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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Artes, Aprendizagens, Juventudes e Cidadanias: Por práticas fonoaudiológicas revolucionárias

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Thiago Roseiro da Silva
Instituição: UERJ - Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Orientador: Luiz Antonio Saléh Amado
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Esta dissertação é uma análise das práticas fonoaudiológicas nas oficinas Anima Animação, que utilizam a produção de filmes de animação como forma de estimulação da linguagem e da cognição de adolescentes e jovens de favelas do Rio de Janeiro previamente identificados com dificuldades de aprendizagem. A análise foi desenvolvida a partir dos materiais presentes no Google Drive da Ação 3 (equipe responsável pelas oficinas), que foi elaborado e constantemente atualizado pela equipe entre os anos de 2014 e 2016, e teve por referenciais a Análise Institucional, em específico, a Análise de Implicação, a Cartografia e a Aprendizagem Inventiva. Estes referenciais tornaram possíveis análises e discussões dos processos vividos nas oficinas por meio do questionamento das práticas instituídas, das implicações de todos os participantes e da contemplação da cognição e da linguagem não por uma perspectiva da solução de problemas, mas sim, da invenção de problemas, tendo a produção dos filmes de animação como um plano comum de ação e interação entre sujeitos. Isto permitiu novas compreensões sobre as práticas fonoaudiológicas e seus processos de avaliação e intervenção/estimulação na linguagem e na cognição. Deste modo, foi possível perceber que as práticas fonoaudiológicas e sua aproximação com as artes podem ser revolucionárias na medida que se afasta de seu caráter normativo sobre a linguagem e a cognição, e se aproxima do acolhimento das produções subjetivas no encontro entre fonoaudiólogos e outros sujeitos. Promovendo desta forma novas perspectivas de cidadania para os adolescentes e jovens atendidos

Palavras-chave: Fonoaudiologia, Dificuldades de aprendizagem, Animação, Adolescentes, Adolescentes e jovens

Abstract
This dissertation is an analysis of speech and learning therapeutic practices in the workshops Anima Animação. Such workshops use the production of animation movies as a way to stimulate the language and the cognition of adolescents and youths from Rio de Janeiro's slums previously identified with learning disabilities. The analyses were developed with material present in the Google Drive of Ação 3 (the team responsible for the workshops), whose members elaborated and constantly updated it between 2014 and 2016. The references for the analyses were the Institutional Analysis, specifically the Implication Analysis , Cartography and Inventive Learning. Such references made analyses and discussions possible from the processes lived in the workshops, since they help in the questioning of instituted practices, in the implications of all of its participants and in the contemplation of cognition and language not from the problem-solving perspective, but from a problem inventing perspective with the production of animated films as a common plan of action and interaction between subjects. And in this way, they also allowed new understandings of the speech and learning therapeutic practices regarding the evaluation and intervention/stimulation of language and cognition. Speech and learning therapeutic practices can thus be revolutionary by stripping itself of its normative character of language and cognition and moving towards the embracing of subjective productions in the encounter of therapists and other subjects. It promotes new perspectives around the citizenship of the attending adolescents and youths.

Keywords: Speech and learning therapy, Learning disabilities, Animation, Adolescents and youths

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Narrativas de Professor-Pesquisador: Investigando a própria prática docente a partir da experiência de produzir animações com crianças na escola

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Daniel Pereira de Oliveira
Instituição: UERJ
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Orientador: Mairce da Silva Araújo
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
A presente dissertação de Mestrado teve por objetivo investigar a própria prática docente como meio de produzir reflexões sobre o processo formativo docente, em uma perspectiva do professor-pesquisador. O recorte da prática sobre a qual realizei a pesquisa foi uma experiência de produção autoral de curtas-metragens de animação com crianças de uma das turmas de alfabetização. O objetivo dessa experiência foi criar possibilidades para as crianças experimentarem o lugar de produtoras de audiovisual, como meio de desenvolver uma leitura crítica sobre esses artefatos culturais amplamente consumidos por elas, como as animações, o cinema, a televisão e sua magia . A questão central da pesquisa que desenvolvo nessa dissertação é: que experiências vividas por mim me ajudam a refletir sobre a minha formação docente e a compreender a sua construção enquanto processo ao longo da vida? A abordagem metodológica contou com as narrativas autobiográficas meio de investigação da própria prática docente e aproximou-se também, em certa medida, dos estudos do cotidiano. Os autores que ajudam a pensar as questões de pesquisa dessa dissertação foram, principalmente: Freire (2014), sobre a práxis, a emancipação e, por conseguinte, a autoria; Garcia e Alves (2012), sobrea relação práticateoriaprática; Esteban e Zaccur (2002),sobre o professor-pesquisador; Larrosa (2002, 2011, 2014),sobre a experiência; e Santos (2010), sobre o conhecimento enquanto autoconhecimento. A pesquisa levou à compreensão, principalmente, da formação docente enquanto processo construído ao longo da vida, em que aspectos anteriores à academia e o cotidiano escolar se constituem espaçostempos formativos; as rodas de conversas enquanto instâncias formativas; e a contribuição das crianças para a formação da prática docente por meio das pistas que forneceram sobre as relações de ensinoaprendizagem e das reflexões provocadas por sua participação no cotidiano.

