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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Animação de Fluidos via Modelos do Tipo Lattice Gas e Lattice Boltzmann

Dissertação de Mestrado
(indexada pela 1ªvez em 6/1/2012)
Nome: Sicilia Ferreira Ponce Pasini Judice
Instituição: Laboratório Nacional de Computação Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional
Orientador: Gilson Antônio Giraldi
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
Técnicas baseadas em física têm chamado a atenção da comunidade de  computação gráfica, em especial para animação de fluidos (gás ou  líquidos). As técnicas tradicionais para animação de fluidos são  metodologias top-down baseadas em malhas 2D/3D, tais como Diferenças  Finitas e Elementos Finitos, em conjunto com equações de fluidos  Navier-Stokes. Entretanto, tais métodos têm um custo computacional alto. Uma  alternativa é o uso de técnicas baseadas em Autômatos Celulares do tipo  Lattice Gas (LGCA) e o Método de Lattice Boltzmann (LBM). A idéia  básica desses métodos consiste em obter a dinâmica macroscópica de um  fluido a partir do comportamento coletivo de diversas partículas  microscópicas. Em geral, tais metodologias bottom-up são eficientes do ponto de vista computacional. Neste  trabalho, são estudados os aspectos teóricos e práticos da animação  computacional de fluidos bidimensionais para computação gráfica, usando  um método LGCA chamado FHP, e um método LBM chamado D2Q9. é proposto um modelo de fluido 3D baseado nos modelos bidimensionais FHP e D2Q9, bem como em métodos de interpolação. Em  seguida, são apresentadas duas aplicações para animação de fluidos  através dos métodos mencionados, uma para execução em tempo real e outra  para execução off-line. Nos resultados dos experimentos  computacionais são enfatizados a simplicidade e o potencial dos modelos  propostos quando combinados com técnicas eficientes de rendering.

Palavras-chave: Animação por Computador, Autômato Celular, Dinâmica dos Fluidos, Processamento Eletrônico de Dados.

Abstract
Physically-based techniques for the animation of fluids (gas or liquids) have taken the attention of the computer graphics community. The traditional fluid animation methods rely on a top down viewpoint that uses 2D/3D mesh based approaches motivated by the Eulerian methods of Finite Element (FE) and Finite Difference (FD), in conjunction with Navier-Stokes equations of fluids. Alternatively, lattice methods comprised by the Lattice Gas Cellular Automata (LGCA) and Lattice Boltzmann (LBM) can be used. The basic idea behind these methods is that the macroscopic dynamics of a fluid is the result of the collective behavior of many microscopic particles. Such bottom-up approaches need low computational resources for both the memory allocation and the computation itself. In this work, we consider animation of fluids for computer graphics applications, using a LGCA method called FHP, and a LBM method called D2Q9, both bidimensional models. We propose 3D fluid animation techniques based on the FHP and D2Q9 as well as interpolation methods. Then, we present two animating frameworks based on the mentioned lattice methods, one for a real time implementation and the other for an off-line implementation. In the experimental results we emphasize the simplicity and power of the presented models when combined with efficient techniques for rendering and compare their efficiency.

Keywords: Computer Animation, Cellular Automata, Fluids Animation, Data Processing.

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Animação a Serviço do Estado: O imaginário presente nos desenhos animados para campanha de saúde e higiene durante o regime militar no Brasil (1972-1979)

Tese de Doutorado
(indexada pela 1ªvez em 6/1/2012)
Nome: Marcelo Gonçalves Ribeiro
Instituição: PUC-Rio 
Programa: 
Orientador: Denise Berruezo Portinari
Ano: 2004
País: Brasil

Resumo
A pesquisa tem por escopo um estudo do imaginário  presente  nos desenhos animados que fizeram parte da campanha de  saúde, higiene e vacinação promovida pelo Governo  Federal,  veiculada na mídia e nas escolas do país. Esta Campanha, realizada pela Assessoria de Relações Públicas do  Governo,  criou as personagens Sujismundo, Sujismundinho e Doutor  Prevenildo e foi exibida em dois momentos distintos, na  gestão dos Presidentes Médici (1969-1974) e Geisel (1974- 1979), durante a vigência do Regime Militar no Brasil.  Embora estes filmes vinculem-se a um período específico  da  vida nacional, em alguns aspectos, suas características se assemelham a outras criações que fizeram parte da  literatura brasileira. Mais especificamente, as imagens  dos  desenhos animados evocam um imaginário que permaneceu ao  longo de décadas representando uma marca, uma impressão na memória da sociedade brasileira. Esta dissertação visa  contribuir, portanto, para uma reflexão acerca do  imaginário social brasileiro, considerando as contradições existentes na sociedade, principalmente no que se refere  à  política e ao poder do país, e a repercussão destes fatos  na criação das animações no período do Regime Militar.

