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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Decifrando a Caixa Preta do Cinema de Animação: Arqueologia dos modos de produção de imagens técnicas


Tese de Doutorado

Nome: 
Carla Schneider
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação - PPGCOM
Orientador: Alexandre Rocha da Silva
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Esta tese investiga transformações nos modos de produção das imagens do cinema de animação, na perspectiva do pós ao pré-cinema. O problema da pesquisa advém de experiências práticas observadas e vivenciadas e encontra embasamento em estudos sobre as especificidades técnicas e culturais ― percebidas na produção de tais imagens ― à luz de conceitos desenvolvidos por Vilém Flusser (caixa preta, aparelho, imagens técnicas), Lev Manovich (animação como lógica processual do cinema), Lucia Santaella (paradigmas evolutivos da imagem) e Richard Sennett (o dilema entre o artífice-artesão e as máquinas). Com o propósito de compreender tais transformações, o presente trabalho é norteado pelos seguintes objetivos específicos: (a) Identificar quais são as teorias científicas que originam os aparelhos que produzem as imagens do cinema de animação; (b) Identificar como os aparelhos regulam os modos de produção das imagens do cinema de animação; (c) Investigar os modos de produção das imagens no cinema de animação a partir de amostra representativa (Rio Grande do Sul) na sua relação com os paradigmas pré-fotográfico, fotográfico e pósfotográfico; (d) Especular sobre o potencial autocrítico do cinema de animação contemporâneo, analisando a presença ou ausência de procedimentos metassemióticos, fílmicos e extra-fílmicos, relacionados ao corpus da pesquisa. Este, por sua vez, é composto por uma amostra representativa contendo filmes realizados pela mesma produtora, Otto Desenhos Animados, a qual possui modos de produção que alteram o estatuto das imagens do cinema de animação. São eles: Até que a Sbórnia nos Separe (2013), Wood e Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll (2006) e Rocky e Hudson (1994). A abordagem metodológica mantém sua conduta investigativa fundamentada na arqueologia foucaultiana, priorizando o foco em questões contemporâneas e em aspectos históricos, não pela visão linear e descritiva dos acontecimentos, mas enquanto fatos, recortes históricos específicos que revelam a reescrita a partir de descontinuidades, singularidades, acasos, diversidades, tendo como pano de fundo uma transformação regulada, um jogo de regras que se repete.


Abstract
The current thesis investigates transformations on the images production ways for animation feature films, in the perspective of post and pre-cinema. The research problem comes from the practical experiences observed and lived and are based in studies about the technical and cultural details – perceived in the production of such images – on the concepts developed by Vilém Flusser (black box, apparatus, technical images), Lev Manovich (animation as a procedural logics of the cinema), Lucia Santaella (evolutionary paradigms of the image) and Richard Sennett (the dilemma between the artificer-craftsman and the machines). Aiming to comprehend such transformations, the current paper is guided by the following specific goals: (a) Identify what are the scientific theories that have originated the apparatus that produce the images for the animation cinema; (b) Identify how the apparatus rule the ways of images production of the animation cinema; (c) Investigate the production ways of the images in the animation cinema from the representative sample (Rio Grande do Sul) in its relation with the pre-photographic, photographic and post-photographic paradigms; (d) Speculate about the self-critical potential of the contemporary animation cinema, analyzing the presence or absence of metasemantic, filmic and extra-filmic procedures, related to the corpus of the research. This, on the other hand, is composed by a representative sample containing films produced by the same producer company, Otto Desenhos Animados, which develops ways of production that change the statute of images in the animation cinema. They are: Até que a Sbórnia nos Separe (2013), Wood e Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll (2006) and Rocky and Hudson (1994). The methodological approach maintains its investigative conduct based in the Foucault Archeology, prioritizing the focus in contemporary issues and in historical aspects, not by linear and descriptive view of the happenings, but while facts, specific historical cuts that reveal the rewrite from discontinuity, singularities, fortuities, diversities, having as a backcloth a regulated transformation, a game of rules that keeps repeating.

Palavras-chave: Comunicação, Cinema de Animação, Filmografia gaúcha,  Imagens técnicas, Modos de produção, Tese

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Era uma vez ‘Aquela” Princesa: As transformações na concepção dessas personagens ao longo da filmografia Disney

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Tiago Ribeiro de Carvalho
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Carla Schneider
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Este artigo percorre alguns filmes dos estúdios Disney que tem como tema central a história de uma princesa. Analisam-se assim as transformações da estrutura narrativa que ocorrem a cada novo filme, em ordem cronológica, levando em conta treze categorias de análise comuns a eles.

Palavras-chave: Cinema de animação, Princesas, Disney, Narrativas, Príncipe, Contos de fadas, TCC.


Abstract
This article goes over some of the films from Disney Studios that focuses on the story of a princess. Thus, the paper analyze the transformation of the narrative structure that occur at each new film, in chronological order, taking into account thirteen categories of analysis common to then.

