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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Renderização 3D para Freelancers e Estúdios de Pequeno Porte


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rodrigo Bitencourt Rodrigues
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Gissele Cardozo
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa sobre a renderização 3D para animação. Uma abordagem voltada à produção 3D para estudantes, profissionais freelancers. ou estúdios de pequeno porte que, supostamente, não possuem a sua disposição um alto poder computacional para produção. Este trabalho visa propor uma reflexão à respeito da produção de animação 3D e o olhar do artista, utilizando princípios técnicos e artísticos, não apenas teóricos, mas também de caráter prático/empírico sobre a renderização de animações 3D.
A renderização para animações 3D pode, em alguns casos, gerar artefatos ou ruídos discrepantes entre quadros, causando estranheza ao espectador, o que por sua vez caracteriza a imagem como de baixa qualidade quando considerada um produto. Esta situação exige alto processamento computacional para resolvermos de forma automática este tipo de problema. Neste momento, o olhar de um artista pode vir a contribuir para a resolução de casos como este, mimetizando, ou diríamos, simulando perceptualmente, efeitos que seriam dispendiosos para uma produção de baixo orçamento.
É importante observar que em produções de grande porte, como por exemplo as animações hollywoodianas, a preocupação com processamento é bem pequena, visto que o orçamento de produções de grande porte visa cobrir gastos com tecnologia, removendo limitações computacionais para o artista e elevando de certa forma a qualidade final do trabalho. Porém acredita-se que estes métodos avançados podem ser mimetizados pelo artista estudante, freelancer ou de estúdio de pequeno porte, para um resultado visualmente similar e com um custo computacional menor.

Palavras-chave: Arte, 3D, Animação, Renderização, Shading, Produção, TCC.


Abstract
In this article, we present a study about 3D rendering for animation. An approach focused on 3D production for students, freelancers and small studios that supposedly do not have at their disposal a high computational power for production. This paper aims to propose a reflection about the production of 3D animation and look of the artist, using technical and artistic principles not only theoretical but also practical / empirical about rendering 3D animations character.
Rendering for 3D animations can in some cases generate artifacts or outliers causing noise between frames strangeness to the viewer, which in turn characterizes the image as low quality when considering a product. This requires high computational processing to automatically solve this problem. At this time the look of an artist can come to contribute to the resolution of this case, mimicking or simulating perceptually, effects that would be expensive for a low-budget production.
It is important to note that in large productions such as the Hollywood animations, concern for processing is very small, since the budget productions will cover these large technology spending, removing computational limitations for the artist and elevating certain so the quality of the work. But it is believed that these advanced methods can be mimicked by artist student, freelancer or small studio to a visually similar outcome.


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