Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 19/10/2011)
Autor(a): Fabio Issao Nakamura
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
Programa: Programa de Pós-Graduação em Informática da PUC-Rio
Orientador(a): Waldemar Celes Filho
Programa: Programa de Pós-Graduação em Informática da PUC-Rio
Orientador(a): Waldemar Celes Filho
Ano: 2007
País: Brasil.
País: Brasil.
Resumo
Neste trabalho foi feito um estudo investigativo sobre animação de fluidos utilizando sistemas de partículas. Baseado nas propostas apresentadas por Muller et al., esta dissertação objetiva investigar e compreender o uso do método Lagrangeano baseado em partículas, conhecido como Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH), para simulação de fluidos. A validação do método foi feita através da implementação de uma biblioteca capaz de animar fluidos a taxas interativas. Para testar a eficácia e eficiência do método, a biblioteca desenvolvida permite a instanciação de diferentes configurações, incluindo o tratamento de colisões do fluido com obstáculos, o tratamento da interação entre dois fluidos distintos e o tratamento de forças externas exercidas pelo usuário via um mecanismo de interação.
Palavras-chave: Animação, Simulação de Fluidos, SPH.
Abstract
This work investigates the use of particle-based system for fluid animation. Based on proposals presented by Müller et al., the goal of this dissertation is to investigate and fully understand the use of a Lagrangian method known as Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) for fluid simulations. A library has been implemented in order to validate the method for fluid animation at interactive rate. To demonstrate the method effectiveness and efficiency, the resulting library allows the instantiation of different configurations, including the treatment of fluid-obstacle collisions, interaction between two distinct fluids, and fluid-user interaction.
Keyword: Animation; Fluid Simulation; SPH.