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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

O Documentário em Animação: tenuidade e simbiose entre ficção e não ficção

 

Tese de Doutorado

Nome: Ana Cláudia de Freitas Resende
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Orientadora: Ana Lucia Menezes de Andrade
Ano: 2014
País: Brasil


Resumo
Por meio da reflexão e análise dos filmes Ryan (2004), Persépolis (2007) e Valsa com Bashir (2008), realizados em animação e que se aproximam das combinatórias narrativas do documentário, esta tese se concentra na imbricação de modalidades aparentemente tão diversas, buscando compreender um novo estilo de documentário em animação contemporâneo. A partir da extensão do olhar para os (im)possíveis limites entre ficção e não ficção, fundamenta-se em relevantes teóricos do cinema (Grierson, Nichols, Rabiger, Comparato, Da-Rin, Ramos, Carroll), a fim de apontar as novas possibilidades que a animação pode oferecer ao documentário e vice-versa. Ao longo deste estudo, propõe um termo substituto ao documentário, cuja denominação é marcada por controvérsias, desde sua gênese. Para uma compreensão ampliada e interdisciplinar, estabelece uma correlação com a análise do discurso e as identidades do narrador (Charaudeau), bem como com os estudos sobre narrativa de vida como estratégia discursiva, que mistura ficção e não ficção (Amossy, Arfuch, Machado, entre outros). A fim de compreender as atuais demandas da sociedade, que se refletem nas artes, analisa-se, também, o contexto (Santos) em que o documentário em animação estaria inserido. Constata-se que a associação entre o documentário e a animação estabelece uma relação mutuamente vantajosa entre essas modalidades, colocando em xeque os limites, ao mesmo tempo, tênues e simbióticos entre os universos ficcional e não ficcional.

Palavras-chave: Análise do discurso narrativo, Animação, Documentário, Tese.


Abstract
Through reflection and analysis of films Ryan (2004), Persepolis (2007) and Waltz With Bashir (2008), made in animation, and that approach of combining narratives of documentary, this thesis focuses on the nesting modalities seemingly diverse, trying to understand a new style of contemporary animated documentary. From the extended look at the (im)possible boundaries between fiction and nonfiction, it is based on relevant film theorists (Grierson, Nichols, Rabiger, Comparato, Da-Rin, Ramos, Carroll) in order to point out the new possibilities that animation can offer to the documentary and vice versa. Throughout this study, we propose a substitute term for the documentary, which name is marked by controversy, since its genesis. For a larger and interdisciplinary understanding, establishing a correlation between the discourse analysis and the narrators identity (Charaudeau), as well as studies on narrative of life as a discursive strategy that mixes fiction and nonfiction (Amossy, Arfuch, Machado, among others). In order to understand the current demands of society, which are reflected in the arts, we also analyze the context (Santos) that the animated documentary would be inserted in. It seems that the association between documentary and the animation establishes a mutually beneficial relationship between these modalities, jeopardizing the limits, at the same time, subtle and symbiotic between the fictional and non fictional universes.

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Matrizes Autorais na Animação Brasileira: identificando a recorrência de características gráficas singulares no desenho do artista animado


Tese de Doutorado

Nome: Simon Pedro Brethe
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Orientador: Maurício Silva Gino
Ano: 2019
País: Brasil


Resumo
Uma das caracteristicas dos filmes de animacao brasileiros e a diversidade de propostas visuais, esta pesquisa tem como objetivo evidenciar a formacao de matrizes autorias a partir da identificacao de caracteristicas graficas singulares recorrentes no desenho de animacao, observadas no conjunto da obra de alguns artistas animadores brasileiros. A pesquisa se dividiu em tres partes. No primeiro capitulo, tratou-se da fundamentacao teorica em torno dasideias da criacao artistica, pautadas nas reflexoes da artista e pesquisadora Fayga Ostrower, que discorre sobre o papel dos contextos experienciados pelo artista como modeladores da suaindividualidade e influenciadores da sua criacao artistica. Assim, foi proposto um metodo de analise para identificar aspectos graficos singulares no desenho de animacao baseado nas ideias da autora. O metodo considera a observacao primaria da maneira como o artistaanimador desenha os elementos graficos fundamentais da linguagem visual (ponto, linha, forma superficie e cor), associando-os a tres fatores agregadores: o cultural e o referencial artistico de interesse, sustentados pela compreensao tecnica. Alem disso, foi realizado comquatro artistas um teste de reproducao de desenho de referencia em quatro condicoes diferentes, a fim de demonstrar a singularidade grafica por meio do modo como cada um desenha e articula os elementos graficos fundamentais. No segundo capitulo, buscou-se definir os conceitos de autoral e matriz a partir dos autores Marina Estela Graca e Jean-Claude Bernardet e Marcos Buccine, estudiosos da animacao experimental, da autoria no cinema e do cinema de animacao independente respectivamente. Foi analisada a recorrencia decaracteristicas graficas singulares no desenho de animacao dos filmes autorais do animador brasileiro Marcelo Marao a fim de exemplificar a ideia de matriz autoral no contexto da animacao brasileira. No terceiro capitulo, foram feitas analises das obras de dois animadoresbrasileiros, o mineiro Jackson Abacatu e o goiano Wesley Rodrigues, para demonstrar o processo de desenvolvimento da matriz autoral desses artistas. Nas consideracoes finais, buscou-se fazer uma reflexao sobre questoes envolvendo a criacao do artista animador autoral e o contexto no qual ele esta inserido, ou seja, o mercado do Cinema de Animacao brasileiro.

