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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Relato de Experiência no Projeto Plataforma Kinecom: A gestão de pessoas nos bastidores do "Obesidade no SUS (2021)"

   

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Alessandra Bonholi Barbosa 
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: André Luis Porto Macedo
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Este artigo traz o relato de experiência em gestão de pessoas para a primeira animação produzida no projeto Plataforma KineCom: o curta-metragem Obesidade no SUS (2021). Ao relacionar as práticas adotadas na produção à estudos de gestão de pessoas - como os de Catmull (2014) e Machado (2012) - traça reflexões pertinentes ao investimento em projetos e produções universitárias que promovam a autonomia e o protagonismo estudantil na construção de conhecimentos relacionados à indústria de animação brasileira.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Gestão de Pessoas, Indústria Criativa, Universidade, Formação, TCC.


Abstract
This paper holds a report on people management experienced in the first animation produced at the KineCom Platform project: Obesity at SUS (2021). By relating the practices adopted due the production of the short film to those recommended by people management theorists - such as Catmull (2014) and Machado (2012) - intend to outline relevant reflections on investment in university projects and productions that promotes autonomy and student protagonism in the construction of knowledgement related to the Brazilian animation industry.


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Pensando um Modelo de Pré-Produção em Animação 2D: Relato do curta universitário "Halloween Night"

   

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Fernanda Pacheco Maciel
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O trabalho atual busca apresentar toda a fase inicial da produção de animação 2D, frame by frame, com o intuito de desenvolver um modelo adaptado de pré-produção com os processos e funções a partir da experiência prática obtida durante o desenvolvimento de um projeto autoral, Halloween Night. A pesquisa visa manifestar a otimização do processo de pré-produção usando análises qualitativas baseada nas decisões de planejamento feitas durante a pré-produção com o objetivo de viabilizar um curta-metragem universitário.

Palavras-chave: Animação 2D, Pré-Produção, Curta-Metragem Independente, Processo de Produção, Curta-Metragem Universitário, TCC.



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"Eu e o Câncer, o Câncer e Eu" - A ética no documentário animado

   

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rita Martins Vilela
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ivonete Pinto
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
Este artigo busca desenvolver uma reflexão sobre a produção de um documentário parcialmente animado e sua relação com a ética durante todas as etapas de produção, desde o tratamento com a atriz social em questão quanto na pós-produção. Como embasamento, foram utilizados teóricos do cinema documentário e animação que analisam as possibilidades do cinema como forma de comunicação, alinhando tais conteúdos à ética.

Palavras-chave: Cinema, Documentário, Animação, Ética, TCC.


Abstract
This article intends to develop a reflection on the production of a partially animated documentary and its relationship with ethics during all stages of production, from the treatment with the social actress to post-production. As a basis, theorists of documentary and animation cinema were used, who analyze the possibilities of cinema as a form of communication, aligning this contents with ethics.


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Animação 3D: Mapeamento do fluxo de produção

   

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Mariane Gomes Machado Teixeira
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Gissele Azevedo Cardozo
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Partindo da divisão de etapas citadas por Catherine Winder e Zahra Dowlatabadi no livro Producing Animation de 2020 e as informações disponibilizadas por estúdios como a Dreamworks e Bloop Animation, foi feito um levantamento dos setores envolvidos na produção de uma animação 3D utilizando essas três abordagens diferentes. Com esse levantamento busca-se entender quais os setores considerados “padrão” (em comum entre eles) envolvidos na produção de uma animação 3D, e como eles estão relacionados entre si a partir dos “produtos” (materiais) gerados por cada um deles, criando um mapeamento dos processos individuais a fim de entender o fluxo de produção da animação 3D.

Palavras-chave: Pipeline 3D, Workflow 3D, Animação 3D, Processos de Produção, TCC.


Abstract
Starting with the production stages as divided by Catherine Winder and Zahra Dowlatabadi on their book Producing Animation from 2020, and the available information from both studios Dreamworks and Bloop Animation, the research gathers information about which departments are involved in the production of a 3D animation, using these three different approaches and points of view. From that it’s intended to understand which departments are considered as “standard” in a 3D animation production pipeline and how they relate to each other by the “products” created by each one of them, mapping individual processes for each department and aiming to understand the 3D animation production workflow.


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Rigging 3D: Um possível processo artístico

   

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Giulia Reis Lourenço Varela
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Gissele Azevedo Cardozo
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O objetivo desta pesquisa é compreender se o rigging 3D pode ser considerado um processo artístico, além de reunir informações sobre a etapa de rigging, tentar compreender de que modo a técnica e a arte se hibridizam no processo de rigging, refletir sobre a liberdade artística dessa etapa e entender como o trabalho do rigger 3D pode afetar o trabalho do animador. Para alcançar esses fins, foi realizada uma reflexão sobre a prática baseada nas tradicionais pesquisas bibliográfica e eletrônica. Como referência teórica, incluem-se nomes da filosofia estética como Marc Jimenez, da crítica genética, como Cecília Almeida Salles, da técnica do 3D, como Andy Beane, e do rigging 3D como Cheryl Briggs.

Palavras-chave: Rigging 3D, Processo Artístico, Animação 3D, Arte, TCC.


Abstract
This research aims at understanding if 3D rigging can be considered an artistic process. In order to achieve this, a reflection on the practice was carried out based on traditional bibliographic and electronic research. By gathering information about the rigging stage, it attempts to figure out how the technique and art hybridize in the rigging process while reflecting on the artistic freedom of this stage by how the 3D rigger can influence the work of the animators. As some of the theoretical references, this research works with concepts developed by Cecília Almeida Salles of genetic editing; Marc Jimenez of aesthetics; Andy Beane of 3D animation; and Cheryl Briggs of 3D rigging.


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