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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Dois Sistemas para Animação Holográfica

  

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 24/10/2011)


Autor(a): Ermerson Gonçalves da Fonseca
InstituiçãoUniversidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Instituto de Computação
Programa
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Orientador(a): Cândido Ferreira de Mendonça Neto
Ano: 1998
PaísBrasil.

Resumo

Apresentamos neste trabalho o desenvolvimento de um sistema para a criação e exibição de animações tridimensionais. São apresentadas duas versões do sistema. A primeira é baseada na holoprojeção de fatias bidimensionais (produzidas por uma versão modificada de um programa de ray tracing) de cenas tridimensionais. A animação final é verdadeiramente tridimensional com paralaxe horizontal contínua. A segunda versão é baseada na técnica de estereogramas holográficos e utiliza uma técnica de codificação cromática para a criação da imagem final, que é formada por diferentes vistas de uma cena. As imagens são pré-computadas e armazenadas em um arquivo de animação, podendo ser projetadas com luz branca alcançando o tamanho das maiores telas holográficas existentes (0.75 m x 1.14 m). A animação final é apresentada a taxas de vídeo. Ambas as versões se baseiam na tela holográfica, desenvolvida pelo prof. Lunazzi do Laboratório de Óptica da UNICAMP, podendo, portanto, ser observadas diretamente sem a necessidade de acessórios visuais.

Palavras-chaveAnimação por computador, Computação gráfica, Holografia, Sistemas de indicação visual tridimensional

Abstract

This work presents the implementation of a system for creation and displaying threedimensional animations. A system based on holoprojection and a system based on holographic stereogram technique are presented. The former displays two-dimensional slices (produced by a modified ray tracing program) of three-dimensional scenes. The displayed picture is a truly spatial three-dimensional image with continuos horizontal parallax.The latter uses chromatic codification for creation of the final image formed by different views. The eletronic animated images are pre-computed and stored in a movie file. They may be projected with white light to reach the size of the bigger holographic screens existing nowadays (0.75 m x 1.14 m).The final animation is presented at video rates. Both make use of the holographic screen, developed by prof. Lunazzi, at Optical Laboratory of UNICAMP, freeing the viewer from visual accessories.


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A Interação e o Relacionamento nas "Pílulas da Qualidade" : Um caso de relações públicas na internet

   

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 24/10/2011)


Autor(a): Carla Schneider
InstituiçãoPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS
Programa
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Orientador(a): Cláudia Peixoto de Moura
Ano: 2008
PaísBrasil.

Resumo

Esta dissertação tem por objetivo estudar como a interação e o relacionamento ocorrem numa situação comunicacional específica, mediada por computador, com acesso público e irrestrito - através da Internet. Considera a perspectiva relacional do sistema organização-públicos que envolve a atividade de Relações Públicas. Nesse sentido, esta pesquisa é composta por duas partes distintas: 1) fundamentação teórica, com a revisão e estudo da bibliografia existente sobre as noções de interação, relacionamento e públicos, e 2) realização de pesquisa aplicada, considerando-se a interação e o relacionamento observados nas Pílulas da Qualidade. Estas, por sua vez, caracterizam-se como uma comunicação estratégica que apresenta conteúdos da gestão da qualidade, por meio de doze narrativas, em desenho animado, observadas no período de outubro de 2001 a julho de 2007. Esse tipo de comunicação é uma iniciativa concebida pelo Programa Gaúcho da Qualidade para a Produtividade (PGQP) e está disponível no portal Qualishop Online. Para atingir seu objetivo e responder ao problema proposto, esta pesquisa adota, como procedimentos metodológicos, a pesquisa documental e a análise textual discursiva de cada uma dessas Pílulas da Qualidade.

Palavras-chaveComunicação social, Relações públicas, Interface com o usuário, Internet, Mediação, Análise do discurso.


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Desvendando a Metodologia da Animação Clássica: A arte do desenho animado como empreendimento industrial

   

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 24/10/2011)


Autor(a): Antonio Cesar Fialho de Sousa
InstituiçãoUniversidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Orientador(a): Ana Lucia Menezes de Andrade
Ano: 2005
PaísBrasil.

Resumo

Este estudo pretende descrever o processo metodológico existentena realização de um filme de desenho animado para cinema. Independente do formato e mídia de reprodução, há uma seqüência de procedimentos comuns que precisam estar bem claros para o realizador para que ele possa, em vista dos limites orçamentários de que dispõe, supervisionar a qualidade técnica de seu projeto com eficiência. Com isso, ele pode se concentrar no processo criativo da etapa de animação. Esta etapa e sua metodologia de produção sãoos enfoques principais deste estudo, juntamente com a tentativa de elaborar uma visão sistêmica da industrialização do estúdio de desenho animado como uma empresa de entretenimento e de sua natureza enquanto organização.É necessário que o futuro animador tenha uma visão geral sobre otipo de estrutura departamental presente em um estúdio de animação e os cargos artísticos existentes, pois o conhecimento e a reflexão sobre a divisão de trabalho em equipe dentro da produção de um desenho animado tornam-se fundamentais para o animador brasileiro que pretende montar uma equipe para seu projeto. Assim, ele pode melhor estruturar ou segmentar as responsabilidades de cada função a fim de cumprir os prazos estabelecidos na etapa de produção, sem perda de qualidade, compreendendo a dicotomia que abrange o desenho animado como produto artístico industrial.

