Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Analisando Técnicas de Captura de Movimento

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Philipe de Almeida Araujo
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa: Curso de Ciência da Computação
Orientador: Esteban Walter Gonzalez Clua
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O conceito de animação, primeiramente utilizado pelo cartunista Winsor McCay, em 1911, que conseguiu obter o movimento de um personagem desenhando-o em múltiplos pedaços de papel, que eram visualizados segundo uma certa taxa de amostragem. A evolução das técnicas de animação ocorreu vagarosamente até a utilização de computadores como ferramenta de desenho. Foi nos estúdios Disney que surgiram técnicas como keyframing, que ainda são utilizadas nos modernos sistemas de animação. Esse trabalho tem por objetivo analisar algumas dessas técnicas de captura de movimento, tendo servido de auxilio durante esse estudo o Kinect e a ferramenta iPi Motion Capture. Ao final serão mostrados alguns exemplos de capturas realizadas com um programa feito para Mocap.

Palavras-chave: Captura de Movimento, Mocap, Kinect, TCC

Para o texto completo, clique aqui!