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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Rigging 3D: Um possível processo artístico

   

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Giulia Reis Lourenço Varela
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Gissele Azevedo Cardozo
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O objetivo desta pesquisa é compreender se o rigging 3D pode ser considerado um processo artístico, além de reunir informações sobre a etapa de rigging, tentar compreender de que modo a técnica e a arte se hibridizam no processo de rigging, refletir sobre a liberdade artística dessa etapa e entender como o trabalho do rigger 3D pode afetar o trabalho do animador. Para alcançar esses fins, foi realizada uma reflexão sobre a prática baseada nas tradicionais pesquisas bibliográfica e eletrônica. Como referência teórica, incluem-se nomes da filosofia estética como Marc Jimenez, da crítica genética, como Cecília Almeida Salles, da técnica do 3D, como Andy Beane, e do rigging 3D como Cheryl Briggs.

Palavras-chave: Rigging 3D, Processo Artístico, Animação 3D, Arte, TCC.


Abstract
This research aims at understanding if 3D rigging can be considered an artistic process. In order to achieve this, a reflection on the practice was carried out based on traditional bibliographic and electronic research. By gathering information about the rigging stage, it attempts to figure out how the technique and art hybridize in the rigging process while reflecting on the artistic freedom of this stage by how the 3D rigger can influence the work of the animators. As some of the theoretical references, this research works with concepts developed by Cecília Almeida Salles of genetic editing; Marc Jimenez of aesthetics; Andy Beane of 3D animation; and Cheryl Briggs of 3D rigging.


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