Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Filmes Animados no Ensino de Ciências Biológicas: Uma análise sobre "A Era do Gelo 3" para o ensino da paleontologia

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Thamires Maria da Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Bacharelado em Ciências Biológicas
Orientador(a): Ricardo Ferreira das Neves
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A pesquisa teve como objetivo apresentar o filme de animação “A Era do Gelo 3” como uma ferramenta pedagógica para abordagem dos conteúdos que abrangem a Paleontologia no ensino de Ciências Biológicas. Para tanto, buscou-se expor a importância das animações como recursos didáticos relevantes no âmbito educacional, visto que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem através da ludicidade, além de proporcionar aos docentes mudanças em suas práticas e estimular o senso crítico dos estudantes. Dentro desse contexto, o presente trabalho busca discutir e abordar o caráter educacional e didático do filme, apresentando-se como um significativo potencial para o ensino em sala de aula, uma vez que aborda temáticas que envolvem as áreas da Paleontologia, dentre elas os diferentes períodos evidenciados nos cenários, a caracterização dos personagens baseada nas espécies científicas e as relações entre os animais pré-históricos extintos. Para o desenvolvimento da pesquisa se utilizou uma metodologia qualitativa e descritiva, com base na análise conotativa e denotativa proposta por Barthes. Por fim, os elementos aqui apresentados sugerem que o recurso estudado pode ser uma ferramenta interessante para a construção de conhecimento científico no que diz respeito ao ensino da Paleontologia na educação básica.

Palavras-chave: Filmes de Animação, Ensino da Paleontologia, Recurso Didático, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Rumo às Estrelas: Desenvolvimento visual de um curta de animação para jovens e adultos

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Hiago Henrique Pessoa da Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador(a): Silvio Romero Botelho Barreto Campello
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A elaboração de concept arts é parte fundamental nas fases iniciais da produção de produtos audiovisuais variados nas áreas do cinema, televisão, videogames, dentre outros, pois objetiva as primeiras impressões imagéticas de um roteiro ou argumento narrativo. A finalidade deste projeto é compreender as etapas de criação de concept arts durante a fase de desenvolvimento visual de artefatos narrativos animados, propondo, assim: a concepção de um roteiro para um curta-metragem de animação, análise de elementos narrativos como personagens e cenários e a criação de concept arts de exploração estética para cada um deles, finalizando com a elaboração de estudos de color script de mudanças de iluminação e atmosfera em cenas chave. Os resultados obtidos consistem na base de pré-produção para a execução da animação e consequente pós-produção do curta-metragem animado.

Palavras-chave: Ilustração, Concept art, Animação, Personagens, Cenários, Color Script, Roteiro TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Such Great Heights: Uma experiência narrativa a partir da imersão sonora

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Elifas Levi Meira Júnior
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador(a): Amanda Mansur Custódio Nogueira
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O presente projeto tem como objetivo estudar a relação existente entre o som e a imagem no cenário da animação, aliada também aos conceitos de representação de Cromestesia, viabilizando ao fim do estudo a construção de uma narrativa fílmica a partir de uma obra musical. Será conduzido um estudo inicial abordando o que é narrativa e seus principais elementos, além dos conceitos de Design de Som e Trilha Sonora aplicada à animação. Será estudado também o que é a condição de Cromestesia e como ela se relaciona aos estudos propostos, bem como pode ser representada neste trabalho. Por fim, será realizado um curta-metragem de animação tendo base em todo o aprendizado adquirido ao decorrer deste projeto e do curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, aplicando a metodologia de criação de Bruno Munari adaptada ao audiovisual.

Palavras-chave: Desenho Animado, Música, Sinestesia, Audiovisual, Narrativa, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Animação Como Recurso Didático no Ensino de Geometria Gráfica : Técnicas manuais de animação para o desenvolvimento da visualização espacial

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Beatriz Stefanny de Lima Ribeiro
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Licenciatura em Expressão Gráfica
Orientador(a): Thyana Farias Galvão
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar e propor possibilidades de utilização de técnicas manuais de animação na abordagem de conteúdos da geometria gráfica, e analisar como o uso dessas técnicas pode favorecer o desenvolvimento da visualização espacial nos alunos. Podemos enxergar um diálogo rico entre o campo de estudo da geometria gráfica e da animação, já que ambos compreendem e exploram o movimento, as formas e suas relações com o espaço tridimensional. Partindo disso, levantamos uma análise bibliográfica buscando compreender as possibilidades de utilização das técnicas manuais de animação como suporte didático, e delimitando as relações de tais técnicas com a área da geometria. Analisamos também pesquisas sobre a habilidade de visualização espacial e sua importância no estudo da geometria, já que esta se faz necessária nesse contexto, servindo de suporte para o estudo e compreensão do espaço tridimensional. Após os estudos teóricos, foram realizados testes para melhor compreensão e apropriação das técnicas manuais de animação por meio do flipbook e do stop motion. Com tudo isso em mente, e objetivando encontrar novas maneiras de auxiliar e estimular o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial, juntamente com o estudo das formas e do espaço geométrico, apresentamos, por fim, uma proposta de sequência didática destinada aos professores de matemática do ensino fundamental, onde apresentamos as técnicas manuais de animação e suas possibilidades de utilização em sala de aula dentro da área de geometria.

Palavras-chave: Geometria, Animação, Visualização Espacial, Técnicas de Animação, Novas Tecnologias, Educação, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

O Desenho na Infância : A Influência das animações

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Giovanna Campos Pedrosa Santos
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Licenciatura em Artes Visuais
Orientador(a): Maria Betânia e Silva
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho aborda a relação entre o desenho na infância e filmes animados infantis. De que forma a animação pode vir a influenciar o interesse inicial pela prática do desenho no período da infância? E, consequentemente, como acaba por influir nos aspectos constitutivos da criação e da prática artística? Ademais: questiona se esse processo pode vir a afetar também a vida adulta? O trabalho traça uma linha cronológica e se fundamenta nos estudos sobre a história da animação mundial, incluindo os primeiros passos da animação brasileira, visando compreender como as animações chegaram nos meios de distribuição e se popularizaram entre as crianças brasileiras. Discute-se, assim, sobre o desenho e sua influência no processo criador. Além de minha própria experiência, relatada no texto, foram feitas entrevistas com três estudantes (entre 21 e 23 anos) que estão atualmente cursando o Ensino Superior, para entender mais especificamente como as animações afetaram nosso interesse pelo desenho e como isso se desdobrou até a vida adulta. Buscou-se perceber também o contexto de como era o acesso a esse tipo de mídia e seus gostos durante o período da infância dos entrevistados. Em função disso, foi realizada uma análise correlacionando e contextualizando as entrevistas com as conexões que a animação faz nos processos criativos e desenhos. Por fim, foi discutido a importância que o desenho tem no processo de desenvolvimento motor e cognitivo infantil.

Palavras-chave: Desenho, Animação, Processo criativo, Artes Visuais, TCC

Para o texto completo, clique aqui!