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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Uma Análise das Técnicas Cinematográficas do Filme “Homem Aranha no Aranhaverso"


Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Isabella Amaro Santana
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Daniel L. Werneck
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
A presente monografia tem o objetivo de analisar o estilo, as técnicas narrativas e cinematográficas do “Homem-AranhanoAranhaverso”, uma animação diferente de todas as outras, tanto 2D quanto 3D, que conseguiu mesclar métodos de diferentes mídias, como animação 2D e quadrinhos, em uma obra que utiliza o 3D como base. Analisando desde a criação do Super Herói, passando pela história das histórias em quadrinho, adaptações para o cinema e cinema 3D, entenderemos todas as mídias que juntas deram origem à essa produção e investigaremos como o Aranhaverso conseguiu criar uma estética que simula tão bem o universo de revistas impressas.

Palavras-chave: Análise, Quadrinho, Cinema, Homem-Aranha, TCC.


Abstract
This monograph aims to analyze the style, narrative and cinematographic techniques of “Spider-Man in the Spider-Man”, an animation unlike any other, both 2D and 3D, which managed to mix methods from different media, such as 2D animation and comics, in a work that uses 3D as a base. Analyzing since the creation of the Super Hero, going through the history of comic books, adaptations for cinema and 3D cinema, we will understand all the media that together gave rise to this production and investigate how the Spiderverse managed to create an aesthetic that simulates the universe of printed magazines so well. 


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A Narrativa de Slam Dunk: Recursos cinematográficos nos mangás

 

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Walther Romualdo Ferreira Antonio
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Daniel Leal Werneck
Ano: 2019
País: Brasil


Resumo
As histórias em quadrinhos japonesas os chamados mangás são hoje uma relevante forma de entretenimento. Com obras de bastante impacto na cultura pop aqui é destacado Slam Dunk uma história de basquete, tema pouco recorrente nos quadrinhos ocidentais. A narrativa de Slam Dunk é tema central da análise, visto que interessantes características da obra como composições simbólicas, contraste entre personagens é utilizado  eficientemente. Os mangás são frequentemente caracterizados como tendo uma narrativa cinematográfica, porém pouco se elabora sobre o que especificamente define uma narrativa cinematográfica nos quadrinhos. Tal definição acabou se mostrando complexa, mas com base nela se analisou uma série de recursos objetivos presentes nos quadrinhos que se assemelham em algum nível com elementos estéticos e narrativos do cinema.Esta abordagem foi feita tanto em quadros únicos de Slam Dunk e outras obras como na análise de trechos de um arco dramático da obra considerando todo o contexto da trama. Apesar das diferenças entre as mecânicas narrativas dos quadrinhos e do cinema se percebeu que mesmo dentro das limitações existem sim diversas correspondências e referências entre seus recursos narrativos. É compreender de que forma se transcorrem o uso destes recursos pode ser relevante a qualquer entusiasta de histórias em quadrinhos.

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos, Mangás, Slam Dunk, Narrativa cinematográfica, TCC.


Abstract
The Japanese comics called the manga are today a relevant form of entertainment. With works of quite a hit in pop culture here is highlighted Slam Dunk a basketball story, little recurring theme inWestern comics. The narrative of Slam Dunk is the central theme of the analysis, since interesting features of the work as symbolic compositions, contrast between characters is used efficiently.Mangas are often characterized as having a cinematic narrative, but little is elaborated on what specifically defines a cinematic narrative in comics. Such a definition turned out to be complex, but based on it a series of objective resources present in the comics that somehow resemble with aesthetic and narrative elements of the cinema were analyzed. This approach was made both in single frames of Slam Dunk and other works as in the analysis of stretches of a dramatic arc of the work considering the whole context of the plot. Despite the differences between the narrative mechanics of the comics and the movies, it was noticed that even within the limitations there are several correspondences and references between their narrative resources. It is to understand how the use of these resources can be relevant to any comic book enthusiast


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Aos Ouvidos de uma Criança: O som no O Menino e o Mundo

 

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Igor Santos Bastos
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Leonardo Alves Vidigal
Ano: 2019
País: Brasil


Resumo
O objetivo deste artigo é analisar alguns dos aspectos do som e suas relações inventivas no filme de animação O Menino e o Mundo(2014) dirigido por Alê Abreu. Através das teorias de pensadores como Michel Chion, Foucault, Zumthor sobre os ruídos, a voz,e a música, buscaremos traçar como estes elementos relacionam-se entre si criando algo que estaria além da linguagem cinematográfica perceptiva do filme. O som tratado aqui não somente como algo que complementa a imagem, mas algo que expande o espaço e tempo, elencando uma inventividade ao filme, dando novas camadas e modificando de maneira simbólica o que se vê como uma espécie de amplificação do discurso fílmico.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Música Latina, Som, O Menino e o Mundo, TCC.


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A Representatividade Transgênero dentro do Cinema de Animação: Análise do filme de graduação Translado

 

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Lucas Leme Cardoso
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Rafael Conde
Ano: 2019
País: Brasil


Resumo
Atualmente, tem-se registrado uma maior visibilidade midiática em relação à diversidade de gênero. No cinema de animação isso não é diferente. No entanto, é notável nesses produtos a construção dessas personagens a partir de estigmas ou tabus, especialmente ao se tratar da população transexual e travesti. Ao criar narrativas animadas, há a necessidade de tratar dessa população com prudência, respeitando suas singularidades e, se possível, desfazer preconceitos. Para análise, optou-se por trabalhar esse assunto em três animações comerciais e no filme de graduação Translado, explorando as simbologias e metáforas utilizadas.

Palavras-chave: Animação, Representatividade, LGBT, TCC.


Abstract
Nowadays, there has been a greater media visibility about gender diversity. This is no different in animated films. However, it is remarkable in these products the construction of these characters based on stigmas or taboos, especially when dealing with the transsexualpopulation. When creating animated narratives, there is a urgency to treat this population with prudence, respecting their singularities and, if possible, dissolving prejudices. For analysis, it is chosen to work this subject in three commercial animations and in the graduation film Translado, exploring the symbologies and metaphors used.


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No Território da Criação Artística: A jornada de Tempestade, de Cesar Cabral


Dissertação de Mestrado


Nome: Daniela Ramos de Lima
Instituição: UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - Centro de Educação e Ciência Humanas
Programa: Pós-Graduação em Imagem e Som
Orientadora: Josette Maria Alves de Souza Monzani
Ano: 2014
País: Brasil


Abstract
This research analyses the artistic creation process of a short animation film called the Tempest. Created in 2010, by Brasilian director Cesar Cabral at the Coala Film Studios (Santo André, São Paulo). The audiovisual production was shown at the 14th. Festival of English Culture. The narrative tells the fable of a lonely and passionate sailor confronting a storm. The creative procedural critique is basis of the methodology used in this research. It follows, step by step the creation and consequently the different manuscripts and ideas of a creative body whose understanding of the key elements produced different results. Through study of sketches, art direction layouts, still photographs, interviews with creators and annotations in different languages. Also included are tests and trials of the software used for editing. Without prior assumptions, the object of this work is to indicate and discuss the intersemiotic translations which constitute the Tempest and the contributions and dialogues established between the creators of the animation. The results were planned in graphical form to show the significant and possible meanings of the work under study.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Tempestade,  Tradução Intersemiótica, Critíca de Processo Criativo, César Cabral, Dissertação.

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