Palavras-chave: animação, desenho animado, monteiro lobato, mito da marginalidade, ditaduraitica

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As Super Heroínas em Imagem e Ação: gênero, animação e imaginação infantil no cenário da globalização das culturas

Tese de Doutorado
(indexada pela 1ªvez em 6/1/2012)
Nome: Juliane Di Paula Queiroz Odinino
Instituição: UFSC / Centro d Filosofia e Ciências HUmanas
Programa: Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas
Orientador: Carmen Rial e Gilka Girardello
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
A presente tese se propõe a acompanhar a trajetória das heroínas de  desenho animado infantil no cenário global contemporâneo, rumo à  consolidação da super-heroína. De um lado, procuramos levar em conta  as mudanças nos agenciamentos atribuídos à sua imagem ao longo dos  últimos tempos, considerando como marco o surgimento das personagens do  desenho animado As Meninas Super Poderosas. Por outro lado,  problematizamos o modo como as heroínas, de maneira geral, costumam ser  vistas, vividas e interpretadas, frente à importância do desenho animado  para a cultura lúdica infantil. Com relação à imagem da  super-heroína hoje, destacamos a incorporação de uma série de atributos,  antes dignos exclusivamente dos heróis masculinos, que, no entanto, se  apresentam fortemente arraigados em determinados referenciais de  feminilidade. Quanto à relação estabelecida entre os públicos e  seus/uas heróis/ínas localizamos diferentes formas de experiências que  ajudam a definir, em primeira instância, fronteiras de gênero, de classe  e de grupos de idade. A natureza contraditória com que diversos  elementos são arranjados, ajudam dar forma e coerência à imagem da que  denominamos super-cor-de-rosa. Como uma mônada, ela comporta  inúmeras formas de articulação, a partir de um amplo leque de elementos,  atributos e características, mas que no conjunto levantam a bandeira de  uma auto-afirmação feminina na modalidade super-mulher/super-menina. Por sua vez, essa imagem hoje deve muito às transformações que hoje atravessam a imaginação global.

Palavras-chave: televisão, desenho animado, globalização, imaginário infantil

Abstract
This thesis study the trajectory of the heroines of children's cartoon in the contemporary global scene, towards the consolidation of the super-heroine. On one hand, we take into account changes in the agency attributed to its image over recent times, considering the importance of the cartoon The Powerful Girls. Furthermore, how the problematization heroines in general, tend to be seen, experienced and interpreted, in the importance of the cartoon for culture child. Regarding the image of the super-heroine today, highlight the incorporation of a number of attributes, but worthy only of male heroes, however, they are deeply rooted in certain marks of femininity. Concerning the relationship between the public and heroes and heroines locate different types of experiences that help to define in the first instance, boundaries of gender, class and age groups. The contradictory nature with which various elements are arranged, help shape and coherence to the image of what we call super-pink. As a monad, it includes many forms of articulation, from a wide range of elements, attributes and characteristics are often quite contradictory, but on the whole raise the flag of a female self-assertion in the form super-woman . In turn, that image today owes much to change that now cross the global imagination.

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Metrópolis : O uso do jazz no cinema de animação japonês

Dissertação de Mestrado
(indexada pela 1ªvez em 6/1/2012)
Nome: Gustavo Rocha Chritaro
Instituição: Unicamp - Instituto de Artes - IA
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
Este trabalho tem como proposta analisar o uso do jazz no cinema de  animação japonês, através de um estudo de caso que tem como objetivo o  longa-metragem de animação "Metrópolis" (2001), dirigido por Rintaro,  com roteiro de Katsuhiro Otomo, e música de Toshiyuki Honda.
A  metodologia que escolhemos foi a de estabelecer conexões com a  literatura específica da área de trilhas sonoras, e dialogar com o  pensamneto de outras áreas, como a filosofia e a crítica literária Além  disso, foram feitas exposições formais sobre a parte técnica da trilha  musical e a partir de então, foram realizadas uma síntese entre a  literatura e o procedimento de análise.

Palavras-chave: jazz, anime, cinema japonês, trilha sonora

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Documentário Animado: Experimentação, tecnologia e design

Tese de Doutorado
(indexada pela 1ªvez em 6/1/2012) 
Nome: India Mara Martins 
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Orientador: Luiz Antônio Luzio Coelho
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
O objetivo desta tese é refletir sobre o documentário animado. Um produto audiovisual que mistura documentário e animação e está redefinindo o papel do design na produção das novas mídias. Mostramos  também que o documentário animado reacende uma série de debates e  reflexões relativas à teoria do documentário e da animação em relação às  concepções de realismo. A nossa principal premissa é que o  documentário sempre se apropriou da tecnologia de forma a favorecer a  experimentação e, o documentário animado, em 3D, é a sua forma de se  apropriar das tecnologias digitais. Para comprovar esta hipótese  mostramos como a experimentação da tecnologia se deu no documentário em  diferentes épocas, mais precisamente nos períodos do primeiro cinema,  das vanguardas e da escola britânica - de 1900 a 1930, os anos de 1960, e  os anos de 1990 (novas mídias). O que nos interessa é investigar  esta relação entre os meios de produção utilizados na realização do  documentário - quer tenham esta denominação ou não - e os modos de  representação e estilos resultantes da tecnologia de cada época, que  pretendemos delinear brevemente. O Design está presente nos dois  aspectos: nos meios de produção, por sua tradição ligada ao  desenvolvimento de tecnologias e instrumentos para viabilizar a  produção, e nos modos de representação, porque as referências estéticas  da animação são oriundas das artes gráficas (quadrinhos, ilustrações,  etc). Isto também explica, em parte, a ausência da animação na  teoria do cinema, aspecto que questionamos, mostrando como a animação  está contemplada na teoria Deleuziana. Para concluir, fazemos um estudo de caso de um documentário animado emblemático, por sua abordagem da tecnologia 3D. Ryan  (2004), de Chris Landreth, resume o potencial do documentário animado  enquanto experimentação da tecnologia, intensidade narrativa e estética  não figurativa, em singular referência ao pintor Francis Bacon.

Palavras-chave: Documentário Animado, Experimentação, Tecnologia, Teoria do Cinema

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