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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

O Desenho Como Concepção: Algumas considerações sobre o papel do storyboard na animação

   

Artigo Acadêmico
(indexado pela 1a. vez em 26/11/2014)


Autor: Vivian Herzog
InstituiçãoUniversidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Revista Orson. ISSN 2237-3381 Revista dos Cursos de Cinema do Cearte UFPEL. Vol. 2: pp. 190-198.
Ano: 2012
País: Brasil

Resumo

Este  artigo  propõe  relacionar  o  mito  do  desenho  de  Debutades  e as  considerações  do  teórico  Erwin  Panofsky  (1892-1968)  sobre  o pensamento  de  Federico  Zuccari  (século  XVI)  acerca  do  desenho interno  (concepção)  e  externocomoato  gráfico  (grafológico)  ao papel  do storyboard  nos  processos  da  animação.    Segundo  Harold Whitaker e John Halas (2011, p. 5) o storyboard é a visualização do roteiro onde se pode criar uma continuidade cinemática dos desenhos do projeto que será realizado. “Todos os inícios e paradas das ações de  um  potencial  personagem  seriam  explicados  detalhadamente em  uma  série  de  esboços”  (WIHITAKER,  HALAS,  2011,  p.05). Os  esboços  são  discutidos  pela  equipe  e  recebem  determinados tratamentos  e finalizações  de  acordo  com  as  especificidades  do projeto.  Um storyboard  que  se  destina  ao  trabalho  interno  de  uma equipe  pode  receber  um  tratamento  menos  detalhado  do  que  um storyboard de apresentação2 que consiste em apresentar o conceito, clima e as ideias principais que estarão presentes na animação.. [...]

Palavras-chaveCinema de animação,  Storyboard, Desenho


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A Fração do Ritmo: O estudo do movimento e sua aplicação no cinema de animação

  

Artigo Acadêmico
(indexado pela 1a. vez em 27/10/2014)


Autor: Henrique Moraes Köpke
InstituiçãoUniversidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Revista Orson. ISSN 2237-3381 Revista dos Cursos de Cinema do Cearte UFPEL. Vol. 4: pp. 162-167.
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Garimpar, por definição, é a ação de explorar minérios como cobalto, zinco, ouro e diamante. Em seu processo de exploração, o garimpeiro utiliza  sua  paciência  e  perseverança  para  procurar  indícios  e  pistas que  o  levem,  de  fato,  ao  tesouro.  Existem  terrenos  que  possuem condições  geográficas  e  climáticas  favoráveis  à  exploração;  outros, porém,  apresentam  acessos  mais  difíceis.  Assim,  as  relações  que  o garimpeiro  precisa  estabelecer  entre  as  informações  técnicas,  as pistas e indícios que coletou e o conhecimento do terreno, definirão onde  deverá  se  concentrar  e  investigar  profundamente  a  !m  de encontrar o que procura. Analogicamente, a pesquisa acadêmica propõe as mesmas aventuras e  desventuras.  O  pesquisador  precisa  garimpar  as  informações dispersas em uma vastidão de livros, teses e dissertações. A pesquisa interdisciplinar, por conjurar a abordagem de várias áreas do saber, trabalha  com  uma  gama  maior  de  informação,  criando  caminhos que  podem  desembocar  em  abismos  ou  locais  de  difícil  acesso. Perseverança  e  paciência  se  aplicam,  da  mesma  forma,  no  trabalho do pesquisador. [...]

Palavras-chaveCinema de animação,  Teoria  da  Corêutica, Rudolph Laban


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Sobre o Desenvolvimento do Cinema de Animação no Brasil: A influência de mestres canadenses e o “método NFB”

 

Artigo Acadêmico
(indexado pela 1a. vez em 5/10/2014)


Autores: Camila Mitiko Inagaki, Bruna Thaís de Paula, Carla Schneider
InstituiçãoUniversidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Revista Orson . ISSN 2237-3381 Revista dos Cursos de Cinema do Cearte UFPEL. Vol. 2: pp. 38-53.
Ano: 2012
País: Brasil

Resumo

Este texto descreve o estudo investigativo que se propôs a ser inédito ao abordar não somente o panorama histórico da cooperação técnica e cultural entre Brasil e Canadá, no cinema de animação, mas o legado herdado a partir desta relação estabelecida na década de 1980 e revisitada em 2007. Através de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada responde como os canadenses, através do National Film Board of Canada, influenciam no desenvolvimento do cinema de animação no Brasil.

Palavras-chaveNational Film Board do Canadá, Acordo de Cooperação Brasil-Canadá, CTAv, Embrafilme, Marcos Magalhães


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O Reflexo Cultural na Estética da Animação: A imagem animada em De Janela pro Cinema

 

Artigo Acadêmico
(indexado pela 1a. vez em 21/09/2014)


Autora: Eliane Gordeeff
InstituiçãoUniversidade de Lisboa: Faculdade de Belas-Artes - Congresso Internacional Sobre Outras Obras
Publicado em: Revista Estúdio: Artistas sobre outras obras, ISSN-e 1647-6158, Nº. 3, 2011, págs. 130-135
Ano: 2011
País: Brasil/Portugal

Resumo

O artigo apresenta os reflexos culturais impregnados na animação De Janela pro Cinema (1999), de Quiá Rodrigues. Trabalhando com bonecos de forma artesanal, e ao se valer de mitos do cinema como Nosferatu, Carlitos e Marilyn Monroe, o animador cria uma narrativa através de citações, alusões ou paródias. O resultado é uma mistura "bem brasileira" aos moldes da autofagia de Oswald de Andrade, com referências à "estética da fome", às chanchadas e à Tropicália.

Palavras-chave: Cinema, Animação, Stop motion, Cultura Brasileira, Autofagia




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Hayao Miyazaki, O Mestre Oriental

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 10/08/2014)
Nome: Gordeeff
Revista: Educação Pública
Instituição: Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
Não é de hoje que os desenhos animados japoneses fazem sucesso no Brasil. Desde a década de 1960, séries como Astroboy, Speedy Racer e A Princesa e o Cavaleiro abriram caminho para essa invasão oriental, que se espalhou pelos principais canais de televisão do mundo.

Isso se deu não somente por fatores econômicos – a indústria de mangá (quadrinhos japoneses) e de animação foram as indústrias que tiveram seus desenvolvimentos estimulados no pós-guerra – mas também pelas histórias e pelo visual característico, mas diferenciado, do sistema norte-americano de produção, com suas piadinhas e gags. No geral, apresentam heróis carismáticos, comprometidos com uma moral, com uma ética de conduta, com senso de responsabilidade admiráveis – talvez isso explique parte do sucesso. Sempre com olhos grandes, expressivos, estilo influenciado pelos desenhos de mangá de Osamo Tezuka (criador de Astroboy), os personagens japoneses são sempre rodeados por acontecimentos muitas vezes sobrenaturais, como maldições, espíritos, fadas e bruxarias – influência de questões culturais e religiosas. [...] .

Palavras-chave: Hayao Miyazaki, Animação Japonesa

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