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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Modelagem e Animação para Análise de Espaços em Projetos Não Construídos


Artigo Acadêmico

Autores: Wilson Florio, Ana Tagliari
Instituição: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas 
Publicado em: PARC : pesquisa em arquitetura e construção, Vol. 7, no. 2 (June, 2016), p. 61-74
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa, realizada entre os anos de 2012 e 2015, investigou doze projetos não construídos do arquiteto Vilanova Artigas por meio de modelagem paramétrica e animação. A análise a partir da animação permitiu visualizar a conexão espacial entre diferentes ambientes durante o percurso virtual. Neste texto o foco reside nos procedimentos metodológicos adotados para a análise dos espaços dos projetos selecionados. O artigo está estruturado em três tópicos. O primeiro pormenoriza o critério de seleção dos projetos, assim como os procedimentos metodológicos relativos à modelagem geométrica e paramétrica, com o auxílio do Rhinoceros e do Grasshopper. No segundo tópico são explicitados os conceitos sobre os tipos de simulações, as subetapas do processo de simulação de espaços internos no programa 3D Max, bem como a produção das animações. No terceiro tópico é realizada uma discussão sobre as dificuldades e descobertas inesperadas ocorridas durante a investigação, e os resultados obtidos. A contribuição original do artigo reside na investigação de projetos pouco estudados, assim como os procedimentos metodológicos de análise de espaços internos, que envolvem a interpretação por desenhos e simulações amparados pelas novas tecnologias digitais.

Palavras-chave: Modelagem, Simulação, Animação, Percepção, Vilanova Artigas, Artigo Acad.



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A Imagem das Crianças e Bebês em Animações Indicadas ao Oscar


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Caroline Letícia Dias
Instituição: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas 
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Faculdade de Educação.
Orientador: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
Ano: 2015
País: Brasil


Resumo
Tendo em vista o aumento da mídia e o que proporcionou um maior alcance a todos, minha pesquisa visa analisar a imagem de crianças e bebês que as animações indicadas ao Oscar transmitem ao telespectador, já que estas possuem como público alvo os mesmos. No qual, faço um enfoque histórico, tendo como base Ariès (1960), para discutir como foi o desenvolvimento da construção da infância, mostrando também a importância da imagem e o impacto que ela carrega consigo. Abordarei ainda, a imagem de criança e bebê, nos estudos pré-sociológicos, tendo como base, principalmente, a tese da Tebet (2013). Por fim, apresentarei minha análise das animações selecionadas, e qual a imagem de crianças (e bebês) que mais aparecem, como também gênero e raça.

Palavras-chave: Crianças, Imagem, Animação (Cinematografia), TCC.


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Curta Musical Animado Integrando Técnicas 2D e 3D: Desenvolvimento visual 2D e 3D

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Marina Matias Gomes
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo tratará sobre a pré-produção, produção e pós-produção do curta metragem animado “Mountains”, uma animação híbrida 2D e 3D, relatando sobre o desenvolvimento visual da obra por meio de documentação, com objetivo explorar os processos visuais de uma animação híbrida. Tendo como resultado uma animação híbrida de dois minutos.

Palavras-chave: Animação 2D, Animação 3D, Curta-metragem, Animação híbrida, Desenvolvimento visual, Render, TCC.


Abstract
This article will deal with the pre-production, production and post-production of the animated short film “Mountains”, a 2D and 3D hybrid animation, reporting on the visual development of the work through documentation, in order to explore the visual processes of an animation hybrid. Resulting in a two-minute hybrid animation.

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Repasto: Curta-metragem de animação 2D de caráter grotesco, alegórico e experimental

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Daniela de Souza Pritsch
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Sens
Co-orientador: Marcio Markendorf
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
O presente trabalho trata de aspectos simbólicos e técnicos da construção de um curta metragem animado que aborda o tema do antropoceno por meio de uma estética de horror e o seu diálogo com outras obras dentro do campo das artes visuais, cinema e animação.

Palavras-chave: Animação, Grotesco, Antropoceno, Horror, Artivismo, TCC.


Abstract
The present work deals with symbolic and technical aspects of the making of an animated short film that addresses the theme of the Anthropocene through an aesthetic of horror and its dialogue with other works within the field of visual arts, cinema and animation.

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Concept Art na Webcomic Unspoken

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rodrigo Clark Rossi
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Sens
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo aborda o processo do uso de métodos de concept art praticados na indústria de jogos e animações, aplicadas no contexto da webcomic animada Unspoken. As características da mídia de histórias em quadrinhos ganham novas complexidades de linguagem na inserção de elementos animados a história. Dessa forma, a partir da análise dos métodos executados por outras indústrias de entretenimento, foi possível constatar que seus processos se mostraram adequados e eficientes em atender as demandas específicas de uma webcomic.

Palavras-chave: Animação, Concept Art, Histórias em Quadrinhos, Webcomic, TCC.


Abstract
This article covers the process of the use of concept art methods practiced in videogames and animation industries, applied in the context of the animated webcomic Unspoken. The characteristics of the comic book media obtain new language complexities through the introduction of animated elements to the story. Therefore, from the analysis of methods practiced in other entertainment industries, it was possible to verify that their process proved to be adequate and efficient in meeting the specific demands of a webcomic.

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