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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Personagens de Animação como Ferramenta de Venda na Publicidade Brasileira

Trabalho de Conclusão de Curso
 
Nome: Fábio Roberto Lapolli
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ 
Programa: Escola de Comunicação: Graduação em Comunicação, Habilitação em Publicidade e Propaganda
Orientador:
 Jonas Federman
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
Estudo do personagem de animação como ferramenta de venda na publicidade brasileira. A Motor Gang, o Frango Veloz e o Bond Boca são exemplos bem sucedidos de campanhas que usaram personagens de animação. O objetivo geral é observar em que medida o personagem animado colabora na fidelização dos consumidores aos seus produtos e marcas. O objetivo especifico é estudar aspectos da criação e desenvolvimento dos personagens, suas características técnicas e conceituais. A literatura para elaboração do texto é principalmente baseada em fontes que descrevem técnicas de desenho animado. O desenvolvimento das características de um personagem é também tema das entrevistas feitas com importantes profissionais que hoje atuam na área de animação para publicidade.

Palavras-chave: Publicidade, TCC.

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Os Incríveis: Animação stop-motion x animação digital 3D

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ana Beatriz Muggiati Suassuna
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ 
Programa: Escola de Comunicação: Graduação em ComunicaçãoHabilitação em Radialismo
Orientador: Luciano Saramago
Ano: 2004
País: Brasil

Resumo
Nesta monografia, tem-se como objetivo avaliar se a animação digital 3D substituirá técnicas mais artesanais como a animação stop-motion. Neste estudo, pretende-se demonstrar por meio da análise da história e dos processos das animações que as diferenças intrínsecas a essas linguagens as tornam linguagens importantes para livre expressão dos artistas. Mostre-se, no entanto, a importância do computador como uma ferramenta facilitadora para todas as áreas da animação, pois, a revolução da era digital na animação pode ser comparada à imposta por Walt Disney nos anos 30. As diferentes técnicas deverão co-existir enquanto os artistas forem capazes de produzir animações com boas histórias em geral. A pesquisa será feita em livros que abordam especificamente o tema da animação e na Internet para busca de entrevistas e depoimentos com profissionais do meio. O intuito for o de buscar o maior número de depoimentos possíveis, para que a análise da questão fosse a mais completa possível, abordada sob diversos pontos de vista.

Palavras-chave: Animação, Desenho, Audiovisual, TCC.

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Quase Lá: Quebras e recorrências nas narrativas do revival Disney

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: André Darsie de Oliveira
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala Dias
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Este artigo foca-se nos quatro filmes da Disney lançados de 2009 a 2013, seu caráter revisionista e sua relação com filmes passados do estúdio. Partindo da análise de duas categorias principais, o elemento mágico e o número musical, o artigo trata como estes filmes refletem transformações ideológicas e econômicas que ocorreram desde a fundação do estúdio.

Palavras-chave: Disney, Contos de fadas, Musical, Magia, Detona Ralph, Frozen – Uma Aventura Congelante, Enrolados; A Princesa e o Sapo, TCC


Abstract
This article focuses on the last four movies from Disney released from 2009 to 2013, their
revisionist form and their relation with past movies from the studio. From the analysis of two
main categories, the magical element and the musical number, the article goes on how these
movies reflect ideological and economical transformations that happened since the foundation of the studio. 


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A Importância da Ciência da Informação: A aparição da área de conhecimento dentro dos animes

 

Artigo Acadêmico


Autora: José Ricardo da Silva Neto, Michelle Prates Otoni, Manoel Messias Soares Germano Júnior
InstituiçãoUNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro e UFF - Universidade Federal Fluminense 
Publicado em: ENEBD - Anais do XLI Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação. GT5- Livre. Artigo Completo Para Comunicação Oral 
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo

O artigo se trata de uma investigação explicativa e descritiva, que teve como objetivo encontrar representações da Ciência da Informação e suas atividades em obras de animação japonesas, conhecidas como animes. Foram mais de 230 episódios assistidos, totalizando cerca de 96 horas. Foi feita a busca utilizando a caracterização da Ciência da Informação e suas aplicações feita por Borko e Saracevic, entretanto foram descartadas aparições simples de bibliotecários, uma vez que o foco do artigo e a presença da ciência da informação e não apenas de um personagem bibliotecário.

Palavras-chave: Animes, Ciência  da informação, Representatividade, Artigo Acad. 


Abstract

The article is an explanatory and descriptive investigation, whose objective was to find representations of Information Science and its activities in Japanese animation works, known as animes. There were more than 230 episodes watched, totaling about 96 hours. The search was made using the characterization of information science and its applications made by Borko and Saracevic, however simple apparitions of librarians were discarded, since the focus of the article and the presence of information science and not just a librarian character.



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O Bibliotecário no Mundo da Ficção

 

Artigo Acadêmico


Autora: Juliana Norato Endlich, Mircelânia Cavalcante do Nascimento e Monica Marques Carvalho Gallotti 
InstituiçãoUNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro e UFF - Universidade Federal Fluminense 
Publicado em: ENEBD - Anais do XLI Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação. GT 5: DIVERSXS. Artigo Completo Para Comunicação Oral 
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo

Apresenta a imagem do bibliotecário no imaginário da sociedade. Mostra a representação do bibliotecário em filmes, séries de TV e seriados, desenhos animados e histórias em quadrinhos, expondo os estereótipos e sua desconstrução em produções mais recentes. Reflete sobre como o bibliotecário é visto pelos estudantes universitários; analisa, por meio de pesquisa bibliográfica e questionário on-line aplicados em grupos de universitários no Facebook, e mostra como os personagens bibliotecários são vistos pelos universitários. O objetivo desta pesquisa foi mostrar a imagem do bibliotecário nas obras de ficção e mostrar como a geração atual vê a imagem do bibliotecário estereotipado e suas mudanças na atual indústria do entretenimento. Há uma ruptura de muitos estereótipos do bibliotecário, no entanto, ainda há muitos estudantes universitários que apenas carregam uma noção básica sobre o que o bibliotecário faz, mas eles também têm a noção de como os bibliotecários são desvalorizados. Mas ainda, é possível vislumbrar o aprimoramento da imagem do bibliotecário em obras ficcionais.


Palavras-chave: Bibliotecário na ficção, Personagens bibliotecários, Estereótipo de bibliotecário, Artigo Acad. 


Abstract

Presents the librarian's image on the society's minds. Shows the representation of the librarian on movies, TV series and sitcoms, cartoons and comics, exposing the stereotypes and their undoing in more recent productions. Bethink on how the librarian is seen by college undergraduate students; analyses, by bibliographical research and online questionnaire applied on college undergraduate student's Facebook groups, and shows how the librarian characters are seen by the college undergraduate students. The objective of this research was to show the librarian's image on fiction works and to show how the current generation sees the stereotypical librarian's image, and its changes on the current entertainment industry. There's a rapture of many librarian stereotypes, however, there are yet many college undergraduate students that only carry a basic notion on what the librarian does, but they also carry and have the notion on how librarians are undervalued. Yet, there is a betterment of the librarian's image on fictional works. 


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