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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Kit para Transporte e Modelagem de Bustos

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rodrigo Jabarra de Figueiredo
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: Curso de Desenho Industrial 
Orientador: Ricardo Pereira Gonçalves 
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Este projeto consiste em abordar um método de transporte adequado para bustos feitos em massa de modelar em cursos de animação, modelagem, artes ou cinema. O público alvo desse projeto são alunos desses cursos que costumam levar suas esculturas para casa ou algum outro lugar distante do ambiente onde eles têm aula. Além disso, o projeto também consiste em produzir uma base onde o aluno também possa modelar de forma adequada. Com esse projeto, é esperado que os alunos consigam transportar suas peças de arte sem que elas sejam danificadas devido ao recipiente comum não proteger a massa de maneira adequada. Com o projeto, também se espera que os estudantes que consigam transportar essa peça sem que eles prejudiquem seus sistemas ósseos e musculares devido ao peso e à posição.

Palavras-chave: Modelagem, Bustos, Massa, Transporte, Cinema, Efeitos especiais, TCC

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Gênero e Sexualidade na Literatura Infantil: Como os filmes infantis e contos de fadas podem influenciar na formação de identidade infantil

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Andriele Rodrigues dos Santos
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense, INFES - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior
Programa: Curso de Pedagogia
Orientador: Amanda Rabelo
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar como os contos infantis podem influenciar as crianças durante sua formação de identidade, ou seja a sua personalidade, esta que se dá por meio de fatores internos e externos, sendo os internos os instintos, impulsos e características biológicas herdadas e os atores externos que são culturais, sociais, históricos e etc, nesses fatores externos que se implicam os filmes e contos que chegam as crianças através da escola, principalmente em relação às condições de gênero. O que percebi ao analisar os filmes animados voltados para a infância foi que essas releituras estabelecem um padrão no qual as mulheres deveriam se enquadrar para serem consideradas aceitáveis à sociedade na qual estão inseridas, modelo este que ainda está legitimado na sociedade contemporânea, onde se cultua excessivamente a beleza, onde as diferentes estéticas não são aceitas, e parte dessa cultura chega até as crianças através dos livros infantis: as princesas são sempre belas, bem comportadas e submissas; os príncipes sempre lindos, fortes, viris. Esses padrões acabam por refletir nas crianças como o belo e o aceitável e se legitimam com o aval da mídia que também cultua essas formas estéticas como padrão de beleza e comportamento, almejo mostrar como o faz de conta se realiza em nosso meio sem que possamos perceber sua presença. Utilizei de pesquisas bibliográficas e análise dos filmes, Shrek e A bela e a fera.

Palavras-chave: Gênero, Sexualidade, Estereótipos, TCC

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O Gato Doméstico nos Desenhos Animados: Questões de ética e comportamento animal

Tese de Doutorado

Nome:
Juliana Clemente Machado
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense/ Associação ampla - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense
Programa: Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva
Orientador: Rita Leal Paixão
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Desde muito cedo na história da comunicação, os animais não humanos são usados como símbolos para representar características da sociedade humana. No presente, é comum encontrá-los em filmes, livros, propagandas e desenhos animados trazendo valores e ideologias que sinalizam o modo como entendemos o mundo. Existe uma linha de pesquisa, com contribuição da antropologia, pedagogia, sociologia e comunicação, que visa investigar como são estas representações, por que elas ocorrem e quais as consequências disto para a relação das pessoas com os demais animais na vida real. Haveria relação entre o modo como a sociedade representa os animais na mídia e o modo como ela compreende estes seres na realidade? Esta foi a pergunta principal que norteou toda a condução do presente estudo. Considerando que os desenhos animados são talvez a primeira forma de contato com animais na ficção, este trabalho dedicou-se a investigar este meio de comunicação. Entre os animais, o gato doméstico foi escolhido por se tratar de uma espécie cuja relação com a sociedade é cercada de simbolismos, misticismos, compreensões equivocadas e percepções preconceituosas. Há registros significativos, inclusive, de maus-tratos, abandono e não adoção destes animais. Assim, este trabalho objetivou investigar como ocorre a representação do gato doméstico nos desenhos animados: como é apresentado o seu comportamento, se é antropomorfizado, em que grau e em quais aspectos. Se antropomorfizado, como seria sua representação moral. Foi possível confirmar a ausência de representação fidedigna da grande maioria dos comportamentos. Também verificou-se que é um animal antropomorfizado, especialmente em sua biologia e comportamentos e em segundo lugar, por meio da linguagem. Finalmente concluiu-se que nos desenhos sua representação moral é ambígua, ora com características positivas, ora com traços negativos, reforçando a ambiguidade e incerteza presentes em outros contextos da sociedade. A discussão girou em torno das possíveis consequências deste panorama na percepção das pessoas em relação ao gato doméstico. Defende-se aqui a necessidade de uma reflexão sobre o dever moral que a mídia, pais e educadores têm em direcionar a olhar crítico das pessoas em formação sobre estes modos de representar. Esta preocupação vai ao encontro das reflexões que a ética animal vem levantando no presente. Espera-se que com este debate, possamos melhorar a forma como compreendemos e nos relacionamos com os animais não humanos em diferentes setores da nossa sociedade.


Palavras-chave: Gatos, Desenhos animados, Ética animal, Bioética, Mídia, Tese

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