Palavras-chave: Animação por computador, Animação brasileira, Produção e direção, Desenho por computador, Artistas brasileiros, Criação, Tese.


Abstract
Considering that one of the characteristics of Brazilian animated films is the diversity of visual proposals, this research aims to show the formation of authoring matrices from the identification of singular graphic characteristics recurrent in the animation design, observed in the set of the work of some artists Brazilian animators. The research was divided into three parts. The first chapter was traded about theoretical basis for the ideas of artistic creation, based on the reflections of the artist and researcher Fayga Ostrower, which discusses the role of the contexts experienced by the artist as modellers of their individuality and influencers of their artistic creation. Thus, a method of analysis was proposed to identify unique graphic aspects in the animation design based on the author's ideas. The method considers the primaryobservation of the way in which the animator draws the fundamental graphic elements of visual language (dot, line, surface and color), associating them with three aggregating factors: cultural and artistic reference of interest, supported by technical understanding. In addition, afour-artist a test of reproduction of a drawing that was applied to four artists in four different conditions to demonstrate graphic uniqueness through the way each one designs articulates the fundamental graphic elements. In the second chapter, we sought to define the concept ofauthor and matrix from the authors Marina Estela Graca and Jean-Claude Bernardet, students of experimental animation and authorship in the cinema respectively. It was analyzed the recurrence of singular graphic characteristics in the animation design of the Brazilian author Marcelo Marao 's copyrighted films in order to exemplify the idea of author' s matrix in the context of Brazilian animation. In the third chapter, the analyzes were made of the works of two Brazilian animators, the miner Jackson Abacatu and the Goiano Wesley Rodrigues, to demonstrate the process of development of the author's matrix of these artists. In the finalconsiderations, we sought to reflect on issues involving the creation of the author animator and the context in which he is inserted, that is, in the Brazilian animated film market.

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A Representação do Diverso no Cinema de Animação

 

Tese de Doutorado

Nome: Felipe de Castro Ramalho
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Orientador: Luiz Roberto Pinto Nazario
Ano: 2020
País: Brasil


Resumo
Uma das principais pautas da comunidade LGBT é combater a representação estereotipada na mídia que possa difamar e descaracterizar seus indivíduos e suas lutas. A partir disto, questionamos estas caracterizações no cinema de animação industrial hollywoodiano. Os filmes animados, muitas vezes considerados como um produto exclusivo para o público infantil, não abordam diretamente as sexualidades que divergem da heteronormatividade. Por isso nomeamos de “diverso” os possíveis personagens que fogem das normas da heterossexualidade padrão, a fim de mapear, analisar, quantificar e qualificar o intuito destas representações. No primeiro momento, os conceitos do teórico Stuart Hall sobre as práticas representacionais capazes de produzir ideologias, discursos e signos são aplicados no cinema de animação e associados ao antropomorfismo, que acreditamos ser uma maneira camuflada de representar os personagens “diversos”. Em seguida, caracterizamos o “diverso” e os motivos da escolha do termo para, então, propor um debate sobre o cinema como instância capaz de inscrever as normas de gênero e sobre como o cinema de animação age como uma mídia capaz de propor uma pedagogia cultural específica. Depois, a partir do princípio da similaridade e diferença proposto por Hall, mapeamos os personagens “diversos” presentes na História do cinema de animação dos principais estúdios norte-americanos: Disney, Pixar e DreamWorks. Após estes processos, avaliamos e qualificamos, a partir das tabelas desenvolvidas para o mapeamento, o intuito das representações do “diverso” nos personagens dos filmes animados.

