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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Desenvolvimento de Projeto em Realidade Aumentada para o Ensino dos Conceitos da Cinética Química

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Jobson Albuquerque da Silva
Instituição: UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Programa: Licenciatura em Química
Orientador(a): Bruno Silva Leite
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
É por consequência do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que hoje, no século XXI, diversos caminhos podem ser criados a fim de possibilitar a construção do conhecimento em um contexto educacional. Os meios pelos quais os processos de ensino e aprendizagem são aplicados, outrora limitados a quatro paredes em um ensino tradicional e autoritário, vêm adquirindo cada vez mais espaço no mundo digital e isso reflete na ideia de ter um futuro ainda mais imerso a esse cenário. Os aplicativos para smartphones, por exemplo, já são realidades na educação e tanto professores quanto alunos vêm progredindo na sua utilização dentro e fora da sala de aula, viabilizando a aprendizagem móvel, característica bem relevante na era digital. Isto posto, este trabalho teve por finalidade desenvolver um aplicativo em realidade aumentada para o ensino dos conceitos de cinética química a fim de auxiliar, como recurso didático digital, nos processos educacionais. Para seu desenvolvimento foram buscados caminhos para uma capacitação básica na área de programação a fim de ampliar a visão e saber qual o melhor software para desenvolvimento do aplicativo em realidade aumenta (RA). Os softwares escolhidos para a ação foram o Unity e o Vuforia, uma vez que ambos permitem criar e associar mutuamente seus recursos como os assets gráficos, os marcadores a serem plotados por meio de suas coordenadas, além das operações como animação, associação de RA e por fim criação de aplicativos. Foram realizados testes iniciais com os softwares utilizados no trabalho culminando na produção de duas experiências em RA por meio de objetos gráficos da biblioteca da Unity servindo como ponto de partida para a construção do aplicativo como um todo. A proposta para o desenvolvimento do aplicativo em Realidade Aumentada se mostrou bastante interessante no que diz respeito à inovação para o ensino de Química, tal como o produto adquirido nesse processo, tendo potencial para se trabalhar em sala de aula tanto por professores quanto por alunos.

Palavras-chave: Química - Estudo e ensino, Cinética química, Aplicativos móveis, Software, Realidade aumentada, Tecnologia educacional, TCC

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Passeio Virtual ao Primeiro Observatório das Américas: Proposta de ensino de astronomia

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Juliany da Rocha Cunha Galindo
Instituição: UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Programa: Especialização em Ensino de Astronomia
Orientador(a): Rafael Pereira de Lira
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
Este trabalho apresenta um conteúdo para o ensino e divulgação da Astronomia e Ciências afins, tornando possível visitar o primeiro observatório das Américas. Esse tipo de visitação é realizada de forma virtual proporcionando a qualquer pessoa conhecer o funcionamento do observatório que foi construído sobre o telhado de uma casa portuguesa. Para tanto foi criado um passeio virtual que permite conhecer as salas de observação que o astrônomo Jorge Marcgrave arquitetou e que realizou suas observações dos astros no céu. A construção do passeio virtual foi realizada a partir de documentos com registros históricos do observatório do alemão Jorge Marcgrave em 1639. Focou-se na atualização do formato de visualização do observatório virtual, que possibilitou um sistema mais realístico e com maior qualidade dos recursos gráficos. Para a confecção deste projeto foi utilizado o Blender, (ferramenta em modelagem 3D, versão gratuita) para a animação. O passeio virtual agrega valor às instituições de ensino de forma única, chamando a atenção alunos de várias nações e instituições (Museus, Órgãos governamentais, ONGs). Com o ambiente virtual possibilitou-se adquirir conhecimento sobre fatos históricos importantes para a nossa sociedade, principalmente no campo da Astronomia.

Palavras-chave: Museus virtuais, Geometria e modelagem computacional, Imagem tridimensional, Observatórios astronômicos, TCC

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Ilustrações Animadas Estereoscópicas: Análise de uma técnica

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Jesuila Mendes Bezerra
Instituição: UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Programa: Especialização em Artes e Tecnologia
Orientador(a): Rafael Pereira de Lira
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Este trabalho trata de um estudo sobre o uso da estereoscopia em ilustrações animadas. Ele visa analisar algumas ilustrações de dois artistas - os únicos encontrados desde que a pesquisa foi iniciada - que trabalham com ilustrações animadas usando estereoscopia. Os artistas, Dain Fagerholm e os irmãos Etherington não divulgam seu processo artístico ou como chegam ao resultado dos seus trabalhos. Todavia após análise das obras dos artistas foram realizados experimentos para reproduzir o efeito com resultados similares aos das suas ilustrações animadas.A semelhança entre as técnicas dos artistas e a proposta neste trabalho é que todas usam a estereoscopia como princípio básico para chegar ao efeito visual. Os experimentos realizados foram feitos com algumas ilustrações, principalmente as de Dain, na tentativa de reproduzir os mesmos efeitos das suas ilustrações animadas.A metodologia de pesquisa escolhida foi a explicativa, com abordagem em revisão bibliográfica e experimental. Com base nisso o trabalho desenvolvido apresenta desde o contexto histórico no qual a estereoscopia está inserida no mundo até quando ela chega ao Brasil; como as ilustrações com características de ilusão tridimensional tem se transformado ao longo dos séculos; quais as técnicas bidimensionais que simulam o efeito visual tridimensional; as análises das ilustrações animadas dos artistas Dain e Lorenzo e, por fim,os experimentos realizados para alcançar a técnica proposta.Ao final do trabalho apresentamos algumas propostas para estudos futuros e indicações de testes que não foram possíveis de serem realizados neste trabalho.