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A Evolução do Processo de Produção e a Narrativa no Gênero de Fantasia: Análise entre “Jasão e os Argonautas” e “Game of Thrones”

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Thalita Ferreira Mendonça
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Gissele Cardozo
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
O presente artigo procura analisar as mudanças ocorridas no processo de produção de produtos audiovisuais do gênero de fantasia depois da introdução da computação gráfica no cinema e na TV, bem como seus efeitos na narrativa do dito gênero. O primeiro passo na realização desse trabalho foi um traçado histórico e uma reflexão sobre o gênero de fantasia, sua narrativa, e inserção da computação gráfica no cinema. Em segundo passo, a fim de exemplificar as mudanças ocorridas na produção e na narrativa em consequência da evolução da tecnologia, uma análise entre o filme Jasão e os Argonautas (1963), dirigido por Don Chaffey e o episódio The Children, dirigido por Alex Graves, da série de TV Game of Thrones (2014) foi feita.

Palavras-chave: Cinema de animação, Gênero de fantasia, Computação gráfica, Narrativa, Produção, Efeitos, TCC.


Abstract
This article aims to analyze the changes in the production process of audiovisual products from fantasy genre after the introduction of computer graphics in film and TV, as well as its effects on the narrative of said genre. The first step in the realization of this work was a historical overview and a reflection on the fantasy genre, its narrative, and the insertion of computer graphics in films. In the second step, in order to illustrate the changes in the production and narrative as a result of technological developments, an analysis of the film Jason and the Argonauts (1963), directed by Don Chaffey and the episode The Children, directed by Alex Graves, from the TV series Game of Thrones (2014) was made.

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Renderização 3D para Freelancers e Estúdios de Pequeno Porte


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rodrigo Bitencourt Rodrigues
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Gissele Cardozo
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa sobre a renderização 3D para animação. Uma abordagem voltada à produção 3D para estudantes, profissionais freelancers. ou estúdios de pequeno porte que, supostamente, não possuem a sua disposição um alto poder computacional para produção. Este trabalho visa propor uma reflexão à respeito da produção de animação 3D e o olhar do artista, utilizando princípios técnicos e artísticos, não apenas teóricos, mas também de caráter prático/empírico sobre a renderização de animações 3D.
A renderização para animações 3D pode, em alguns casos, gerar artefatos ou ruídos discrepantes entre quadros, causando estranheza ao espectador, o que por sua vez caracteriza a imagem como de baixa qualidade quando considerada um produto. Esta situação exige alto processamento computacional para resolvermos de forma automática este tipo de problema. Neste momento, o olhar de um artista pode vir a contribuir para a resolução de casos como este, mimetizando, ou diríamos, simulando perceptualmente, efeitos que seriam dispendiosos para uma produção de baixo orçamento.
É importante observar que em produções de grande porte, como por exemplo as animações hollywoodianas, a preocupação com processamento é bem pequena, visto que o orçamento de produções de grande porte visa cobrir gastos com tecnologia, removendo limitações computacionais para o artista e elevando de certa forma a qualidade final do trabalho. Porém acredita-se que estes métodos avançados podem ser mimetizados pelo artista estudante, freelancer ou de estúdio de pequeno porte, para um resultado visualmente similar e com um custo computacional menor.

Palavras-chave: Arte, 3D, Animação, Renderização, Shading, Produção, TCC.


Abstract
In this article, we present a study about 3D rendering for animation. An approach focused on 3D production for students, freelancers and small studios that supposedly do not have at their disposal a high computational power for production. This paper aims to propose a reflection about the production of 3D animation and look of the artist, using technical and artistic principles not only theoretical but also practical / empirical about rendering 3D animations character.
Rendering for 3D animations can in some cases generate artifacts or outliers causing noise between frames strangeness to the viewer, which in turn characterizes the image as low quality when considering a product. This requires high computational processing to automatically solve this problem. At this time the look of an artist can come to contribute to the resolution of this case, mimicking or simulating perceptually, effects that would be expensive for a low-budget production.
It is important to note that in large productions such as the Hollywood animations, concern for processing is very small, since the budget productions will cover these large technology spending, removing computational limitations for the artist and elevating certain so the quality of the work. But it is believed that these advanced methods can be mimicked by artist student, freelancer or small studio to a visually similar outcome.


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Um Estudo do Layout Observado Através da Linha, Forma e Espaço Enquanto Sentido Narrativo na Série Animada Los Viajeros Sin Fronteras


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rodrigo Mascarenhas Costa
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Vivian Herzog
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Este artigo propõe um estudo do layout observado através dos elementos visuais linha, forma e espaço enquanto sentido narrativo na série animada Los Viajeros Sin Fronteras (NPTE, 2014). Serão apresentados conceitos de linguagem visual e linguagem cinematográfica, que ajudarão a identificar uma possível relação da imagem com a narrativa presente em um episódio desta série.

Palavras-chave: Animação, Série, Layout, Elementos visuais, Narrativa, TCC.


Abstract
This article purposes a study of the layout observed through the visual elements line, shape and space as narrative sense in the animated series Los Viajeros Sin Fronteras(NPTE, 2014). Concepts of visual language and cinematography language will be presented, which will help identify a possible relation of the image with the narrative in an episode of this series.


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