Palavras-chave: Animação, Estados Unidos, História e crítica, Identidade de gênero, Antropomorfismo, Tese.


Abstract
One of the main agendas of the LGBT community is to combat the stereotypical representation in media that can vilify and mischaracterize their individuals and struggles. From this, we question these characterizations in the Hollywood animated movies. The animated films, quite often considered to be a product exclusively for children, it does not address directly the sexualities which differ of heteronormativity. For this reason, we named "diverse" the characters that flees the norms of heterosexuality standards in order to map, analyze, quantify and qualify these representations. At first moment, the concepts of the theorist Stuart hall on representational practices able of producing ideologies, speeches and signs are used in the animated film and associated with the anthropomorphism, which we believe to be a cloaked way to represent the various characters. Thereafter, we characterized the diverse and the reasons for the choice of the term to propose and debate on films as instance able to subscribe to the rules of gender and how the animated film acts as a media able to propose a specific cultural pedagogy. Therefore, from the principle of similarity and difference proposed by Hall, we map the diverse characters present in the history of animated film of the major American studios: Disney, Pixar, and DreamWorks. After these processes we evaluate and qualify from the tables developed for mapping, the purpose of the diverse representations on characters present in animated movies.

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Projeto Tiras Animadas: uma análise das estratégias de ensino-aprendizagem em animação baseadas no conceito de embodiment

 

Tese de Doutorado

Nome: Luhan Dias Souza
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Orientador: Maurício Silva Gino
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino da animação, em especial, sobre a animação de personagens com o foco no uso de estratégias que considerem o próprio corpo do sujeito que anima e seus movimentos como base metodológica, a partir da perspectiva da mente corporificada – do termo inglês embodiment (GIBBS, 2005). Visa-se, dessa forma, verificar se e de que forma o uso dessas estratégias geram impactos no processo de ensino-aprendizagem de animação, especialmente sobre o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos introdutórios da área. Para tanto, a pesquisa se desenvolveu em três fases: a primeira ocorreu na elucidação dos conceitos sobre o desenvolvimento e os princípios de produção relacionados com a atuação de personagens animados; sobre a percepção do movimento corporal encenado a partir do processo de corporificação das informações sensoriais; e sobre o processo de ensino-aprendizagem baseado em estudos oriundos do campo neurocientífico. A segunda fase consistiu na delimitação do corpus de estudo que se refere ao conteúdo on-line do blog do Projeto de Extensão Tiras Animadas do Centro de Estudos em Design da Imagem da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (ED/UEMG). Esse conteúdo consiste, especialmente, de seis relatórios de experiências sobre os processos de ensino-aprendizagem em animação de personagens cuja metodologia foi baseada em aspectos do conceito de embodiment, além dos curtas produzidos – finalizados ou não. A terceira fase consistiu na análise empírica dos dados, desenvolvida a partir da estrutura de análise de conteúdo de Bardin (1977), que consiste de três etapas: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados, inferência e interpretação. As análises desenvolvidas apontam para uma diversidade de processos, devendo-se considerar as embodied experiências geradas pelos sujeitos envolvidos em suas práticas de produção e ensino-aprendizagem. Bem como, os impactos produzidos no que se refere à criação da atuação animada a partir da atuação imaginada, mas também na memorização e desenvolvimento dos conteúdos instrumentais em animação a partir do uso da encenação, análise e percepção cinestésica. Por fim, espera-se que o presente trabalho contribua com o campo de estudos dos processos de ensino-aprendizagem em Artes, em especial, na perspectiva do ensino-aprendizagem da Arte da Animação em diálogo com o campo das ciências cognitivas.

Palavras-chave: Animação, Estudo e ensino, Animação por computador, Movimento (encenação), Ciência cognitiva, Tese.