Palavras-chave: Professor-pesquisador, Formação docente, Animação, Experiência

Abstract
This Master's thesis aimed to investigate their own teaching practice as a means of producing reflections on the teaching learning process, in a perspective of the teacher-researcher. The clipping of the practice on which performed the research was an authorial production experience of animated short films with children one of the literacy classes. The purpose of this experiment was to create opportunities for children to experience the place of audiovisual production as a means of developing a critical reading of these cultural artefacts widely consumed by them, such as animations, movies, television and its "magic". The central question of the research that develop in this dissertation is: which experiences that I was lived help me to reflect about my own teacher s formation and understand it like a process for lifelong? The methodological approach included the autobiographical narratives through research of their own teaching practice and approached also, to some extent, of the daily studies. Authors who help to think the research questions of this thesis were mainly: Freire (2014), about the practice, emancipation and therefore the authorship; Garcia and Alves (2012), on the practice-theory-practice relationship; Esteban and Zaccur (2002), about the teacher-researcher; Larrosa (2002, 2011, 2014), about the experience; and Santos (2010) on knowledge as self. The research led to the understanding, especially of teacher education as a process built throughout life, in which previous aspects to the gym and the school routine constitute formative time and space; the wheels of conversation while training bodies; and the contribution of children to the formation of the teaching practice through the clues provided on the relationship of teaching and learning and reflections caused by their participation in daily life.

Keywords: Teacher-researcher, Teacher's formation, Animation, Experience

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A Nova Imagem da Cidade Maravilhosa : Estudo de caso do filme Rio

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Rafael Orazem Casé
Instituição: UERJ - Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Orientador: Sonia Virginia Moreira
Ano: 2012
País: Brasil

Resumo
O Rio de Janeiro atravessa no início da segunda década do século XXI momento de afirmação do seu potencial cultural, econômico e turístico. A cidade se prepara para receber mega eventos mundiais - a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (a Rio+20) em 2012, o Campeonato Mundial de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Investimentos dos governos promovem melhorias na estrutura da cidade e avançam em estratégias de segurança pública. No exterior, o Rio de Janeiro recebeu em 2011 o título de "cidade mais feliz do mundo" e também teve inscrita a sua candidatura a Patrimônio Mundial na categoria de paisagem cultural, conceito adotado pela Unesco em 1992 e incorporado como nova tipologia de reconhecimento dos bens culturais. Tais condições permeiam esta análise da relação entre a cidade e o cinema, com anotações sobre o imaginário construído pelo meio em torno do predicado Cidade Maravilhosa. Este trabalho usa o filme de animação Rio como estudo de caso, para ilustrar a relação da cidade com o cinema e como registro de aspectos do Rio de Janeiro real e imaginado.

Palavras-chave: CidadeImaginárioCinemaRio de Janeiro

Abstract
In the beginning of the second decade of 21st century Rio de Janeiro goes through a moment of affirmation of its cultural, economic and touristic potential. Rio de Janeiro city is getting ready to host huge world events - the United Nations Conference on Sustainable Development (Rio+20) in 2012, FIFA World Cup in 2014 and Olympic Games in 2016. Governmental investments improve the structure of the city and obtain progress in public safety policies. Internationally, Rio de Janeiro received in 2011 the title of the happiest city in the world and also had its nomination proposal acceptted as World Heritage in the category of cultural landscape, a concept adopted by Unesco in 1992 which was incorporated as a new typology for the recognition of cultural goods. Such conditions permeate this analysis of the relation between the city and the movies, with notes about the imaginary built by the medium around the adjective Marvellous City . The present research takes the animated featured film Rio as a case study in order to illustrate the relation of the city with the movies as well as a registration of aspects of the real Rio de Janeiro and the imagined one.