Palavras-chave: Imagem tridimensional, Animação, Estereoscopia, Ilusões de óptica, TCC

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Abordagem sobre Ecossistemas Marinhos a partir do Desenho Animado “Procurando Nemo" e suas Implicações para Aprendizagem

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Hélia Helena de Lima
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura)
Orientador: Ricardo Ferreira das Neves
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
A pesquisa teve como objetivo apresentar o desenho animado “Procurando Nemo” como uma ferramenta pedagógica para abordagem do ecossistema marinho para o ensino de conteúdos biológicos. Na educação, utilizam-se diversas ferramentas para auxiliar o processo de ensino aprendizagem. Um desses recursos podem ser os desenhos animados, que por meio das Tecnologias Digitais geraram maiores possibilitadas de sua aplicação nas aulas de ciências. Dentro deste contexto, a animação “Procurando Nemo” se apresenta com significativo potencial para aulas, visto que aborda temáticas que envolvem os ecossistemas marinhos, além de suas relações com a ação antrópica e seus desdobramentos no ambiente. A proposta envolveu uma metodologia qualitativa e descritiva, mediante a análise do conteúdo, a qual permitiu a percepção imagética de figuras de seres antropomorfizados e suas relações no ecossistema marinho, que em situações específicas podem evidenciar elementos discussivos sobre poluição ambiental e relações ecológicas no ensino de ciências. É importante o uso de obras cinematográficas como recurso na prática docente, oportunizando um processo de ensino-aprendizagem mais lúdico e atrativo.

Palavras-chave: Ecossistema, Ensino de ciências, Animação, TCC

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Entre Continuidades e Rupturas: Uma Análise Discursiva da Figura da Princesa no Filme Valente

Dissertação de Mestrado

Nome: Carlos Eduardo de Freitas Barbosa
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Orientador: Evandra Grigoletto
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Os contos de fadas fazem parte de uma longa tradição de histórias apresentadas para crianças. Provavelmente, todos tivemos contato com tais histórias em algum momento de nossa vida, seja por meio de livros ou pelos filmes que ganharam as telas do mundo. Partindo dessa suposição, perguntamo-nos se, após tantos anos, as histórias mudaram. Ou se seriam ainda histórias sobre princesas indefesas e heróis valentes. Nosso questionamento toma forma através dos chamados filmes de princesas da Disney, uma franquia bilionária que segue firme por décadas, expandido seu portifólio a cada ano. A partir disso, buscamos compreender se existe uma (res)significação da figura da princesa nos filmes da franquia, através da análise do filme Valente, de 2012. Nesse filme, somos apresentados a Merida, uma jovem princesa que não aceita as implicações que seu cargo da realeza e sua mãe impõem. Assim, ao tentar buscar um feitiço que mude as opiniões da rainha, a jovem a transforma em urso. Buscamos compreender, especialmente, a representação da figura da mulher nessa história: como, após tantos anos, a figura feminina se transformou e passou a ser representada nas histórias? Seria a mulher a princesa indefesa que sempre precisa ser salva, ou seria ela uma heroína que assume seu destino? Acreditamos que a figura da mulher nos contos de fadas aborda cada vez mais os ideais da nossa sociedade atual, incorporando os direitos das mulheres e sua autonomia, suprimindo a necessidade de um príncipe salvador. Estaríamos, então, presenciando o começo de uma nova geração de princesas? Partindo desses questionamentos, nosso trabalho objetivou analisar o discurso das figuras femininas do filme, ou seja, da princesa Merida e da rainha Elinor, de modo a entender em qual/quais formações discursivas as personagens inscrevem seus discursos e que posição sujeito ocupam. Junto a isso, trabalhamos as especificidades do audiovisual, analisando como a composição fílmica funciona na imbricação de materialidades significantes, e como se dá a tecedura e tessitura do discurso, buscando, assim, compreender se existe uma ruptura com a figura da princesa clássica nesse discurso do filme Valente. Para dar conta de tal objetivo, usamos da teoria da Análise do Discurso, que pensa o sujeito em sua relação com a história e a língua. Trabalhando com noções como sujeito, identificação e formações imaginárias, Tecedura e Tessitura, analisamos o discurso das personagens, pensando na materialidade singular do mundo cinematográfico e suas implicações. No que se refere ao percurso metodológico, seguimos um processo de recorte, criação de arquivo e seleção de sequências discursivas, as quais se encontram presentes nas análises e nos anexos. Como resultados, pudemos notar que, no discurso de Merida, outros discursos ecoam, sendo através deles que pautas sociais encontram lugar em seu dizer, fazendo com que a figura da mulher e sua autonomia sejam expressadas, tornando desnecessária a figura do príncipe. Entretanto, por mais que traga novos elementos, não podemos dizer que exista uma ruptura nesse discurso. O que notamos é a presença de um desejo de ruptura e uma contraidentificação de Merida com a posição de princesa que ocupa.

Palavras-chave: Discurso, Contraidentificação, Sujeito, Heroína, Contos de fadas, Dissertação

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