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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Um Sistema de Geração de Expressões Faciais Dinâmicas em Animações Faciais 3D com Processamento de Fala

Tese de Doutorado
(indexada pela 1ªvez em 30/1/2012)
Nome:
Paula Salgado Lucena Rodrigues 
Instituição: PUC-Rio - Departamento de Informática
Programa: Programa de Pós-graduação em Informática
Orientador: Bruno Feijó e Luiz Carlos Pacheco Rodrigues Velho
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
Esta tese apresenta um sistema para geração de expressões faciais  dinâmicas sincronizadas com a fala em uma face realista tridimensional.  Entende-se por expressões faciais dinâmicas aquelas que variam ao longo  do tempo e que semanticamente estão relacionadas às emoções, à fala e a  fenômenos afetivos que podem modificar o comportamento de uma face em  uma animação. A tese define um modelo de emoção para personagens  virtuais falantes, de- nominado VeeM (Virtual emotion-to-expression  Model ), proposto a partir de uma releitura e uma reestruturação do  modelo do círculo emocional de Plutchik. O VeeM introduz o conceito de  um hipercubo emocional no espaço canônico do R4 para combinar emoções  básicas, dando origem a emoções derivadas. Para validação do VeeM é  desenvolvida uma ferramenta de autoria e apresentação de animações  faciais denominada DynaFeX (Dynamic Facial eXpression), onde um  processamento de fala é realizado para permitir o sincronismo entre  fonemas e visemas. A ferramenta permite a definição e o refinamento de  emoções para cada quadro ou grupo de quadros de uma animação facial. O  subsistema de autoria permite também, alternativamente, uma manipulação  em alto-nível, através de scripts de animação. O subsistema de  apresentação controla de modo sincronizado a fala da personagem e os  aspectos emocionais editados. A DynaFeX faz uso de uma malha poligonal  tridimensional baseada no padrão MPEG-4 de animação facial, favorecendo a  interoperabilidade da ferramenta com outros sistemas de animação  facial.

Palavras-chave: animação facial, expressões faciais dinâmicas, processamento de fala, personagens virtuais

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Animação de Humanos Virtuais Aplicada para Língua Brasileira de Sinais

Dissertação de Mestrado
(indexada pela 1ªvez em 30/1/2012)
Nome: Andréia Rodrigues de Assunção Schneider
Instituição: UFRGS - Instituto de Informática
Programa: Programa de Pós-graduação em Computação
Orientador: Luciana Porcher Nedel
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
Os surdos possuem a capacidade de utilizar a língua oral para se  comunicar limitada e por isso tem como língua materna as línguas  gestuais. Isso dificulta a utilização, de maneira satisfatória, dos  serviços básicos, bem como a inserção na sociedade ouvinte, que é  composta pela maioria da população. Devido ao fato desta língua ser  gestual, é viável afirmar que se pode simular seus sinais através de  animação de humanos virtuais, sem perder a percepção correta do  significado do mesmo (que palavra o sinal representa). O presente  trabalho descreve uma técnica de animação aplicada em LIBRAS. A idéia  principal é, baseado na descrição da animação de um determinado sinal,  executar seu movimento de forma mais, ou menos ampla para que se consiga  aproveitar o espaço disponível para a gesticulação, sem entretanto  perder o significado do sinal. A animação computacional de um sinal deve  o mais próximo possível do real, ou seja, seu significado deve ser  facilmente entendido e sua execução deve ser natural (suave e contínua).  Para isso os sinais devem ser definidos de acordo com as limitações de  movimentação das articulações humanas, bem como ao campo de visão do  receptor.  Além disso alguns parâmetros devem ser analisados e  definidos: velocidade do movimento, tempo e amplitude dos sinais. Outro  aspecto importante a ser tratado é o espaço que é disponível para a  execução do sinal: dependendo do espaço, o sinal deve ser animado de  forma a se adequar a ele. A implementação da técnica resultou em um  sistema de animação para LIBRAS composto por três módulos:
- um  modelador do humano virtual, de forma que as articulações e DOFs deste  sejam anatomicamente coerentes com a realidade;
- um gerador de gestos, o  qual é responsável pela transformação dos parâmetros como velocidade,  tempo de execução do gesto, configuração das juntas, em um arquivo que  descreve a animação da pose. Cabe ressaltar que as palavras em LIBRAS  são conhecidas como sinais. Já um sinal é composto por um ou vários  gestos e estes são compostos por poses;
- um animador, o qual é  responsável por gerar a animação de um sinal previamente criado,  adequando (se necessário) a amplitude deste sinal ao espaço disponível  para a execução do mesmo.
O sistema criado foi submetido a testes para  que a técnica fosse validada. O que se buscou com os testes foi  verificar se os sinais gerados eram passíveis de entendimento, ou seja,  se a animação gerada representava determinada palavra. Todos os aspectos  acima mencionados são apresentados e analisados em detalhes.

