Tese de Doutorado
Nome: Ana Cláudia de Freitas Resende
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Orientadora: Ana Lucia Menezes de Andrade
Ano: 2014
Ano: 2014
País: Brasil
Resumo
Por meio da reflexão e análise dos filmes Ryan (2004), Persépolis (2007) e Valsa com Bashir (2008), realizados em animação e que se aproximam das combinatórias narrativas do documentário, esta tese se concentra na imbricação de modalidades aparentemente tão diversas, buscando compreender um novo estilo de documentário em animação contemporâneo. A partir da extensão do olhar para os (im)possíveis limites entre ficção e não ficção, fundamenta-se em relevantes teóricos do cinema (Grierson, Nichols, Rabiger, Comparato, Da-Rin, Ramos, Carroll), a fim de apontar as novas possibilidades que a animação pode oferecer ao documentário e vice-versa. Ao longo deste estudo, propõe um termo substituto ao documentário, cuja denominação é marcada por controvérsias, desde sua gênese. Para uma compreensão ampliada e interdisciplinar, estabelece uma correlação com a análise do discurso e as identidades do narrador (Charaudeau), bem como com os estudos sobre narrativa de vida como estratégia discursiva, que mistura ficção e não ficção (Amossy, Arfuch, Machado, entre outros). A fim de compreender as atuais demandas da sociedade, que se refletem nas artes, analisa-se, também, o contexto (Santos) em que o documentário em animação estaria inserido. Constata-se que a associação entre o documentário e a animação estabelece uma relação mutuamente vantajosa entre essas modalidades, colocando em xeque os limites, ao mesmo tempo, tênues e simbióticos entre os universos ficcional e não ficcional.
Palavras-chave: Análise do discurso narrativo, Animação, Documentário, Tese.
Abstract
Through reflection and analysis of films Ryan (2004), Persepolis (2007) and Waltz With Bashir (2008), made in animation, and that approach of combining narratives of documentary, this thesis focuses on the nesting modalities seemingly diverse, trying to understand a new style of contemporary animated documentary. From the extended look at the (im)possible boundaries between fiction and nonfiction, it is based on relevant film theorists (Grierson, Nichols, Rabiger, Comparato, Da-Rin, Ramos, Carroll) in order to point out the new possibilities that animation can offer to the documentary and vice versa. Throughout this study, we propose a substitute term for the documentary, which name is marked by controversy, since its genesis. For a larger and interdisciplinary understanding, establishing a correlation between the discourse analysis and the narrators identity (Charaudeau), as well as studies on narrative of life as a discursive strategy that mixes fiction and nonfiction (Amossy, Arfuch, Machado, among others). In order to understand the current demands of society, which are reflected in the arts, we also analyze the context (Santos) that the animated documentary would be inserted in. It seems that the association between documentary and the animation establishes a mutually beneficial relationship between these modalities, jeopardizing the limits, at the same time, subtle and symbiotic between the fictional and non fictional universes.
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