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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

A Fração do Ritmo: O estudo do movimento e sua aplicação no cinema de animação

  

Artigo Acadêmico
(indexado pela 1a. vez em 27/10/2014)


Autor: Henrique Moraes Köpke
InstituiçãoUniversidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Revista Orson. ISSN 2237-3381 Revista dos Cursos de Cinema do Cearte UFPEL. Vol. 4: pp. 162-167.
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Garimpar, por definição, é a ação de explorar minérios como cobalto, zinco, ouro e diamante. Em seu processo de exploração, o garimpeiro utiliza  sua  paciência  e  perseverança  para  procurar  indícios  e  pistas que  o  levem,  de  fato,  ao  tesouro.  Existem  terrenos  que  possuem condições  geográficas  e  climáticas  favoráveis  à  exploração;  outros, porém,  apresentam  acessos  mais  difíceis.  Assim,  as  relações  que  o garimpeiro  precisa  estabelecer  entre  as  informações  técnicas,  as pistas e indícios que coletou e o conhecimento do terreno, definirão onde  deverá  se  concentrar  e  investigar  profundamente  a  !m  de encontrar o que procura. Analogicamente, a pesquisa acadêmica propõe as mesmas aventuras e  desventuras.  O  pesquisador  precisa  garimpar  as  informações dispersas em uma vastidão de livros, teses e dissertações. A pesquisa interdisciplinar, por conjurar a abordagem de várias áreas do saber, trabalha  com  uma  gama  maior  de  informação,  criando  caminhos que  podem  desembocar  em  abismos  ou  locais  de  difícil  acesso. Perseverança  e  paciência  se  aplicam,  da  mesma  forma,  no  trabalho do pesquisador. [...]

Palavras-chaveCinema de animação,  Teoria  da  Corêutica, Rudolph Laban


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Sobre o Desenvolvimento do Cinema de Animação no Brasil: A influência de mestres canadenses e o “método NFB”

 

Artigo Acadêmico
(indexado pela 1a. vez em 5/10/2014)


Autores: Camila Mitiko Inagaki, Bruna Thaís de Paula, Carla Schneider
InstituiçãoUniversidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Revista Orson . ISSN 2237-3381 Revista dos Cursos de Cinema do Cearte UFPEL. Vol. 2: pp. 38-53.
Ano: 2012
País: Brasil

Resumo

Este texto descreve o estudo investigativo que se propôs a ser inédito ao abordar não somente o panorama histórico da cooperação técnica e cultural entre Brasil e Canadá, no cinema de animação, mas o legado herdado a partir desta relação estabelecida na década de 1980 e revisitada em 2007. Através de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada responde como os canadenses, através do National Film Board of Canada, influenciam no desenvolvimento do cinema de animação no Brasil.

Palavras-chaveNational Film Board do Canadá, Acordo de Cooperação Brasil-Canadá, CTAv, Embrafilme, Marcos Magalhães


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O Reflexo Cultural na Estética da Animação: A imagem animada em De Janela pro Cinema

 

Artigo Acadêmico
(indexado pela 1a. vez em 21/09/2014)


Autora: Eliane Gordeeff
InstituiçãoUniversidade de Lisboa: Faculdade de Belas-Artes - Congresso Internacional Sobre Outras Obras
Publicado em: Revista Estúdio: Artistas sobre outras obras, ISSN-e 1647-6158, Nº. 3, 2011, págs. 130-135
Ano: 2011
País: Brasil/Portugal

Resumo

O artigo apresenta os reflexos culturais impregnados na animação De Janela pro Cinema (1999), de Quiá Rodrigues. Trabalhando com bonecos de forma artesanal, e ao se valer de mitos do cinema como Nosferatu, Carlitos e Marilyn Monroe, o animador cria uma narrativa através de citações, alusões ou paródias. O resultado é uma mistura "bem brasileira" aos moldes da autofagia de Oswald de Andrade, com referências à "estética da fome", às chanchadas e à Tropicália.

Palavras-chave: Cinema, Animação, Stop motion, Cultura Brasileira, Autofagia




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