Palavras-chave: informática, educação, língua, lingua brasileira de sinais, animação de humanos virtuais

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O Cinema Americano Segundo South Park

Trabalho de Conclusão de Curso
(indexado pela 1ªvez em 30/1/2012)
Nome: Felipe Quednau Thomé
Instituição: UFRS - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação
Programa: Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade
Orientador: Miriam de Souza Rossini
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho discorre sobre a inter-relação entre linguagens  artísticas. Tem por objetivo analisar a crítica feita ao modelo  cinematográfico hollywoodiano pelo seriado de animação South Park  através na paródia. A metodologia é dividida em duas etapas. na  primeira, será feita uma análise bibliográfica sobre o tema da narrativa  clássica cinematográfica, seu surgimento e sua consolidação dentro do  cinema norte-americano, assim como suas características narrativas,  estruturas e convenções. Na segunda etapa é feita uma apresentação e uma  contextualização da série de animação. Por último, é feita uma análise  audivisual da trilogia de episódios Imaginationland de South Park. Entre  os principais conceitos estão o de paródia, de Vladimir Propp, e  efeitos de transparência, de Ismail Xavier.

Palavras-chave: Cinema americano, televisão, estrutura narrativa, paródia

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Animadas Personagens Brasileiras: A linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporaneo brasileiro

Dissertação de Mestrado
(indexada pela 1ªvez em 30/1/2012)
Nome: Daniel Moreira de Souza Pinna
Instituição: PUC-Rio - Departamento de Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes e Design
Orientador: Luiz Antônio Luzio Coelho
Ano: 2007
País: Brasil

Resumo
O presente estudo analisa os aspectos comunicativos da visualidade de personagens de curta-metragens de animação contemporâneos brasileiros, empregando recursos oferecidos pela Semiologia. O cinema de animação é uma arte que tomou contornos na virada do século XX. Junto à indústria cultural, consolidou inúmeras personagens na memória de espectadores em todo o mundo. Contudo, os altos custos de produção das obras animadas obrigam muitos artistas a realizarem seus filmes independentes no formato de curtas metragens. Devido à brevidade dos filmes, esses criadores empregam repetidamente tipos e caricaturas como personagens principais, apresentando-os sob a forma de signos de fácil reconhecimento pela maioria dos espectadores. Esta pesquisa parte da hipótese de que a visualidade das personagens de obras cinematográficas de animação breves é um sistema projetado (intencionalmente ou não) para transmitir ao espectador mensagens de compreensão praticamente imediata a respeito da narrativa apresentada e dos conceitos personificados pelas personagens no curto intervalo de tempo em que elas estão em cena. Com base no levantamento de sessenta principais personagens apresentadas nos filmes  brasileiros premiados no festival Anima Mundi em suas doze primeiras edições (1993-2004), esta dissertação investigou os estereótipos existentes nas produções recentes do cinema de animação brasileiro. Em seguida, buscou delinear maneiras com que os elementos visuais que os constituem atuam no processo de significação das personagens animadas, articulando-se enquanto uma linguagem visual específica. Para realizar tal investigação, os procedimentos metodológicos adotados tomaram por fundamentos os estudos de Semiologia de Roland Barthes e o conceito de atributos das personagens desenvolvido por Vladimir Propp.

Palavras-chave: animação brasileira, personagens, teoria literária, linguagem visual, estereótipo, semiologia.

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O Acting no Design de Animação

Dissertação de Mestrado
(indexada pela 1ªvez em 12/1/2012)
Nome: Maurício Duarte Mazza
Institutição: Universidade Anhembi Morumbi / Departamento de Design
Programa: Mestrado em Design
Orientadora: Mônica Moura
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa enfoca o acting, que é a construção da expressão de uma personagem a partir da interpretação da linguagem corporal, dos pensamentos, dos sentimentos e emoções. Portanto, esta pesquisa pretende demonstrar as características, a abrangência e a importância do acting tanto em um projeto específico como no design de animação a partir de abordagens conceituais e técnicas. Para atingir este objetivo serão apresentados estudos desenvolvidos sobre o movimento, a percepção do movimento, os princípios da animação, o acting, análise dos filmes Father and Daughter (Michael Dudock de Wit, Holanda, 2000) e Ratatouille (Brad Bird, EUA, 2007) e as relações estabelecidas entre o campo do design e o da animação.

Palavras-chave: design, animação, acting, movimento.

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