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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Animação Experimental no Super 8 Brasileiro

Dissertação de Mestrado

Nome:Christiane Quaresma Medeiros
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Orientador: Nina Velasco e Cruz
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
O ponto de partida da presente pesquisa foram as carências acadêmicas que o objeto de estudo trabalhado implica, ao combinar os atributos "animação", "super 8" e "experimental". Tratam-se de três instâncias cinematográficas que até os dias atuais ainda carecem de procedimentos historiográficos apropriados (em termos de mapeamento, restauração, catalogação e inserção na narrativa histórica do cinema nacional), bem como aprofundamentos teóricos que busquem visualizá-las segundo parâmetros analíticos concernentes a seus imperativos processuais, técnicos, estéticos e ideológicos. Com base nisso, o projeto possuiu três fases, a saben mapeamento, pesquisa de campo e análise. A última se deu a partir de um corpus que buscou evidenciar os trabalhos pintados diretamente sobre a película, técnica conhecida como "animação direta" e caracterizada pelo uso da película como tela. A discussão teve o processo animado como vetor, e a análise teve como foco os processos de destenitorialização (Deleuze) que tal conduta processual impõe ao sujeito criador, bem como ao dispositivo técnico do cinema. Observou-se também como o super 8 potencializa esta relação com o maquinário a partir de suas especificidades tanto técnicas, como também ideológicas, tendo por base o pensamento sobre o cinema que foi arquitetado em torno desta bitola no Brasil das décadas de 1970 e 1980. Os principais nortes teóricos incluem a noção de campo de Bourdieu, a fim de posicionar tais obras dentro de um contexto que permita aventar o esquema de valores e legitimidade que se colocam a partir destes filmes com a devida complexidade, evitando reduzir tais questões segundo categorias de oposição pré-estabelecidas. Recorre-se, ainda, a noção de destenitorialização de Deleuze, com o intuito de enriquecer o olhar sobre estes efeitos de reconfiguração que tais obras promovem, transversalmente, ao sujeito da criação, ao maquinário do cinema, bem como aos procedimentos artísticos que agregam em seu processo.

Palavras-chave: Animação, Super 8, Cinema experimental, Cinema nacional

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Um Panorama Sobre as 12 Semanas do Estágio HotHouse: Diego Stoliar, Jonas Brandão

Artigo em Revista On-line
(indexado pela 1ª vez em 8/3/2016)

Nome: Marcos Magalhães
Revista: Filme Cultura / CTAv 
Instituição: CTAv - n.49 / 2007, p. 48-49.
Ano: 2007
País: Brasil


OBS:  Este artigo é a 2a. parte do artigo CTAv e NFB: Um acordo que veio do espaço.

A apresentação da idéia
A primeira coisa que os participantes fizeram foi desenhar as partes mais importantes de suas idéias e montar uma apresentação para todos os integrantes - diretores e produtores - do Hot House. Assim todos opinavam e discutiam as partes mais problemáticas da história.

Edição off-line
Entre o fechamento do conteúdo e o fechamento do ritmo, os alunos tiveram à disposição uma ilha de edição e uma editora. Ela discutia com todos como montar e apresentar da melhor forma os filmes. Assim os alunos poderiam prosseguir para o animatic.

Palavras-chave: Animação, Desenho animado, CTAv, História da animação, NFB.

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Quem Desenha os Títulos?

Artigo em Revista On-line
(indexado pela 1ª vez em 8/3/2016)
Nome: Ruy Castro
Revista: Revista Filme Cultura - n. 13
Instituição: CTAv - n.13 / 1969, p. 20-23
Ano: 1969
País: Brasil

Na tela, em close, o rosto de Kim Novak - em tonalidade avermelhada. A câmera o examinar por alguns segundos e, de repente, desvia-se para o alto, em direção ao olho, tentando penetrá-lo. E é o que ela faz efetivamente em seguida: o olho de Kim Novak torna-se cada vez maior à medida que a câmera se aproxima e parece vaza-lo e, então, transborda da tela.

Palavas-chave: Cinema, Animação, Motion Graphics.



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Lá e Cá: A mal contada história de Tito Pontevedra, um animador galego no Brasil

Artigo em Revista On-line
(indexado pela 1ª vez em 8/3/2016)
Nome: Roberto Maia
Revista: 
Filme Cultura
Instituição: CTAv - n.60 / 2013, p. 74-77
Ano: 2013
País: Brasil

Quando Daniel Caetano entrou em contato comigo pelo Facebook, estava me recuperando de uma doença que tomava meu corpo de um suor frio e pegajoso, de modo que, ao me propor um artigo para a Filme Cultura sobre Tito Pontevedra, o calafrio sentido em seguida poderia ser tanto um sintoma da moléstia mal curada como uma reação àquele nome trazido, assim, de chofre, da noite dos tempos. Tinha falado uma única vez com meu amigo sobre o animador galego que trabalhou no Brasil e, alguns anos depois, um dossiê sobre animação originou um convite cujo resultado final seria uma especulação, no mínimo, desconcertante. Até então só havia escutado rumores sobre um artista imerecidamente esquecido; a partir dali o silêncio em torno de seu legado aos poucos iria me levar aos limites da vergonha e da abominação.
Antes que aceitasse a encomenda foi-me sugerido o nome de Felix Follonier, um empresário e cineasta argentino, para esclarecer sobre a passagem do obscuro espanhol pelo Brasil em meados da década de 1970. No corpo da mensagem enviada pelo redator da Filme Cultura havia um link através do qual se chegava a uma pequena biografia de Follonier e, de forma pouco usual nestes casos, a um telefone e a um e-mail pessoal para contato. Sem mais delongas, aceitei escrever o texto e checar se aquelas informações procediam.

Palavras-chave: Animação, Tito Pontevedra, História da Animação, Animação brasileira.

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Exercício Para o Salto - A animação brasileira no período 1970-1995

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ª vez em 8/3/2016)
Nome: Antônio Moreno
Revista: Filme Cultura
Instituição: CTAv - n.60 / 2013, pp. 21-26
Ano: 2013
País: Brasil

A revolução de costumes e diversos fenômenos ideológicos transculturais, somados aos ocorridos na área da Comunicação, como a diversificação das mídias, operamcomo marcas que identificam o período 1970-1995, provocando profundas mudanças na concepção de filmes em seus diversos gêneros. Entre nós foram fenômenos evidentes a intensificação das salas de cinema com programação alternativa, o surgimento de grupos de animação, a proliferação de canais de televisão e de festivais de cinema, a publicação de livros, revistas e tabloides, acelerando o fluxo de informações entre artistas de diferentes regiões do país, além da mudança dos meios técnicos de produção de animação trazida pela computação gráfica.

Outro fenômeno importante para a produção de animação...
 
Palavras-chave: Animação brasileira, Cinema, História da animação.

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