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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Desenvolvimento de animação 3D para videoclipe musical

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Thiago Sylvestre Simm
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento da produção de um clipe musical produzido em animação 3D. São abordados os processos de pré-produção, produção e pós-produção da obra, bem como métodos para o redução de custo de produção e rapidez do projeto, além de justificar decisões de distribuição do produto e funcionalidade de recursos 3D em um videoclipe. A obra elaborada é chamada Icarus, e é uma animação de fantasia.

Palavras-chave: Animação 3D, Videoclipe, Produção, TCC.


Abstract
This article presents the development of the production of a 3D animated music video. It addresses the pre-production, production and post-production processes of the work, as well as methods for making the project cheaper and faster, in addition to justifying product distribution decisions and functionality of 3D resources in a video clip. The work created is called Icarus, and it is a fantasy animation.

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Webcomic Unspoken: O narrador não confiável nos quadrinhos digitais

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Marco Antônio Lima Porto
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Sens
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
A figura do narrador não confiável é uma que persevera através de muitas obras culturalmente significativas desde que sua definição surgiu em meados do século XX; agora, com esse conceito sendo traduzido para outras mídias, diferentes formas de representar tal figura surgem. Este artigo tem como objetivo analisar as possibilidades criativas e narrativas de aplicação do narrador não confiável em webcomics animadas, a partir do projeto do autor, Unspoken.

Palavras-chave: Webcomic, Animação, Narrador não-confiável, TCC.


Abstract
The Unreliable Narrator is a figure present in many culturally significant works since its definition in mid 20th century; now, with such concept being brought into other media, different ways of representing the unreliable narrator emerge. This article searches to analyze the creative and narrative possibilities of representing the unreliable narrator in animated webcomics, using as example the author’s project, Unspoken.

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Project Ártemis: Criação de abertura animada como apresentação de uma série

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Lucas Galvagni Benelli
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Sens
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Vinhetas de abertura são peças audiovisuais introdutórias e servem como apresentação do produto que virá a seguir. As vinhetas de séries animadas parecem apresentar algumas especificidades e esse artigo visa discutir as possibilidades criativas de uma abertura para a série animada Project Ártemis, considerando as possibilidades e restrições de "diálogo" entre o produto e sua vinheta de apresentação, especialmente no caso de um produto animado. Como resultado, foi verificado que a abertura acompanha aspectos estéticos e semânticos da série, utilizando cenas e estilos gráficos da própria série.

Palavras-chave: Animação 2D, Abertura, Série, Vinheta, TCC.


Abstract
Opening vignettes are introductory audiovisual pieces and serve as a presentation of the product that will follow. The vignettes of animated series seem to present some specificities and this article aims to discuss the creative possibilities of an opening for the animated series Project Artemis, considering the possibilities and restrictions of "dialogue" between the product and its presentation vignette, especially in the case of an animated product. As a result, it was found that the opening follows the series' aesthetic and semantic aspects, using scenes and graphic styles from the series itself.

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Esoteria: A semiose do teaser

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Vit Duarte
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Sens
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
O artigo utilizará o conceito de paratextos, elementos relacionados a outros textos que desempenham a função de legitimação textual, com o objetivo de analisar o trailer audiovisual da série televisiva animada Esoteria e apresentar como os elementos paratextuais presentes dialogam com o texto principal da série em si.

Palavras-chave: Trailer, Animação, Esoteria, Paratexto, TCC.



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Leitura de Ação em Animação de Baixo Frame Rate


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Julia Abreu Coelho
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo trata de pesquisar e analisar a opinião de internautas sobre a leitura das ações de um personagem numa animação de baixo frame rate. Temos uma animação com muita movimentação e três ações simultâneas sendo executadas: dançar, cozinhar e falar ao celular. A intenção da autora é criar uma animação clara o suficiente para que as três ações possam ser lidas com clareza, ainda que apenas com poses chave e nenhuma interpolação.

Palavras-chave: Animação, Frame Rate, Poses-chaves, TCC.


Abstract
This article is about researching and analyzing public opinion about the reading of a character’s actions in a low frame rate animation. It’s an animation with a lot of movement and three simultaneous actions being performed: dancing, cooking and talking on the cellphone. The author’s intention is to create an animation clear enough that the three actions can be read clearly, albeit with only key poses and breakdowns and no interpolation.


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