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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

A Produção de uma Animação 2D utilizando Cores de acordo com seus Efeitos Psicológicos

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Yasmin Machado Dolzan
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Clovis Geyer Pereira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este artigo busca demonstrar a criação de um curta animado tratando de emoções e expressões, apresentando nele a relação das cores diante destas. Através de revisões bibliográficas e testes durante a produção, foi possível apresentar como as cores podem influenciar no curta-metragem, como elas contribuem com a história, o desenvolvimento dos personagens, cenários, e ainda, a identificação do espectador com as cenas apresentadas. Durante a criação tivemos reuniões semanais para o desenvolvimento, alinhamento, e entregas das ideias e tarefas. Como resultado do estudo foi obtido uma animação com duração média de um minuto, onde as cores fazem parte da narrativa em conjunto das expressões.

Palavras-chave: Animação, Emoções, Cores, TCC.


Abstract
This article seeks to demonstrate the creation of an animated short film about emotions and expressions, presenting in it the relation of colors. Through bibliographic reviews and tests during the productions, it was possible to show how colors can influence the short film, how this contributes to the story, character development, scenarios, and most importantly, the viewer's identification with the presented scenes. During production we had weekly meetings for the development, alignment, and delivery of ideas and tasks. As a result of the studies, an average one minute duration animation was obtained, where colors are part of the narrative together with expressions.

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A Produção de Animação 3D Estudantil, uma Reflexão sobre Planejamento e Desafios de dois Curtas da UFPel

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Alexandre Lindolfo de Oliveira 
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Gissele Cardozo
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
Este artigo busca compreender a produção de animação 3D estudantil do curso de Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas. Primeiro foi feito revisões literárias para entender os passos e etapas da produção de animação 3D e em seguida uma entrevista com a Faculdade Melies para entender como acontece a produção de animação 3D de seus alunos. Então investiga as experiências de duas produções da UFPel, uma idealizada e concluída na íntegra com pequenas adaptações e outra que foi reduzida a um trailer, de forma a compreender diferenças em suas produções e entender o planejamento e desafios que os alunos enfrentaram em ambos os curtas..

Palavras-chave: Animação 3D, Produção de Animação 3D, Pipeline, Curta de Animação, Produção de Animação Acadêmica, TCC.


Abstract
This article seeks to understand the production of the 3D animation student in the Animation Film course at the Federal University of Pelotas. First, literary reviews were carried out to understand the stages and stages of 3D animation production and then an interview with Melies College to understand how 3D animation production happens for its students. Then, it investigates the experiences of two UFPel productions, one idealized and completed in full with small adaptations and another that was reduced to a trailer, to understand the differences in their productions and understand the planning and challenges that students faced in both short films.


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A Longevidade nas Narrativas Seriadas de Animação: Um breve olhar sobre o universo Pokémon

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriele Ribeiro Lopes
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
Esse trabalho é breve análise de personagens da série de jogos pokémon e seus paralelos nas respectivas adaptações animadas, tem como objetivo entender quais são os elementos recorrentes e quais aqueles que se atualizam dentro da narrativa longeva de Pokémon. Propõe-se assim analisar os jogos e temporadas de pokémon relacionadas, com um olhar voltado a um personagem específico por dupla de jogo e série.

Palavras-chave: Animação, Análise de personagens, Adaptação, Pokémon, TCC.


Abstract
This work is a brief analysis of characters from the pokémon game series and their parallels in the respective animated adaptations, it aims to understand which are the recurring elements and which ones are updated within the long-lived narrative of Pokémon. It is therefore proposed to analyze the games and related pokémon seasons, with a look at a specific character by game duo and series.

 
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A Composição de Layout para Filmes de Animação 2D


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: David Francisco Viana Mendonça dos Santos
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: EBA - Escola de Belas Artes
Orientadora: Marcelus Gaio Silveira de Senna
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
A presente pesquisa investiga a composição de layout para filmes de animação 2D e, a partir de referencial teórico-técnico, propõe uma metodologia de análise de layouts em produções fílmicas. Além disso, pretende elaborar uma compilação dos processos metodológicos identificados na literatura técnica e nos making of de diferentes produções de animação 2D. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) compreender o processo de representação e percepção do espaço na imagem fílmica; b) compreender o que é layout para filmes de animação 2D; c) analisar os diferentes processos de construção de layout para filmes de animação 2D; d) realizar a produção de layout para animação 2D a partir dos processos identificados. A partir das fontes consultadas, foram estabelecidas três constantes a serem consideradas na produção de um layout para filmes de animação 2D: 1) a narrativa; 2) o design; 3) a cinematografia. A pesquisa realizada identificou diferentes processos metodológicos a respeito do planejamento, da construção e da percepção do layout em distintas produções fílmicas. Em conclusão, a análise de todo o material resgatado permitiu a sintetização de uma metodologia para a construção do layout para filmes de animação 2D, assim como a execução das etapas seguintes na produção do filme, a linha, a cor e a animação. Finalmente, considerando o cinema de animação como uma linguagem e propondo o layout como parte integrante dessa linguagem, a pesquisa pretende também apontar um novo elemento dentro do processo de “ensinar a ver”, ou seja, o layout para filmes de animação 2D como uma ferramenta no processo de alfabetização visual do público contemporâneo.

Palavras-chave: Layout, Cenário, Animação, Cinema, TCC.

Abstract
This paper is a study of composition in layouts for 2D animation films. According to technical and theorical references, it suggests a methodology for analyzing layouts for film and compiles a group of analytical procedures identified on technical research and making of movies of several 2D animation films. It seeks to (a) understand the process of representation and perception of space in films, (b) understand what layouts for 2D animated films are, (c) analyze the different processes of creating layouts for 2D animated films, and (d) create a layout for a 2D animated film after identifying such processes. By looking at the sources referenced, three constants were chosen to be considered in the production of a layout for 2D animated films: (1) the narrative, (2) the design, and (3) the cinematography. This research identified different procedures concerning planning, constructing and perceiving the layout in different film productions. In conclusion, the analysis of the collected material allowed the synthesis of a methodology for the construction of layouts for 2D animated films, as well as its subsequent steps: line art, coloring and animation. Finally, by considering animation as a language and by proposing layout as a part of it, this research intends to demonstrate a new way of analyzing images: using layouts for 2D animated films as a tool in the process of visual literacy of contemporary spectators.

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Traços: Um curta de animação sobre a estética, força e a ancestralidade dos cabelos afro


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome:  Carolinne Ferreira da Silva de Moraes
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunição
Orientadora: Fernanda Ariane Silva Carrera
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Esse projeto tem como objetivo a produção de um curta-metragem de animação voltado para o público infantil e aborda a temática dos cabelos afro, de modo a ressignificar esse importante traço comumente estigmatizado em nossa sociedade. Para o desenvolvimento dessa narrativa, buscou-se estabelecer um panorama histórico do racismo, suas estruturas de poder e dominação na nossa sociedade e, em especial, no mundo da animação. Além disso, foram levantadas questões referentes a representação e representatividade, visando combater as imagens de controle pré-estabelecidas ao desenvolver um produto capaz de influenciar positivamente as construções identitárias de crianças.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Penteados afro, Cabelos, Negros - Identidade racial, 
Curta-metragem, 
TCC.


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