Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Os Elementos Visuais nas Etapas de Desenvolvimento da Animação 2d "24/7"

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Yngrid Karen Soares dos Santos
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Amanda Mansur Custódio Nogueira
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Este trabalho tem como objetivo demonstrar as etapas de criação e desenvolvimento de uma animação 2D, com foco nas suas características estéticas e elementos visuais. Nesse sentido, o trabalho investiga como os elementos visuais da animação, tais como cor, textura e desenho são fundamentais na construção de sentido e nas sensações provocadas em seus espectadores. Apoiado nos estudos dos principais elementos estéticos da animação 2D, o presente trabalho ainda analisa filmes e séries de animação, nas quais os elementos acima citados se destacam. A fim de testar e comprovar os estudos dos elementos, o objetivo final do trabalho foi o desenvolvimento do projeto de uma animação 2D, que resulta nos documentos do seu processo de criação, roteiro, storyboard e animatic.

Palavras-chave: Animação 2D, Cor, Estética, Textura, Desenho, Produção Audiovisual

Para o texto completo, clique aqui!

Rotoscopia e Movimento: As Diferentes Maneiras de Se Aplicar a Técnica na Animação

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Hugo Leonardo Ramos da Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Rotoscopia é uma técnica de animação no qual se usa a imagem filmada como referência para criar os movimentos existentes na animação. Há diversas maneiras de realizar esse método, ocasionando o problema da falta de aprofundamento sobre a técnica em um único estudo. Com apreço estético, os animadores buscam usar a técnica de maneira que se adeque a ideia do filme, de uma forma mais tecnológica ou experimental, sem perder o caráter realista nas ações que a rotoscopia propõe ao ser utilizada. Assim, essa pesquisa possui o objetivo de apresentar em forma de compilação algumas das maneiras de se fazer a rotoscopia na animação. No qual, ocorre uma análise de conteúdo a partir de alguns filmes animados, a partir de uma abordagem indutiva, num procedimento de comparação entre os aspectos em comum que os autores examinados trabalham com a rotoscopia.

Palavras-chave: Design, animação, rotoscopia

Para o texto completo, clique aqui!

Trajetória do Cinema de Animação em Pernambuco

Tese de Doutorado

Nome:
Marcos Buccini Pio Ribeiro
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Orientador: Paulo Cunha e Rodrigo Carreiro
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
O cinema de animação pernambucano é recente, o primeiro filme data de 1968, enquanto que o primeiro filme brasileiro já tinha sido realizado 51 anos antes, em 1917. Mas, mesmo sendo tão recente, esta história ainda é desconhecida, tanto dos estudiosos do cinema pernambucano, quanto das pessoas que fazem o cinema de animação no estado. Assim, o objetivo principal desta tese foi resgatar a trajetória do cinema de animação pernambucano através de seus autores e suas obras. Esta pesquisa, inédita, fez um levantamento catalográfico de todas as animações pernambucanas, desde a primeira que foi possível relacionar, até maio de 2016. Durante estes anos de trabalho, 168 animações foram listadas e mais de 50 realizadores foram entrevistados. Com isso, foi possível criar um panorama da trajetória da animação pernambucana. Observando questões como a influência da tecnologia, o contexto cultural, a profissionalização, o crescimento de um mercado, a participação de editais de fomento, festivais e instituições de formação profissional e acadêmica e, finalmente, a estética usada nessas animações. Devido ao contexto periférico dessa produção, e sua posição em relação a cinemas maiores, autores que tratam de identidade cultural foram convocados para dialogar com autores que tratam de quesitos estéticos, especialmente os conceitos de ortodoxia e experimental de Paul Wells (1998). Desta forma, esta pesquisa parte da afirmação de que: uma produção periférica, como a animação pernambucana, que não obedece às regras e normas de uma indústria, acaba por gerar outras ansiedades, outros motivos e, consequentemente, outras dicotomias, em relação a uma produção industrial e comercial.

Palavras-chave: Cinema de animação, animação pernambucana, cinema pernambucano, história da animação, animação brasileira, história da animação brasileira

Para o texto completo, clique aqui!

Reduzindo Limites: Técnicas para Aperfeiçoar Movimentos em Animações de Recorte Digital

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rayana Carla Ferreira de França
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
A animação de recortes surgiu como uma técnica para agilizar a produção e reduzir os gastos, ainda hoje serve ao seu propósito e por isso sendo uma das técnicas mais utilizadas para animações comerciais e séries para TV, porém mesmo na era da animação digital o recorte traz consigo alguns limites que podem dificultar a realização de um movimento fluido e realisticamente convincente. Mesmo com o uso do computador como um meio de novas possibilidades de criação que traz à tona novas experiências emotivas e linguagens estilísticas, os limites ainda podem ser um problema relevante para o animador. Para evitar que os personagens apresentem movimentos duros e sem conexão com o dito movimento natural, os animadores se apoiam em outras técnicas para aprimorar os movimentos dos recortes animados. Considerando essa problemática, esse trabalho tem como objetivo principal, explicar como funciona a técnica de animação com recortes e como podemos fazer uso de outras técnicas de animação para reduzir os limites impostos pelos recortes.

Palavras-chave: Animação de recorte, técnicas de animação, animação limitada

Para o texto completo, clique aqui!

Desenho Animado: O cinema da irrealidade

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Gilberta Mendes
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 5 / 1967 , p. 8-10. 
Ano: 1967
País: Brasil

Resumo

É errado pensar-se no desenho-animado como um ramo subsidiário da arte e do cinema. Ao contrário, ele é uma nova arte.
No entanto, o fato de  que a sua composição, seleção, filmagem e processo de edição sejam criados numa mesa de desenho, não altera os princípios fundamentais de como um filme normal é realizado. [...]

Palavras-chave: Animação, Desenho animado, Cinema

Para o texto completo, clique aqui!