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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Cinema Sobre Cinema

Artigo em Revista On-line

Nome: Joana Nin
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 53 - Jan 2011 , p. 96.
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo

No meio de um festival em que eu era presidente do júri de curtas recebi uma tarefa extra: uma pilha de roteiros para julgar. Eram histórias com até 15 páginas escritas por alunos da escola de cinema da cidade. Dois deles veriam suas propostas virarem filmes com recursos e apoio da faculdade. Comecei  a  ler  animada  pela  oportunidade  de  conhecer  a variedade de ideias de uma nova geração de aspirantes a cineastas. Percebi, surpresa, que havia uma característica comum  entre  os  projetos:  a  maioria  era  sobre  cinema.  Na época, escolhi dois que não tratavam do tema pensando em estimular a criatividade deles. 

Palavras-chave: Cinema, De Janela Pro Cinema, Quiá Rodrigues, História do Cinema Brasileiro, Animação, Animação stop motion, Filme Cultura



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O Cavalinho Azul no Traço de Garnier

Artigo em Revista On-line

Nome: Roberto Parreira (Dir. Geral)
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 43 - Jan-Abr 1984 , p. 28-29.
Ano: 1984
País: Brasil

Resumo

Storyboard é a sequência de desenhos que indicam e orientam visualmente certas tomadas descritas no roteiro. No filme O Cavalinho Azul, baseado na peça de Maria Clara Machado, o cineasta Eduardo Escorel trabalhou com o ilustrador Gustavo Garnier. 

Palavras-chave: Storyboard para cinema, Ilustração, Storyboard, Filme Cultura

(OBS.: é mais um exemplo de aplicação e de storyboard que um artigo)


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A Representação dos Nativos Americanos no Filme Pocahontas

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Marianna Pereira Costa Mendes
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa: Curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual
Orientador: Jorge de La Barre
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
A recriação do mito de Pocahontas pelos Estúdios de animação Walt Disney trouxe novas representações e perspectivas sobre a colonização americana e a cultura dos nativos americanos. O presente trabalho tenta entender e reconstituir tal processo de estereotipagem etnocêntrico de personagens não brancos, a partir da análise descritiva qualitativa crítica do filme Pocahontas, de 1995, que atingiu divulgação mundial. Trata-se de questionar o discurso hegemônico sobre povos marginalizados acerca de suas próprias culturas, e o impacto dessa representação numa mídia de abrangência global.

Palavras-chave: Hegemonia, Nativos americanos, Pocahontas, Representação, TCC

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Realidade Virtual Aumentada e Mista: Conceitos, técnicas e aplicações

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Eliane Julia Medeiros
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: Curso de Tecnologia de Sistemas de Computação
Orientador: Helga Dolorico Balbi
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Aplicações baseadas em Realidade Virtual, Aumentada e Mista estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas. São tecnologias que proporcionam a mistura do mundo virtual e do mundo real e, embora pertençam a um mesmo ramo de tecnologia, possuem conceitos distintos. Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma visão geral sobre estas tecnologias, mostrando os conceitos envolvidos, suas diferenças, técnicas e ferramentas de desenvolvimento. O texto relaciona e descreve os principais conceitos relacionados, tais como imersão, não imersão, interatividade, graus de liberdade de movimento, detecção e rastreamento, estereoscopia e som 3D. Descreve as principais fases do processo de criação dos mundos virtuais: modelagem geométrica (técnicas e métodos de modelagem 3D, e descrição de objetos virtuais), texturização, iluminação, técnicas de sombreamento, modelagem de cenas inteiras com cenários e objetos virtuais, animação e renderização. Também destaca as necessidades das ferramentas de desenvolvimento de aplicações de realidade virtual e aumentada. E, finalmente, analisa características tecnológicas de dispositivos disponíveis no mercado, além de mostrar os benefícios e facilidades que estas tecnologias oferecem. 

Palavras-chave: Realidade virtual, Realidade aumentada, Realidade mista, Modelagem de mundos virtuais, TCC

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Analisando Técnicas de Captura de Movimento

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Philipe de Almeida Araujo
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa: Curso de Ciência da Computação
Orientador: Esteban Walter Gonzalez Clua
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O conceito de animação, primeiramente utilizado pelo cartunista Winsor McCay, em 1911, que conseguiu obter o movimento de um personagem desenhando-o em múltiplos pedaços de papel, que eram visualizados segundo uma certa taxa de amostragem. A evolução das técnicas de animação ocorreu vagarosamente até a utilização de computadores como ferramenta de desenho. Foi nos estúdios Disney que surgiram técnicas como keyframing, que ainda são utilizadas nos modernos sistemas de animação. Esse trabalho tem por objetivo analisar algumas dessas técnicas de captura de movimento, tendo servido de auxilio durante esse estudo o Kinect e a ferramenta iPi Motion Capture. Ao final serão mostrados alguns exemplos de capturas realizadas com um programa feito para Mocap.

Palavras-chave: Captura de Movimento, Mocap, Kinect, TCC

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