Keywords: City, Imaginary, Movies, Rio de Janeiro

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Da natureza da animação à animação da natureza: discursos ambientais nas “Enviro-toons” brasileiras veiculadas nos festivais Fica, Festcineamazônia e Filmambiente

Tese de Doutorado

Nome:
Jean Fábio Borba Cerqueira
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Doutorado em Design
Orientador: Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Neste trabalho analisamos as representações dos discursos ambientais em animações brasileiras veiculadas em três dos mais relevantes festivais internacionais realizados no país e com foco no audiovisual ambiental: Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), Festival Latino Americano de Cinema Ambiental (FestCineAmazônia) e Festival Internacional do Audiovisual Ambiental (Filmambiente). Considerando que no cinema de animação as questões ambientais ganharam maior atenção a partir do final do anos 1990, quando essa temática passou a ser representada de forma mais intensa em produções comerciais hollywoodianas, e com mais vigor na vertente autoral e independente, entendemos que a animação comporta, no seu conjunto, uma diversidade de discursos e de problemáticas ambientais, compondo filmes que representam as relações entre homem e natureza, cujas abordagens mais críticas foram convencionalmente chamadas de enviro-toons. Contudo, diante da polissemia do termo natureza, da complexidade e multidimensionalidade das questões ambientais e da diversidade de discursos acerca do ambiente, sustentamos a tese de que predomina nas animações uma representação significativa dos discursos orientada para a perspectiva hegemônica do meio ambiente, antropocêntrica e reformista, de acomodação ao capitalismo industrial globalizado. A análise das 40 animações do corpus, veiculadas nas edições dos festivais realizadas no período compreendido entre 1999 a 2014, reforça a hipótese aqui defendida. Pois apesar de revelar a emergência de uma animação ambiental brasileira caracterizada por uma diversidade técnica, estética, temática e autoral, torna evidente que as representações dos discursos ambientais valorizam histórias em que as relações homem/ambiente são desenvolvidas sem problematizações consistentes. Sendo predominantemente limitadas a responsabilizar o indivíduo, sem atribuir maiores responsabilidades à estrutura social. Por outro lado, observamos que as limitações discursivas observadas nesse corpus revelam a animação ambiental brasileira em sua capacidade de refratar e refletir as contradições e disputas que caracterizam o debate ambiental no contexto nacional. Fundamentalmente, a pesquisa adotou como suporte teórico os estudos de Rousseau, Descartes e Heidegger sobre a natureza, ambos no campo da filosofia, de Goldblatt, Dunlap e Hannigan sobre as causas estruturais da problemática ambiental, ambos no campo da sociologia ambiental, de Corbett, Hansen e Cox acerca das singularidades da comunicação ambiental, dos trabalhos de Ingram, MacDonald e Ivakhiv sobre o cinema ambiental, os estudos de Murray e Heumann, Starosielski, Whitley e Wells sobre a animação e o meio ambiente, além dos estudos de Dryzek e Corbett sobre os discursos ambientais, e de Fairclough e Maingueneau, acerca da constituição, circulação, poder e ideologia nos discursos.

Palavras-chave: Comunicação Ambiental, Animação Ambiental, Enviro-toons, Discurso Ambiental, FICA - FestCineAmazônia, Filmambiente

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Iniciação: pesquisa e desenvolvimento para um curta-metragem 3D

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Eveline Carla Arruda Falcão
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Este Projeto de Graduação em Design apresenta o desenvolvimento de uma animação 3D baseada na interpretação do poema “Iniciação”, de autoria do escritor português Fernando Pessoa. O projeto é dividido em duas grandes fases: a pesquisa sobre os fundamentos e o desenvolvimento através da experimentação. A fase de teórica aborda as dimensões conceituais e estilísticas da linguagem cinemática e, também, disserta sobre os aspectos fundamentais da computação gráfica, ferramentas e processos voltados à produção de imagens digitais em movimento. Entre os conceitos fundamentais estudados neste trabalho constam: composição, cores, semiótica, rendering, câmeras virtuais e iluminação nos ambientes digitais. Partindo do objetivo geral de realizar um curta-metragem, produto deste estudo, algumas metodologias de projetos de design são estudadas nesta monografia. O uso da metodologia de Austin Shaw, aliada à linha de produção apresentada por Jeremy Birn, é proposto como principal abordagem metodológica neste projeto. Com esta monografia, almeja-se elucidar o processo de produção, pouco discutido tanto academicamente, quanto em meios profissionais, de uma obra audiovisual, demonstrando o seu desenvolvimento de maneira prática, bem como que o público usufrua da produção cultural resultante deste estudo.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia); Computação gráfica; Multimídia (Arte); Imagem tridimensional

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