Palavras-chaveAnimação por computador, Computação gráfica tridimensional, Animação (Cinematografia), Mercado de trabalho Efeitos de inovações tecnológicas, Desenho animado

Abstract

The present study aims to shed light upon the methodologicalprocess involved in the making of animated features. Regardless of itsreproduction format and media, the animation process comprises a sequence of fixed procedures which must be reflected upon by animators and directors alike so that they may, given budgetary limitations, oversee the projects' technical quality in an efficient manner, without compromising the creative process of the actual animation. This phase and its inherent methodology are central to this study, along with an attempt to elaborate a systemic view of the evolution of the animation studio as an entertainment industry business venture and its natureas an organized enterprise.It is as important that future chief animators in Brazil have an overview of the organizational structure in animation studios and their underlying artistic and functional hierarchy, as it is crucial that they identify andreflect upon the division of labor when forming an animation team to work in the production of an animated feature or any such project. This knowledge will help them to better assemble teams and lay down members functional responsibilities in order to meet production deadlines and guarantee technical and artistic quality, while fully understanding the dichotomy of the animated feature as a product of the Art Industry.



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Animação Interativa de Fluido baseada em Partículas pelo Método SPH

  

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 19/10/2011)


Autor(a): Fabio Issao Nakamura
InstituiçãoPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
Programa
Programa de Pós-Graduação em Informática da PUC-Rio
Orientador(a): Waldemar Celes Filho
Ano: 2007
PaísBrasil.

Resumo

Neste trabalho foi feito um estudo investigativo sobre animação de fluidos utilizando sistemas de partículas. Baseado nas propostas apresentadas por Muller et al., esta dissertação objetiva investigar e compreender o uso do método Lagrangeano baseado em partículas, conhecido como Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH), para simulação de fluidos. A validação do método foi feita através da implementação de uma biblioteca capaz de animar fluidos a taxas interativas. Para testar a eficácia e eficiência do método, a biblioteca desenvolvida permite a instanciação de diferentes configurações, incluindo o tratamento de colisões do fluido com obstáculos, o tratamento da interação entre dois fluidos distintos e o tratamento de forças externas exercidas pelo usuário via um mecanismo de interação.

Palavras-chaveAnimação, Simulação de Fluidos, SPH.

Abstract

This work investigates the use of particle-based system for fluid animation. Based on proposals presented by Müller et al., the goal of this dissertation is to investigate and fully understand the use of a Lagrangian method known as Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) for fluid simulations. A library has been implemented in order to validate the method for fluid animation at interactive rate. To demonstrate the method effectiveness and efficiency, the resulting library allows the instantiation of different configurations, including the treatment of fluid-obstacle collisions, interaction between two distinct fluids, and fluid-user interaction.

KeywordAnimation; Fluid Simulation; SPH.


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Animação e Hipermídia: Trajetória da luz e sombra aos recursos midiáticos

 

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 19/10/2011)


Autor(a): Eliseu de Souza Lopes Filho
InstituiçãoPontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Programa
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Orientador(a): Sergio Bairon Blanco Sant'anna
Ano: 2007
PaísBrasil.

Resumo

Esta pesquisa centra-se no estudo do cinema de animação e suas relações com a hipermídia. Para isso, elaborou-se um detalhado inventário da animação, situando-a desde as formas elementares as imagens por sombras -, a fotografia, a imagem em movimento e a animação na contemporaneidade, com destaque para novos aportes de linguagem, frente ao recurso da hipermídia. Destacou-se, também adicionais à imagem em movimento , aspectos indiciais e constitutivos que contribuíram para as mudanças, seja no dispositivo ou nos processos cinematográficos da animação: a presença da tecnologia, a ampliação da imaginação e os novos parâmetros da liberdade de criação. Para pontuar as mudanças dos diferentes contextos tratados, utilizou-se o recurso da inserção de imagens fotográficas e de gráficos, com a finalidade de ilustração das premissas sustentadas neste estudo, a saber: a análise deste processo, campos viáveis de aplicação, envolvendo a prática em si da animação, bem como um tipo de disponibilidade da hipermídia, como uma modalidade de avanço no manancial da animação, influindo no processo da criação e, consequentemente, na recepção, por meio da interatividade. Para sustentação, utilizou-se diversos estudos, envolvendo teóricos da animação, da história do cinema e sobre a hipermídia. Incluiu-se, ainda, gráficos e representações desenvolvidos especialmente para esta dissertação pelo autor. Entre os resultados obtidos, apontou-se proximidades da hipermídia com o fazer animação e possibilidades para a animação neste processo de transformação, agora com suporte computadorizado e ferramentas diversas de softwares.

Palavras-chaveHipermídia, Animação, Técnicas de animação, Animação por computador, Multimidia interativa, Tradução e interpretação

Abstract

This research is centered in the study of the animation movies and their relationships with the hypermedia. For that, a detailed inventory of the animation was elaborated, placing it from the elementary forms - the images for shadows -, the picture, the image in movement and the animation in the contemporarily, with prominence for new language contributions, front to the resource of the hypermedia. He stood out, also - additional to the image in movement -, aspects accuse and constituent that they contributed to the changes, be in the device or in the cinematographic processes of the animation: the presence of the technology, the enlargement of the imagination and the new parameters of the creation freedom. To punctuate the changes of the different treated contexts, the resource of the insert of photographic images was used and of graphs, with the purpose of illustration of the premises sustained in this study, to know: the analysis of this process, viable fields of application, involving the practice in itself of the animation, as well as a type of readiness of the hypermedia, as a progress modality in the spring of the animation, influencing on the process of the creation and, consequently, in the reception, through the interactivity. For sustentation, it was used several studies, involving theoretical of the animation, of the history of the movies and on the hypermedia. It was included, still, graphs and representations especially developed for this dissertation by the author. Among the obtained results, it was pointed proximities of the hypermedia with doing animation and possibilities for the animation in this transformation process, now with computerized support and several tools of softwares.

KeywordHypermedia, Animation, Animation techniques


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