Abstract
This work aims to reflect on the teaching of animation, in particular, on the animation of characters with a focus on the use of strategies that consider the subject's own body and their movements as a methodological basis, from the perspective of the embodied mind (GIBBS, 2005). The aim is, therefore, to verify whether and how the use of these strategies generate impacts on the teaching-learning process of animation, especially on the teaching-learning process of the introductory contents in the area. Therefore, the research was developed in three phases: the first occurred in the elucidation of the concepts about the development and production principles related to the performance of animated characters; on the perception of body movement staged from the process of embodying sensory information; and on the teaching-learning process based on studies from the neuroscientific field. The second phase consisted of the delimitation of the corpus of study that refers to the online content of the blog of the Extension Project Tiras Animadas of the Center for Studies in Image Design of the School of Design of the State University of Minas Gerais (ED/UEMG). This content consists, especially, of six experience reports on the teaching-learning processes in animation of characters whose methodology was based on aspects of the concept of embodiment, in addition to the short films produced – finished or not. The third phase consisted of empirical data analysis, developed from Bardin's (1977) content analysis structure, which consists of three stages: pre-analysis, material exploration and treatment of results, inference and interpretation. The analyzes developed point to a diversity of processes, considering the embodied experiences generated by the subjects involved in their production and teaching-learning practices. As well as the impacts produced with regard to the creation of animated performance from imagined performance, but also in the memorization and development of instrumental contents in animation from the use of staging, analysis and kinesthetic perception. Finally, it is expected that this work contributes to the field of study of the teaching-learning processes in Arts, in particular, in the perspective of teaching-learning the Art of Animation in dialogue with the field of cognitive sciences.

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Filmes na Tela Hemisférica: fulldome, animação e experimentação


Tese de Doutorado

Nome: Vitor Amaro Lacerda
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Orientador: Maurício Silva Gino
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este trabalho investiga, a partir de referências da teoria e da história do cinema, a produção audiovisual para telas hemisféricas, em particular os filmes em formato Fulldome, padrão de projeção audiovisual imersiva utilizado em planetários e em outros ambientes de arquitetura dômica. A partir do conceito de dispositivo, o percurso da pesquisa foi orientado para o delineamento de uma cartografia ampla do Fulldome que buscou destacar as inter-relações entre suas dimensões histórica, tecnológica, arquitetônica, institucional e discursiva. Em um primeiro momento, o diálogo bibliográfico com o campo da arqueologia das mídias subsidiou a busca por outras mídias e formas artísticas que se inscrevem em sua constituição histórica, ou que reverberam concepções recorrentes nos filmes Fulldome para além dos paradigmas de atuação dos planetários modernos. Em seguida, buscou-se compreender como, em conjunto, os elementos que conformam o dispositivo concorrem estrategicamente para fundamentar um regime de espectação que favorece, idealmente, uma atitude reverencial em relação à experiência de fruição audiovisual sob o domo, o que se confirma em nível discursivo mediante uma análise dos filmes, suas principais vertentes e lugares-comuns. Estabelecido um panorama desta forma tida como manifestação do “cinema expandido”, buscou-se ainda debater linhas possíveis de experimentação que, reconhecendo a heterogeneidade do dispositivo, podem contribuir para a sua diversificação em distintas vertentes de produção, em especial no que diz respeito às técnicas, aos processos de produção e à poética da imagem animada. Espera-se, assim, oferecer contribuições sistematizadas para a inserção teórica das formas audiovisuais hemisféricas no campo da teoria do cinema, compreendido em sua diversidade de manifestações e configurações de exibições; bem como a formação de uma base referencial que possa suscitar, fomentar e apoiar eventuais projetos de produção neste campo.

Palavras-chave: Animação, Inovações tecnológicas, Indústria cinematográfica, Ambientes virtuais compartilhados, Planetários, Tese.


Abstract
This work investigates, based on references from film theory and history, audiovisual production for hemispherical screens, in particular films in Fulldome format, an immersive audiovisual projection standard used in planetariums and other domic architecture environments. Based on the concept of dispositif, the course of the research was oriented towards the outline of a broad cartography of Fulldome that sought to highlight the interrelationships between its historical, technological, architectural, institutional and discursive dimensions. At first, the bibliographic dialogue with the field of media archeology supported the search for other media and artistic forms that are inscribed in its historical constitution, or that resonate recurrent conceptions in Fulldome films, beyond the paradigms of modern planetariums activities. Then, we sought to understand how, together, the elements that make up the dispositif strategically concur to support a regime of spectatorship that ideally favors a reverential attitude in relation to the experience of audiovisual enjoyment under the dome, which is confirmed in discursive level through an analysis of the films, their main strands and commonplaces. Having established a panorama of this form considered as a manifestation of the “expanded cinema”, we also sought to discuss possible lines of experimentation that, recognizing the heterogeneity of the device, can contribute to its diversification into different aspects of production, especially with regard to the techniques, processes for producing and the poetics of the animated image. Thus, it is expected to offer systematic contributions to the theoretical insertion of hemispheric audiovisual forms in the field of film theory, understood in its diversity of manifestations and exhibition configurations; as well as the formation of a reference base that can stimulate, encourage and support eventual production projects in this field.

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