novos módulos otimizados para partes específicas do fluxo de captura, aproveitando as outras partes já existentes. Experimentos com duas câmeras com LEDs infravermelhos e marcadores reflexivos foram realizados e a metodologia criada foi avaliada. Apesar de não possuir a mesma robustez e precisão da solução comercial comparada, este trabalho funciona para animações simples e serve como incentivo para a pesquisa na área.


Palavras-chaveImagens Técnicas Digitais, Computação, Imagem Tridimensional

Abstract

Nowadays motion capture is a valuable technique for virtual character animation in digital movies and games due to the high degree of realism that can be achieved. Unfortunately, most of the systems currently available to perform that task are expensive and proprietary. In this work, an open source application for optical motion capture is developed based on digital image analysis techniques. The steps of initialization, tracking, reconstruction and output are all accomplished by the built OpenMoCap software. The defined architecture is designed for real time motion recording and it is flexible, allowing the addition of new optimized modules for specific parts of the capture pipeline, taking advantage of the existing ones. Experiments with two cameras with infrared LEDs and reflexive markers were carried out and the created methodology was assessed. Although not having the same robustness and precision of the compared commercial solution, this work can do simple animations and it serves as an incentive for research in the area.

Para o texto completo, clique aqui!

Panorama e Proposições da Animação em Stop Motion

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 30/11/2011)

Nome: Flávio Gomes de Oliveira
Instituição: Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Artes Visuais
Programa: Mestrado em Arte e Cultura Visual (FAV)
Orientador: Cleomar Rocha
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
O principal objetivo desta pesquisa é estabelecer o panorama atual da animação mundial com ênfase na técnica de animação conhecida como stop motion. Para isso, foi realizado um levantamento dos principais filmes de animação produzidos entre 1999 e 2008, para em seguida, promover uma discussão a respeito da utilização desta técnica e das principais características visuais presentes nos filmes do gênero, com a finalidade de eleger alguns indicativos de qualidade para este tipo de animação que justifiquem a manutenção do uso desta técnica. A título de produção imagética de mestrado, é apresentado um pequeno vídeo de animação, produzido com a técnica de stop motion, seguindo os indicativos técnicos apontados pela pesquisa e com sistema de apresentação estereoscópica.

Palavras-chave: Animação, Stop motion, Poéticas visuais, Tecnologias digitais, Estereoscopia

Abstract
The main objective of this research is to establish the actual situation of the animation world with emphasis on animation technique known as stop motion. This survey is based on major feature films animated film produced in ten years covering the years between 1999 and 2008, then promote a discussion about this technique and the main visual characteristics present in films of the genre, in order to elect some quality indicators for this type of animation that justify maintenance of use of this technique. For master image production, is shown a short movie animation, produced with the technique of stop motion, following the technical indicators in the survey and system stereoscopic presentation.

Keywords: Animation, Stop motion, Visual poetics

Para o texto completo, clique aqui!

Areias e Contas em Movimento: Análise de dois filmes de animação

Artigo Acadêmico
(indexado pela 1ª vez em 30/11/2011)

Autora: Cristina Bruzzo
Instituição: Educ. Soc. vol.23 no.79 Campinas Aug.2002
Ano: 2002
País: Brasil

Resumo
Partindo da idéia de Gaston Bachelard de que a manipulação    da matéria  permite a recriação da realidade pelo imaginário    poético, proponho    uma divagação a respeito de dois filmes de animação,     nos quais o manuseio da matéria pelo animador tem um papel  fundamental.    Isto parece óbvio, afinal o filme de animação se  apresenta    como uma seqüência de imagens que criam a ilusão de  movimento    e estas imagens são construídas uma a uma como uma forma de  expressão    na qual as escolhas estéticas são fundamentais, incluída     a opção dos suportes e substâncias empregadas. Entretanto,    nestes  filmes em particular, além do resultado visual proporcionado pelo     trabalho artístico do animador, a natureza dos elementos utilizados  participa    da construção das significações.

Para o texto completo, clique aqui!